MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Familiares das vítimas do acidente da TAM, que ocorreu em 2007, manifestam indignação com inquérito da PF

Familiares das vítimas do acidente da TAM, que ocorreu em 2007, manifestam indignação com inquérito da PF

A AFAVITAM (Associação dos familiares e amigos das vítimas do voo TAM JJ 3054) manifestou indignação ao receber a notícia de que o inquérito que corria na Polícia Federal foi concluído, apontando como culpados somente os dois pilotos mortos.

Da Redação

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Atualizado às 09:00


Conclusão

Familiares das vítimas do acidente da TAM, que ocorreu em 2007, manifestam indignação com o inquérito da PF

A AFAVITAM - Associação dos familiares e amigos das vítimas do voo TAM JJ 3054 - manifestou indignação ao receber a notícia de que o inquérito que corria na PF foi concluído, apontando como culpados somente os dois pilotos mortos no acidente.

Para a Associação, a surpresa foi total, tendo em vista que, como o inquérito corria em segredo de justiça, não foi possível aos familiares acompanharem o andamento. "Em muitas oportunidades a quebra do sigilo foi solicitada por nós, e sempre negada". Ainda de acordo com a associação, a investigação da PF corria em paralelo com a da Polícia Civil de SP que, diferentemente daquela, não corria em sigilo. Tal inquérito findou em dezembro de 2008 e apontou 11 pessoas como responsáveis pela "tragédia anunciada", dentre elas membros da TAM, da Infraero e da ANAC, além de mencionar a AIRBUS.

A AFAVITAM afirma ter sido surpreendida em julho deste ano com a mudança do delegado da PF Pedro Sarzi Júnior, que presidia o inquérito desde a sua fase inicial, pelo delegado Ricardo Sancovich. E ainda dizem que não tiveram a possibilidade de conhecê-lo pessoalmente, porque ele não atendeu ao chamado dos familiares. A mudança de delegado causou muita apreensão nos parentes das vítimas, já que o delegado Pedro Sarzi Junior acompanhou a investigação do delegado Barbosa, que corria na esfera estadual.

Segundo a Associação, o dr. Ricardo Sancovich, menos de quatro meses após tomar conhecimento do processo, que deve contar hoje com mais de vinte mil laudas, e que corre há mais de dois anos, parece "ter ignorado todo o trabalho já realizado pela polícia de São Paulo : deu fim ao inquérito sem apontar sequer uma pessoa 'viva' como responsável".

"Nós estamos nesta longa caminhada em busca de verdade e justiça, lutando por mais segurança no setor aéreo. Há mais de dois anos, fazemos passeatas, manifestações, reuniões, sempre exigindo a responsabilização dos culpados e mudanças no setor aéreo. Mesmo diante da dificuldade que é para nós relembrar a cada dia, e a cada reunião toda esta tragédia que resultou na perda de nossos amados, nos mantemos unidos porque, acima de tudo, não queremos que outras famílias brasileiras passem pelo que estamos passando. A impunidade nesse caso, que todo o Brasil tem acompanhado, pode levar a outras transgressões de segurança e a outras mortes", declaram os familiares das vítimas do voo da TAM.

Segundo a AFAVITAM, os familiares das vítimas continuam depositando suas esperanças no MPF, com o procurador Dr. Rodrigo de Grandis, em responder aos anseios dos familiares e de todos os brasileiros, mudar o curso deste inquérito e apontar os culpados "vivos", pelo que foi uma "tragédia anunciada".

O delegado responsável pela apuração da PF, dr. Ricardo Sancovich, foi convidado pela Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo TAM, a encontrar os familiares na próxima reunião, dia 17/10/09, em Porto Alegre, para explicar os resultados da investigação aos parentes das vítimas.

O acidente da TAM, no dia 17/7/07, causou a morte de 199 pessoas. O avião percorreu toda a pista do aeroporto de Congonhas sem conseguir parar e bateu em um prédio na área externa do terminal.

_________
_________________

Leia mais

  • 27/1/09 - JF ratifica recebimento da denúncia contra Denise Abreu e ex-diretora da Anac é ré em ação penal. Defesa de Denise vai recorrer de acusação - clique aqui.
  • 20/9/07 - TAM assina termo de compromisso com Defensoria, MP e Procon/SP - clique aqui.
  • 20/9/08 - TAM é multada em quase R$1 milhão por demora em divulgar lista do vôo 3054 - clique aqui.
  • 21/8/07 - "Fui enganada sobre Congonhas", diz a desembargadora Cecília Marcondes, do TRF da 3ª Região - clique aqui.

  • 24/7/07 - MP/SP instaura procedimento preparatório de IC para apurar a plena indenização dos familiares das vítimas - clique aqui.

_________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas