Segunda-feira, 25 de junho de 2018

ISSN 1983-392X

Planos de saúde

de 10/6/2018 a 16/6/2018

"Como tambem sou juiz aposentado (OAB/SP 23.258), meu plano de saúde SulAmérica é 'administrado' pela Qualicorp (Migalhas 4.372 - 8/6/18 - "Anyway" - clique aqui). O índice de reajuste é o mesmo e a explicação, aliás de todos os anos é a mesma: a magnânime Qualicorp, lutando na defesa de nossos direitos, conseguiu reduzir o aumento a meros 18,00%, aliás' 17,98%! Aplausos para a Qualicorp!"

Carlos Roberto Feres - 12/6/2018

"Caro dr. Feres, console-se (Migalhas 4.372 - 8/6/18 - "Anyway" - clique aqui). O meu plano, e o de minha mulher, tiveram um reajuste de 20% em 2017 e de 'lulistas' 36%, em maio de 2018. Trata-se de um Plano sem patrocinador, classe de reajuste livre, a critério da operadora. Todo o ano o governo promete que vai disciplinar o reajuste desse tipo de Plano. A operadora é a Golden Cross e o Plano iniciado em 1981 por um grupo de funcionários de uma multinacional que declinaram de acompanhar a mudança de operadora pela companhia, assumindo o pagamento integral. 36 anos decorridos somos meia dúzia de pessoas esmagadas pela omissão da ANS, sua legislação pró-operadoras e a ganância. Como não pode rescindir o contrato a operadora nos sangra sem dó até que, não podendo pagar peçamos para sair. Que está sendo o meu caso. Aí os dois que sobram, morrem. A Golden livra-se de um bando de velhos e os burocratas da ANS sorriem. Toda essa selvajaria é legal e feita em nome do tal 'equilíbrio econômico' . O correto seria que esses planos fossem corrigidos pela média de todos os planos coletivos. Como inscrito na OAB/SP duas vezes recorri às comissões pertinentes da OAB/SP e como resposta um sonoro silêncio. Acho que vou usar cabelo black power, vestir-me de demoiselle, aprender a fazer caras e bocas. Talvez a OAB/SP decida considerar-me uma minoria (?) ou membro de alguma causa politicamente correta. O mesmo para o Ministério Público em geral, Defensorias Públicas e quejandos, abelhudos em busca de duas linhas nos jornais."

Alexandre de Macedo Marques - 13/6/2018

"Ao ler a migalha que originou a manifestação do dr. Feres, veio-me à mente uma pergunta assaz louçã: 'E a CAASP que outorgou à Qualicorp a missão de administrar 'o benefício' não tem nada a dizer? Por que não pressiona a Qualicorp e a SulAmérica? Por que não coloca na mesa que não está satisfeita com o aumento imposto aos advogados participantes e vai procurar outra operadora e/ou gestora? Não foram os eminentes diretores da CAASP que fizeram acordo com a Qualicorp? De qualquer maneira, e a bem da verdade, digo que os 17,...% de aumento nada tem a ver com os 36% da Golden Cross'. Estou em contato com outras operadoras e posso afirmar que os planos da SulAmérica são muito favoráveis. Em tempo: leio nos jornais de hoje que um juiz Federal estabeleceu um teto máximo para o aumento dos planos individuais, algo em volta de 7,5% . 400% menos que o índice da Golden Cross, e 42% do aumento da SulAmérica. É claro que as operadores não operam planos individuais ou o fazem com severas restrições. E a nefanda Agencia Nacional de Saúde suplementar, açodadamente já afirma que vai recorrer. A ANS recorrer de uma medida que devia elogiar? Cui bono? E a OAB? Ora, ora, está muito ocupada na defesa das prerrogativas dos ridículos advogados do Luis Inácio."

Alexandre de Macedo Marques - 14/6/2018

"Meus parabéns. Concordo contigo, em ambos os comentários. Inclusive, no que entendi de seu comentário de 13/6/2018: 'O mesmo para o Ministério Público em geral, Defensorias Públicas e quejandos, abelhudos em busca de duas linhas nos jornais'. Se me permite, acrescentaria apenas que estes nomeados entes, de igual forma incluindo juízes ou promotores ou defensores públicos que, encerrada a carreira de Luís XIV, nas respectivas carreiras, são ornados com registro das OABs."

José Domério - 15/6/2018

Comente