PÍLULAS

  1. Home >
  2. Presidente nacional da OAB

Presidente nacional da OAB

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Atualizado às 09:50

Com a vitória da situação no RS, e o quadro que se desenha nos outros Estados, dá-se como certa a eleição do gaúcho Claudio Lamachia para a presidência do Conselho Federal da OAB. Para quem não o conhece, Lamachia tem cara, jeito e é, de fato, bom moço.

Pai de família zeloso, dotado de um espírito conciliador, ele presidiu por dois mandatos a OAB/RS e no último triênio foi vice-presidente do Conselho Federal, trabalhando em harmonia com o presidente Marcus Vinícius, de modo que está mais do que habilitado para assumir o bastão. Não por acaso, ao cargo se dá o nome de bastonário ou, gastando o francês, bâtonnier.

Especialista em Direito Empresarial com ênfase em Direito Imobiliário, Societário, Contratos, Bancário e Financiamentos e Direito Administrativo. Atua em defesas junto ao TCU, TCE, Câmaras Municipais, entre outros órgãos da Administração Pública, bem como sustentações orais nos Tribunais do estado, STJ e STF.

Foi presidente da OAB/RS durante dois mandatos (2007/2009 e 2011/2012).

Presidiu também a Associação Nacional dos Advogados do Banco do Brasil e o Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do RS.

Exerceu o cargo de vice-presidente da Federação Nacional dos Advogados e da Associação Americana de Juristas. Foi também irmão Mesário Efetivo da Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.