MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/CE recomenda anulação do Enem 2011 diante de vazamento de provas

MPF/CE recomenda anulação do Enem 2011 diante de vazamento de provas

O procurador da República Oscar Costa Filho constatou irregularidade ao comprovar a existência de 13 questões idênticas, literalmente copiadas de um simulado elaborado na cidade de Fortaleza/CE e encontradas nas provas do Enem. O MPF vai encaminhar uma recomendação ao MEC para anulação do Enem 2011 em todo o Brasil.

Da Redação

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Atualizado às 08:49


Irregularidade

MPF/CE recomenda anulação do Enem 2011 diante de vazamento de provas

Candidatos do Colégio Christus, localizado em Fortaleza/CE, informaram que questões encontradas nas provas do Enem 2011 eram idênticas de simulado. Diante do fato, o MPF vai encaminhar uma recomendação ao MEC para anulação das provas em todo o Brasil.

As questões das quais o conteúdo foi antecipado foram as seguintes:

  • 1º dia, prova amarela: 87, 46, 50, 74, 57, 34, 33, 32 (Clique aqui)

  • 2º dia, prova amarela: 113, 180, 141, 173, 154 (Clique aqui)

O MPF crê que a irregularidade não é mais pontual e atinge todos os inscritos no país. "É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados", explica o procurador Oscar Costa Filho.

No site do MEC consta que o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais cancelou as provas dos estudantes do Colégio Christus e que o Instituto vai contatar os alunos para oferecer a possibilidade de realizarem novo exame nos dias 28 e 29/11.

Veja abaixo.

__________

Provas de estudantes do Colégio Christus, do Ceará, estão canceladas

Quarta-feira, 26 de outubro de 2011 - 19:04

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prestou os seguintes esclarecimentos, depois de avaliar as informações que circularam nas redes sociais nas últimas 24 horas, notadamente na cidade de Fortaleza, no Ceará:

1. Depois de revisados todos os procedimentos da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, e sem encontrar nenhuma ocorrência de incidente, concluiu-se que não houve vazamento na sua aplicação. Em vista disso, decidiu acionar a Polícia Federal para esclarecer de que maneira os estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a questões do Enem 2011. E, em caso de envolvimento da instituição ou de terceiros, o Inep manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente.

2. Decidiu cancelar as provas de todos os estudantes concluintes do Colégio Christus, que totalizam 639, com base nas declarações da direção da escola, segundo as quais as questões teriam saído do seu próprio banco. No entender do Inep, esse fato configura uma quebra de isonomia, independente da questão criminal, que seguirá sendo apurada pela Polícia Federal.

3. Nos próximos dias, o Inep vai contatar os alunos que tiveram a prova cancelada e oferecer a possibilidade de refazer as provas nos dias 28 e 29 de novembro próximo.

__________
______

Leia mais - Notícias

  • 21/1/11 - STJ suspende liminares para acesso e recurso a provas do Enem e prorrogações de inscrição no SISU - clique aqui.
  • 19/11/10 - TRF da 5ª região suspende nova decisão da Justiça Federal do CE sobre o Enem - clique aqui.
  • 18/11/10 - Liminar determina aplicação de prova substitutiva a candidatos prejudicados no Enem 2010 - clique aqui.
  • 7/12/09 - MPF/SP denuncia cinco pessoas por furto e vazamento da prova do Enem - clique aqui.

Leia mais - Amanhecida

  • 11/5/11 - Enem - O STJ determinou que todas as ações que questionam o Enem de 2010 deverão ser julgadas pela Justiça Federal no Maranhão - clique aqui.

______

Patrocínio

Patrocínio Migalhas