MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco Aurélio se diz impedido nas causas de Bermudes porque uma sobrinha integra escritório
STF

Marco Aurélio se diz impedido nas causas de Bermudes porque uma sobrinha integra escritório

Ministro encaminhou ofício à presidente Cármen Lúcia.

Da Redação

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Atualizado às 14:55

O ministro Marco Aurélio encaminhou nesta quarta-feira, 10, ofício à presidente do STF afirmando que está impedido de atuar em processos patrocinados pelo escritório de Sérgio Bermudes. O motivo? S. Ex. explica:

"A razão - e nada surge sem uma causa, princípio lógico racional do determinismo - é que integra o escritório Sérgio Bermudes - Advogados a advogada Paula Mendes de Farias Mello de Araújo (Paula Mello, no papel timbrado do escritório), com quem guardo parentesco sanguíneo no terceiro grau - tio, sobrinha."

O ministro explicita no ofício o art. 144 do CPC, que trata das hipóteses de impedimento do juiz. E assevera:

"Ante o sistema processual, um grande todo, e presente a aplicação subsidiária do Direito Processual Civil no processo-crime e incidentes - artigo 3º do Código de Processo Penal -, tem-se a irradiação dos efeitos, surgindo, desta, impedimento como juiz criminal."

E da mesma forma e considerando o art. 147 do CPC pediu a anotação, também, de seu impedimento nos processos em que hajam atuado, no oficio judicante e proferindo decisão, a desembargadora Sandra de Santis Mendes de Faria Mello, do TJ/DF (esposa do ministro), a juíza Letícia de Santis Mello, do TRF da 2ª região (filha de S. Exa.) e a procuradora do DF Cristiana de Santis Mello.

Em tempo: a Corte decidirá acerca da arguição de impedimento e/ou suspeição do PGR contra o ministro Gilmar Mendes, em que Rodrigo Janot cita o fato da esposa do ministro ser sócio da filial do escritório em Brasília.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas