Sábado, 23 de julho de 2016

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

por José Maria da Costa

Ônibus – Qual é seu plural?

quarta-feira, 20 de julho de 2016

dúvida do leitor

A leitora Neide Andrade envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Boa tarde. Tenho dúvidas quanto ao plural de ônibus. Obrigada."

envie sua dúvida

1) Uma leitora diz ter dúvidas quanto ao plural de ônibus.

2) Ora, esse vocábulo vem de omnibus, que é o dativo plural latino de omnis, com o significado de para todos.

3) Normalmente, o plural das palavras terminadas por s, desde que não oxítonas1, faz-se do mesmo modo que no singular2: bônus, cais, lápis, ônus, pires, vírus, xis.

4) Assim também se dá com a palavra ônibus, trazida para análise. Exs.: a) "Os torcedores eram tão poucos, que não lotavam um ônibus"; b) "Os torcedores eram tantos, que lotavam vinte ônibus"; c) "Um ônibus veio trazendo os diretores"; d) "Dezenove ônibus vieram trazendo a torcida".

___________

1 MELO, Gladstone Chaves de. Gramática Fundamental da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1970, p.116.

2 BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 19. ed., segunda reimpressão. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974, p. 79.

Manual de Redação Jurídica
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas.