Quinta-feira, 17 de agosto de 2017

ISSN 1983-392X

Cade

Temer indica Alexandre Barreto de Souza para presidência do Cade

Indicação deve passar pela aprovação do Senado.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

O presidente Michel Temer indicou Alexandre Barreto de Souza para exercer o cargo de presidente do Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A indicação foi publicada nesta quinta-feira, 20, no DOU, e ainda precisa passar pela aprovação do Senado.

O cargo de presidente do Cade está vago desde maio de 2016, quando terminou o mandato de Vinicius Marques Carvalho. Desde então, o posto vem sendo ocupado interinamente.

Atualmente o cargo é ocupado pelo conselheiro Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo, mais antigo no Conselho. Ele é o segundo a assumir a presidência interina. Em janeiro, terminou o mandato do então presidente-interino Márcio de Oliveira Jr.

Currículo

Novo escolhido para o cargo, Alexandre é chefe de gabinete do ministro Bruno Dantas, do TCU, desde 2014. Ele também foi responsável pela 2ª Diretoria da Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas, do TCU, que investigava carteis em licitações públicas.

Com sólida formação acadêmica, Barreto é mestre em administração pela UnB. Em sua dissertação, abordou as comissões parlamentares de inquérito instaladas na Câmara e no Senado, após a Constituição de 88, a fim de identificar se podem ser consideradas instrumento de accountability horizontal (veja a íntegra da dissertação).

leia mais

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes