Quarta-feira, 22 de novembro de 2017

ISSN 1983-392X

Seminário

Compliance em Relações de Consumo

Em SP, 30 de setembro de 2017.

  • Data: 30/9
  • Horário: 9h às 13h
  • Local: Av. Paulista 509, 12º andar, São Paulo/SP

Objetivo

Apresentar uma visão estratégica da temática do relacionamento entre empresas e clientes, fornecendo subsídios relevantes à qualificação e aprimoramento profissional de quem trabalhe, de forma direta ou indireta, com questões ligadas ao relacionamento entre empresas e consumidores, em todas as suas fases (pré-contratual, contratual e pós-venda), com foco na maior adequação de suas condutas às exigências legais aplicáveis às relações de consumo.

Público-alvo

Profissionais das áreas de comunicação, marketing, comercial, jurídico, compliance, ouvidoria, canais de atendimento, dentre outras, cuja atuação envolva o trato com questões ligadas ao relacionamento entre empresas e consumidores, em todas as suas fases (pré-contratual, contratual e pós-venda).

Conteúdo Programático

1) O consumo sob uma visão relacional: princípios e diretrizes a serviço de objetivos comuns.

2) As fases da relação de consumo (pré-contratual, contratual e pós-contratual) e os principais pontos de atenção em cada uma delas:

a) Fase pré-contratual: publicidade, oferta, informação

b) Fase contratual: equilíbrio das obrigações, vedações legais, responsabilidade

c) Fase pós-contratual: suporte, cobranças, atendimento, tratamento e resolução de conflitos - Mediação de conflitos dentro das organizações

. Tratamento de demandas em canais externos

. Jurisprudência sobre relações de consumo: atualidades

3) A qualidade das relações com os consumidores como uma agenda estratégica: visão geral

a) Comunicação e marketing, gestão de riscos e sustentabilidade: o relacionamento com os consumidores como uma agenda transversal dentro das organizações;

b) Governança da temática do relacionamento com clientes (accountability);

c) Políticas de ‘conheça seu cliente’ e de adequação de ofertas (suitability);

d) Gestão de stakeholders: canais, estruturas e políticas de interação e relacionamento;

e) Relações institucionais: agendas regulatórias e legislativas.

Coordenação e Organização

- Armando Luiz Rovai

Expositores

- Armando Luiz Rovai
Advogado em Direito Empresarial; Doutor em Direito pela PUC/SP; Professor de Direito Comercial da PUC/SP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Professor convidado da FGV/SP e do INSPER (Direito Societário). Sócio de Rovai e Del Masso Advogados. No setor público, foi Secretário Nacional do Consumidor, Presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (4 mandatos), Presidente do IPEM/SP e Chefe de Gabinete da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. No setor privado, além das atividades na advocacia e no magistério, junto à OAB/SP foi Conselheiro Titular (2 mandatos), Presidente da Comissão de Direito de Empresa (2 mandatos) e Presidente da Comissão do Projeto do Novo Código Comercial. Tem diversos livros e artigos publicados.

- André Luiz Lopes Dos Santos
Consultor; Advogado; Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Sócio-Diretor da AUTORALL Comunicação – Consultoria, Conteúdo e Desenvolvimento Profissional; No setor público, dentre outros cargos que ocupou, foi Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública - DPDC/SENACON/MJSP, Diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor da Fundação PROCON/SP e Ouvidor da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; No setor privado, além das atuações como advogado, Professor universitário, escritor e palestrante, foi Consultor contratado do PNUD e da UNESCO, Diretor Ajunto de Autorregulação e Relacionamento com Clientes da FEBRABAN e Consultor Jurídico da ACREFI. Tem diversos livros e artigos publicados.

- Gabriela Ribas Glinternik
Advogada; desde 01/2017, ocupa o cargo de Coordenadora do PROCON Jundiaí/SP. Ouvidora Certificada pela FEBRABAN. Mediadora Certificada pelo CEBEPEJ – Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais. Mais de 14 anos de atuação junto à Fundação PROCON/SP (concursada), onde ocupou diversos cargos, dentre eles o de Diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor. No setor privado, atuou junto às Ouvidorias do Unibanco, Itaú e Citibank. Foi Ouvidora do Banco Pan. Foi, também, Sócia-Diretora da AUTORALL Comunicação – Consultoria.

Atenção

Este curso dependerá de um quórum mínimo para sua realização.

Investimento

590,00

*Inclusos: Coffee break, certificado, material de apoio.

Descontos

10% - Pessoa Física e empresas que inscreverem de três ou mais participantes.

Realização

  • Forum Cebefi

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 2309-9414 / 99231-3768 (WhatsApp)

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Publicado em: quarta-feira, 30 de agosto de 2017