Segunda-feira, 28 de julho de 2014 Cadastre-se

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

por José Maria da Costa

Fim de semana ou Final de semana?

quarta-feira, 11 de maio de 2011

dúvida do leitor

A leitora Daniela Regina Azevedo envia a seguinte indagação ao Gramatigalhas:

"Há diferença entre as expressões 'final de semana' e 'fim de semana'?"

O leitor Felipe Rodrigues de Abreu também envia a seguinte mensagem:

"Prezados, ao término das Migalhas oferecidas na sexta-feira (Migalhas 1.858 - 14/3/08 - clique aqui), foi-nos desejado um bom 'fim de semana'. Como não faz muito tempo que saí do colégio, lembro-me de uma aula de português na qual o professor nos ensinou que os elementos das palavras 'fim-de-semana' são unidos com hífen, diferentemente do que ocorre com os elementos 'final de semana'. Esta regra continua válida e vigente? Obrigado."

E ainda o leitor Alexandre Barros quer saber:

"Gostaria de saber do dr. José Maria se existe diferença entre 'fim' e 'final'. Qual a expressão correta: 'fim de semana' ou 'final de semana'? Obrigado!"

envie sua dúvida


Fim de semana ou Final de semana?

1) Uma leitora pergunta se há diferença de significação e de uso entre as expressões fim de semana e final de semana.

2) No plano do sentido, fim de semana é uma expressão consagrada para indicar o período de tempo que se inicia na noite da sexta-feira e se encerra na noite de domingo ou manhã de segunda-feira.

3) Por outro lado, final tem apenas um sentido próprio de última parte de algo, ideia essa presente em diversas expressões: final de dia, final de século. E, por não ser uma expressão consagrada como tal, nem formar um circunlóquio específico, o final de semana só pode ser entendido até a última hora do sábado, já que domingo é o primeiro dia da nova semana.

4) Resolvida a questão do sentido das expressões, oportuno é acrescentar, quanto a eventuais dúvidas acerca do hífen, que final de semana, por não constituir expressão consagrada com significado próprio, não traz em si motivo para emprego do hífen. Escreve-se, portanto, final de semana.

5) Quanto a fim de semana, embora até se possa enquadrá-la no conceito de "palavra composta por justaposição, cujos elementos constituem uma nova unidade morfológica e de sentido", caso em que se justificaria o emprego de hífen, o certo é que o próprio Acordo Ortográfico excepciona expressamente a possibilidade de seu uso. Escreve-se, por conseguinte, fim de semana.

______

Manual de Redação Jurídica
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas.