MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Jurista Flávio Yarshell se despede do TRE/SP

Jurista Flávio Yarshell se despede do TRE/SP

O juiz Flávio Yarshell se despede do TRE paulista. Foi membro substituto, na classe de jurista, de novembro de 2006 até abril de 2008, quando se tornou juiz efetivo.

Da Redação

segunda-feira, 29 de março de 2010

Atualizado às 08:25


Despedida

Jurista Flávio Yarshell se despede do TRE/SP

O juiz Flávio Yarshell se despede do TRE paulista. Ele foi membro substituto, na classe de jurista, de novembro de 2006 até abril de 2008, quando se tornou juiz efetivo.

O presidente do TRE, des. Walter de Almeida Guilherme, declarou ter profunda admiração pelo jurista. "Yarshell tem o dom de ser um timoneiro, um condutor; seus votos sempre foram uma referência na Corte", afirmou o desembargador.

Em nome dos demais membros da Corte, o juiz Paulo Henrique Lucon saudou Yarshell e enalteceu sua capacidade jurídica. Destacou ainda sua recente conquista pelo cargo de professor titular na Faculdade de Direito da USP.

Após os dicursos, o homenageado agradeceu as saudações recebidas e enfatizou o aprendizado que teve durante o período que atuou no TRE. "O aprendizado, tanto na convergência quanto na divergência, é muito importante", afirmou o processualista.

O juiz cumpriu seu primeiro biênio, mas ainda pode ser reconduzido para compor a Corte por mais dois anos. A Constituição Federal prevê, no art. 121, §2º, que "os juízes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos".

Yarshell ocupava uma das duas vagas de advogado de notável saber jurídico e idoneidade moral previstos para compor o TRE. Os advogados são indicados pelo TJ e nomeados pelo presidente da República. Completam a composição da Corte dois desembargadores e dois juízes do TJ.

Flávio Yarshell proferiu cerca de 2.490 votos em julgamentos referentes a eleições gerais e municipais.

_________________