COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Amoral ou Imoral?

Amoral ou Imoral?

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Atualizado em 16 de setembro de 2022 11:06

O leitor Ricardo Santos envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Professor, explique-nos qual a diferença entre as palavras amoral e imoral. Em quais casos devemos usar cada uma delas. Obrigado."

Envie sua dúvida


1) Amoral não tem acepção alguma de contrariedade aos bons costumes, mas quer dizer algo simplesmente afastado de qualquer preocupação com a moralidade. Ex.: "Não repassar às crianças e aos jovens princípios de espiritualidade é criar uma geração de ateus e amorais".

2) Já sua parônima imoral significa contrário aos bons costumes, desonesto, devasso, libertino. Ex.: "Mesmo não sendo crime, o incesto é imoral".

3) Nesse sentido é a síntese de Luís A. P. Vitória: a) "Amoral - que é destituído de moralidade. Ex.: 'Esse indivíduo é um amoral'. Não confundir com imoral, cujo significado é: contrário à moral, desonesto. Ex.: 'À polícia compete reprimir as práticas imorais'".

4) Essa também a lição de José de Nicola e Ernani Terra: a) "utiliza-se amoral quando queremos fazer referência àquele que não é nem contrário nem conforme à moral, ou para designar algo a que falta moral"; b) "imoral deve ser empregado com o sentido de contrário à moral".