Sexta-feira, 23 de junho de 2017

ISSN 1983-392X

Imortal

Synesio Sampaio Goes Filho é eleito para Academia Paulista de Letras

Diplomata e historiador, autor da obra "A Bela Viagem", editada por Migalhas, assume a cadeira nº 19.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Diplomata, historiador, eterno aluno das Arcadas e dileto amigo desta Redação, Synesio Sampaio Goes Filho foi eleito para a Academia Paulista de Letras.

O embaixador ocupará a cadeira de nº 19, que pertenceu a Erwin Theodor Rosenthal (30/6/1926 – 04/09/2016).

A eleição transcorreu em clima amistoso e com muita tranquilidade. “É para nós motivo de muito orgulho passar a ter entre os acadêmicos uma pessoa com a relevância de Synesio Sampaio Goes Filho. Synesio agregará em conhecimentos e poderá compartilhar conosco todo o seu conhecimento e experiência de vida”, declarou Gabriel Chalita, presidente da APL.

Com a eleição, Synesio Sampaio Goes Filho une-se na Academia aos também antigos alunos das Arcadas Ada Pellegrini Grinover, Celso Lafer, Ives Gandra da Silva Martins, Juca de Oliveira, Lygia Fagundes Telles e Paulo Bomfim.

Biografia

Nascido em Itu/SP, em 13 de junho de 1939, é formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (Turma de 1964). Foi diplomata entre 1966 e 2009, tendo exercido várias funções no Itamaraty; Sampaio Goes Filho trabalhou no Ministério da Fazenda e na Presidência da República.

No exterior, serviu em Paris, Lima e Londres, tendo sido embaixador em Bogotá, Lisboa e Bruxelas. Foi também cônsul-geral em Milão. Professor de história diplomática do Brasil no Instituto Rio Branco (1990 e 1991) e presidente da banca do Curso de Altos Estudos (CAE) do Itamaraty (2002 e 2003).

Tem escrito artigos sobre a diplomacia brasileira em revistas especializadas, como "Política Externa" da USP e “Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro", de que é membro; e capítulos em livros coletivos, como Obras do Barão do Rio Branco (FUNAG, 2012) e Pensamento Diplomático Brasileiro (FUNAG,2013).

Publicou os livros Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas (Martins Fontes, 2001), As Fronteiras do Brasil (Funag, 2013) e A Bela Viagem (Migalhas, 2014).

O dr. Synesio possui diversas condecorações estrangeiras e do Brasil, entre as quais as Grã-Cruzes da Ordem de Rio Branco, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia de História de Portugal.

“A Bela Viagem”

O catálogo da Editora Migalhas honrosamente ostenta obra do embaixador Synesio: “A Bela Viagem”, lançado em 2014 em festivo encontro da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP.

Trata-se de coletânea de frases preciosas que farão pensar, sentir, quem sabe chorar e rir – tudo com o toque pessoal dos comentários do dr. Synesio.

leia mais

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes