MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. MEC irá cortar 50 mil vagas em faculdades de baixa qualidade
Educação

MEC irá cortar 50 mil vagas em faculdades de baixa qualidade

Até o fim do ano, o MEC irá cortar 50 mil vagas de cursos nas áreas de saúde, administração e ciências contábeis, que tiveram resultados insatisfatórios em avaliações aplicadas pela pasta.

Da Redação

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Atualizado às 09:41

Educação

MEC irá cortar 50 mil vagas em faculdades de baixa qualidade

Até o fim do ano, o MEC irá cortar 50 mil vagas de cursos nas áreas de saúde, administração e ciências contábeis, que tiveram resultados insatisfatórios em avaliações aplicadas pela pasta. O anúncio foi feito ontem, 17, durante a divulgação dos resultados do Enade de 2010. O Ministério também irá supervisionar mais de 300 instituições de ensino que tiveram, nos últimos três anos, conceitos ruins de avaliação no Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Entre elas estão 1 universidade, 7 centros universitários e mais de 300 faculdades isoladas.

O MEC avaliou 2.176 instituições de ensino superior, sendo 229 públicas e 1.947. A avaliação gerou o IGC - Índice Geral de Cursos por instituição, com notas de um a cinco pontos. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.

As instituições terão suas vagas congeladas e, no caso dos centros e da universidade, perderão o direito de criar cursos e aumentar a oferta sem prévia autorização do ministério.

No quadro de notas obtidas pelas 2.176 instituições, 27 delas alcançaram cinco, sendo 16 públicas e 11 privadas; 131 obtiveram nota quatro; 985 aparecem com nota três; 674 tiveram nota dois ; nove tiveram nota um. Outras 350 instituições participaram do ciclo avaliativo, porém os cursos que não obtiveram o conceito preliminar de curso por não atender a um ou mais itens dos oito medidas de cálculo ficaram sem conceito.

Cursos

Também passaram por avaliação no ano passado 4.143 cursos superiores de graduação. O produto da avaliação de diversos itens é o conceito preliminar de curso, expresso com notas em uma escala de um a cinco pontos. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.

Na distribuição dos 4.143 cursos, o mapa do conceito preliminar de curso aparece dessa forma: 58 cursos de graduação alcançaram nota cinco; 728 (quatro); 1.608 (três); 575 (dois); 19 (um); e 1.155 cursos das áreas avaliadas aparecem "sem conceito". Neste caso, o curso não teve a nota final porque faltou um ou mais dos itens que compõem o Conceito Preliminar de Curso.

Cortes

Os mesmos critérios aplicados pelo MEC para os cursos de medicina, direito e pedagogia com conceitos insatisfatórios em anos anteriores, agora serão estendidos a todos os cursos de graduação. São cursos da área da saúde e cursos de ciência contábeis e administração que terão cerca de 50 mil vagas suspensas para ingresso em 2012.

Nos cursos com pior avaliação, o corte atinge 65% das vagas oferecidas em 2010 e nos demais o corte será de 20%. Além do corte, a instituição precisa assinar com o MEC um termo de saneamento das deficiências com prazo de duração de um ano.

Áreas e cursos

Em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliou as áreas de saúde e ciências agrárias, distribuídas em 14 cursos: biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, agronomia e zootecnia. Também em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avaliou cinco tipos de cursos superiores de tecnologia - tecnologia em agroindústria, tecnologia em agronegócio, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar e tecnologia em radiologia.

Clique aqui para conferir o desempenho de cada instituição de ensino.

_________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas