Terça-feira, 22 de julho de 2014 Cadastre-se

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

por José Maria da Costa

Enjôo ou Enjoo?

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

dúvida do leitor

A leitora Kátia Lima pergunta se houve alteração de grafia no seguinte vocábulo, com a recente reforma ortográfica: enjôo ou enjoo?

envie sua dúvida

Enjôo ou Enjoo?

1) Uma leitora pergunta se houve alteração de grafia no seguinte vocábulo, com a recente reforma ortográfica: enjôo ou enjoo?

2) Antes da reforma, palavras terminadas em oar (como abençoar, abotoar, arrazoar, coroar, enjoar, leiloar, voar...) eram grafadas com oo, e a primeira de tais vogais recebia um acento circunflexo: abençôo, abotôo, arrazôo, corôo, enjôo, leilôo, vôo.

3) O Acordo Ortográfico, porém, alterou a regra e determinou que "não se emprega o acento circunflexo nas paroxítonas terminadas em oo".

4) Desse modo, as formas corretas passaram a ser abençoo, abotoo, arrazoo, coroo, enjoo, leiloo, voo.

______

Manual de Redação Jurídica
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas.