Segunda-feira, 15 de setembro de 2014 Cadastre-se

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

por José Maria da Costa

Melhora ou Melhoria?

quarta-feira, 6 de junho de 2012

dúvida do leitor

O leitor João Augusto Ferreira envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Melhora e Melhoria: qual a diferença e uso? Ex: 'Márcia fez uma melhora na casa, ou fez uma melhoria na casa?' Obrigado."

envie sua dúvida

Melhora ou Melhoria?

1) Da observação do que se fala e escreve no dia a dia, surge a indagação: melhora ou melhoria?

2) Nunca é demais repetir que a Academia Brasileira de Letras, desde o começo do século XX, é o órgão que tem a delegação legal para listar oficialmente as palavras existentes em nosso idioma, e ela o faz pela publicação, atualizada de tempos em tempos, do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

3) Pois bem, uma consulta ao VOLP mostra que lá se registram ambos os vocábulos: melhora e melhoria1.

4) Com a premissa, assim, de que ambos os vocábulos existem oficialmente no vernáculo, acrescenta-se que os dicionaristas os dão como sinônimos, ambos com o significado de recuperação de um estado ruim, ou apresentação de condições mais satisfatórias ou mais vantajosas.

5) Não é difícil, aliás, perceber essa sinonímia nos casos práticos: melhoria salarial ou melhora salarial, melhora no quadro clínico ou melhoria no quadro clínico.

_____________

1 Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5. ed., 2009. São Paulo: Global. p. 539.

______

Manual de Redação Jurídica
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas.