Sexta-feira, 23 de junho de 2017

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 14/5/2017 a 20/5/2017

"Prezado professor, estou em dúvida quanto ao uso de vírgula na seguinte oração (antes e depois de 'com reflexos no pleito': Competência da Justiça Eleitoral para examinar ilegalidades e nulidades na hipótese de conflito de interesses, com reflexos no pleito, entre os diretórios regional e municipal de mesmo partido político."

Vanda Tourinho - 15/5/2017

"Professor, surgiu uma dúvida quanto a correta colocação do adjetivo independente na designação Companhia Independente de Polícia Militar ou Companhia de Polícia Militar Independente."

Paulo Sergio de Avelar Seixa - 16/5/2017

"Cada resposta do professor José Maria da Costa é lapidar!"

Maycoln Farias - 16/5/2017

"O correto é escrever a palavra 'contra recibo', 'contra-recibo' ou 'contrarrecibo'?"

Warton João Lima Gonçalves - 19/5/2017

"Gostaria de saber se é possível usar 'dois pontos' mais de uma vez, numa mesma frase."

Allyson Pereira - 19/5/2017

"Prezado José Maria, um de seus artigos sobre colocação pronominal diz o seguinte: 'Costuma-se dizer que a regra geral é a ênclise, o que significa dizer que o lugar normal para o pronome átono é depois do verbo, a não ser que algo especial aconteça'. Hoje lendo um editorial do Globo me deparei com a seguinte frase: 'O presidente se mostra amuado, e lembra que o ex-deputado tentou fustigá-lo, ao torná-lo testemunha de defesa com perguntas que o próprio juiz vetou por acreditar que elas tinham por objetivo intimidá-lo'. O certo aqui não seria 'mostra-se' já que não há palavra atrativa? Minha duvida maior é: caso não haja palavra atrativa, optar pela ênclise é errado ou só é incomum. Cito o exemplo: 'O menino se machucou'. 'O menino machucou-se'. As duas estão certas, ainda que a segunda seja mais apropriada, ou a primeira está errada?"

Marcelo Pinto - 19/5/2017

"Senhor José Maria, de antemão, quero dizer que admiro o seu trabalho e a sua inteligência. Tenho uma dúvida, e sei que o senhor irá saná-la: Em relação à expressão 'em termos de', qual é o seu significado e quando deve ser usada, e, ainda, que classe morfológica ela assume?"

Marcelo Mendes - 20/5/2017

Comente