MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Assessor parlamentar da AASP destaca projetos de interesse da advocacia no Congresso
Legislativo

Assessor parlamentar da AASP destaca projetos de interesse da advocacia no Congresso

Entre os projetos em tramitação está o PL 3.424/15, que altera a CLT para restringir as possibilidades de recurso de revista.

Da Redação

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Atualizado às 08:54

Há 11 anos, o professor e cientista político Paulo Kramer, assessor parlamentar da AASP, acompanha as proposições legislativas de interesse dos advogados que tramitam no Senado e Câmara dos Deputados.

O objetivo do trabalho é apresentar manifestações aos parlamentares e de ver atendidas as prerrogativas e anseios da classe. Kramer defende que o trabalho é necessário, pois "a advocacia enfrenta dificuldades para agregar, articular, coordenar e vocalizar seus interesses profissionais no diálogo com o Poder Legislativo".

Entre os projetos em tramitação, o assessor destaca o PL 3.424/15, que altera a CLT para restringir as possibilidades de recurso de revista, e o PLS 281/12, que cria regras para o comércio eletrônico. Na área tributário-administrativa, ressalta o projeto que exclui o efeito suspensivo dos recursos voluntários contra decisões de primeira instância no âmbito do processo administrativo fiscal da União (PLS 544/15).

Kramer afirma que também está acompanhando a MP 694/15, que dispõe sobre o imposto de renda incidente sobre juros de capital próprio. "Uma emenda da Câmara, se aprovada, poderá elevar a carga tributária dos escritórios de advocacia", explica. Segundo ele, muitos consideram a emenda um "jabuti", o que desrespeita decisão do STF na ADIn 5127.

"Tudo isso me traz à lembrança a contumácia com que alguns deputados aproveitam para inserir o fim do Exame de Ordem em toda nova medida provisória. É preciso exercer uma eterna vigilância!"

Segundo o assessor, em 2015, foram acompanhados 561 projetos e outras proposições legislativas, dos quais, cerca de 50 se tornaram normas. Entre eles, o PLC 209/15, transformado na lei 13.247/16, que inclui a advocacia no Simples Nacional, permitindo a constituição da sociedade individual do advogado. Outra lei recente é a 13.245/16, que garante o acesso aos autos e a participação dos advogados em todas as etapas das investigações criminais.

"Quando qualquer segmento social, profissional, etc. se estabelece perante os legisladores como uma referência de bons e valiosos subsídios desse tipo, ele passa a ser convidado a participar do processo decisório, deixa de ser mero "suplicante" e se transforma em parceiro na formatação das políticas públicas."

______________

AASP