Sábado, 22 de julho de 2017

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 16/7/2017 a 22/7/2017

"Ao professor de Gramatigalhas José Maria da Costa: causa espécie o uso de expressões como 'tirar de dentro', 'sair para fora', 'subir para cima', 'descer para baixo' e 'que tais', 'pois não'?"

Jorge S. Decol - 17/7/2017

"O meu dileto e querido colega José Maria da Costa mais uma vez demonstra sua compreensão da Gramática (Gramatigalhas - 19/7/17 - "Padecer de verossimilhança – é correto?" - clique aqui). E o faz com esmero."

Júlio César Brandão - 19/7/2017

"Gostaria de um novo esclarecimento sobre a dúvida da expressão 'padecer de verossimilhança'. Disse o culto prof. José Maria: '4) Só com essas explicações já se vê que alguma coisa, no aspecto positivo, detém verossimilhança e, assim, é verossimilhante, quando aparenta traços de verdade; ou, no aspecto negativo, padece de inverossimilhança, ou é inverossimilhante, quando não traz aparência de elementos verdadeiros, nem é provável, por contrariar a verdade. 5) Pelo próprio conteúdo semântico dos vocábulos analisados, vê-se que, quando se quer dizer que algo não tem aparência de verdadeiro, então carece de verossimilhança, ou padece de inverossimilhança, ou mesmo padece de falta de verossimilhança. Mas não parece adequado e apropriado falar em padecer de verossimilhança para significar exatamente ser verossimilhante, vale dizer, num sentido positivo'. Inverossimilhança: substantivo feminino caráter de inverossimilhante, condição do que não parece verdadeiro ou provável; falta de verossimilhança (emwww.dicio.com.br). Se uma situação carece de verossimilhança, dizer que ela padece de verossimilhança não é a mesma coisa? Não compreendo porque quando se quer dizer que algo não tem aparência de verdadeiro é correto dizer 'padece de inverossimilhança' ou 'padece de falta de verossimilhança'. Ora, se padecer é uma acepção negativa e inverossimilhança é a condição de que não parece verdadeiro, padecer de inverossimilhança não estaria a significar 'falta de não ter aparência verdadeira'?"

Carla Stein de Lucca Chignolli Pereira - 19/7/2017

"Agradecer a alguém por ou agradecer alguém por?"

Paulo Demke - 20/7/2017

Comente