Segunda-feira, 20 de outubro de 2014 Cadastre-se

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito Processual Empresarial"

Veja quem ganhou a obra coletiva "Direito Processual Empresarial".

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A obra coletiva "Direito Processual Empresarial" (Campus Elsevier – Campus Jurídico – 996p.), organizada por Gilberto Gomes Bruschi, Mônica Bonetti Couto, Ruth Maria Junqueira de A. Pereira e Silva e Thomaz Henrique Junqueira de A. Pereira, presta homenagem ao desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.

"Foi com grande satisfação que recebemos o convite, que muito nos honra, de escrever algumas linhas destinadas ao prefácio à obra que se edita em homenagem ao desembargador e professor Manoel de Queiroz Pereira Calças.

Conhecemos o desembargador Pereira Calças há cerca de 30 anos. Ele foi nosso aluno de mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nessa época, quando era muito jovem. Antes disso o desembargador Pereira Calças cursou a especialização em Direito Processual Civil, em 1973, sob a orientação do primeiro subscritor destas linhas, tendo apresentado trabalho sobre Recurso Extraordinário.

Prosseguindo na sua carreira universitária, voltando-se para a esfera do Direito Comercial, a sua dissertação de mestrado versou sobre os Direitos Essenciais do Acionista, apresentada no ano 2000, e, sucessivamente nessa mesma área, obteve o grau de doutor em Direito, com o trabalho intitulado Sociedade Limitada no Código Reale, no ano de 2002.

Tivemos o prazer de examinar — ao lado de outros professores o Professor Pereira Calças quando do seu ingresso para ministrar aulas no mestrado e no doutorado da PUC/SP, oportunidade em que proferiu uma aula que pode ser, com justiça, denominada "aula magistral", assumindo aqui a palavra magistral o seu significado de excelente.

Conhecemos bastante bem e com proximidade tanto a atividade judicante do desembargador Pereira Calças quanto a sua atividade docente. Em ambas, tem se mostrado um exemplo de juiz e de professor.

É um juiz exemplar, escrupuloso e firme, decidindo com segurança ao longo de toda a sua vida.

Ele representa um ponto alto da magistratura de São Paulo e do Brasil. E, como professor, tem se destacado muito nas diversas instituições em que tem lecionado. É ele atualmente professor de Direito Empresarial na PUC/SP no seus cursos de graduação e pós-graduação; na ITE (Instituição Toledo de Ensino), graduação e pós-graduação; no mestrado recém-aprovado da UNINOVE e também na Escola Paulista da Magistratura.

O professor Manoel de Queiroz Pereira Calças ostenta-se, nos meios universitários como um jurista completo, com atenção particular para o Direito Comercial.

A excelência dos seus votos é unanimemente reconhecida. Lembre-se a título de exemplo, um deles — dentre muitos outros —, em que versou com mão de mestre e cuidados de artesão o tema da chamada desconsideração inversa ou desconsideração inversa da pessoa jurídica, em agravo de instrumento extraído da Ação 33.453/01, originário da comarca de São Paulo, 16ª vara cível.

A publicação desta obra testemunha eloquentemente o seu merecido prestígio e a alta respeitabilidade que é desfrutada pelo professor e desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Trata-se de obra que reúne textos de jovens juristas, ao lado de nomes já renomados, sob a coordenação de jovens professores: Gilberto Gomes Bruschi, Mônica Bonetti Couto e os dois filhos do homenageado, Ruth Maria Junqueira de Andrade Pereira e Silva e Thomaz Henrique Junqueira de Andrade Pereira.

Ele é casado com a advogada e empresária dra. Maria Amélia Junqueira de Andrade Pereira, e, seus filhos, dra. Ruth Maria Junqueira de Andrade Pereira e Silva, é advogada, mestre em Direito e professora de Direito, e dr. Thomaz Henrique Junqueira de Andrade Pereira é advogado. É, ainda, por duas vezes, mestre em Direito, tendo obtido o grau de mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e o grau de mestre em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem um neto, Gabriel Junqueira Pereira Violin e Silva, que é filho de Ruth.

Parabenizamos o eminente homenageado, a editora, principalmente, o público leitor e as letras jurídicas brasileiras". Arruda Alvim, Eduardo Arruda Alvim, Teresa Arruda Alvim Wambier e Thereza Alvim, do prefácio

Sobre os organizadores :

Gilberto Gomes Bruschi é mestre e doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor. Advogado em SP.

Mônica Bonetti Couto é Doutora e mestre em Direito pela PUC/SP. Especialista em Direito Processual Civil pela UFPR. Professora e advogada em SP.

Ruth Maria Junqueira de A. Pereira e Silva é doutoranda e mestre em Direito pela PUC/SP. Professora e advogada.

Thomaz Henrique Junqueira de A. Pereira é bacharel em Direito e mestre em Direito Processual Civil pela USP. Mestre em Direito Empresarial pela PUC/SP.

__________

Ganhadora :

Mirella Monte, de Recife/PE


__________

__________

Adquira já um exemplar :



__________

últimas quentes