MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como manter a TI funcionando mesmo sem energia elétrica

Como manter a TI funcionando mesmo sem energia elétrica

Nesse artigo listamos opções do que fazer para tocar os negócio, mantendo a TI funcionando em casos de queda de energia.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Atualizado em 12 de abril de 2017 12:13

O uso de energia elétrica é um dos serviços essenciais para o funcionamento de uma empresa. Em relação a TI isso é ainda mais necessário, já que os dispositivos dependem da energia para funcionar e manter serviços como rede, servidores, correio eletrônico, plataformas, entre outros continuamente no ar. Mas, e se a luz cair? Seja por fatores externos, falhas elétricas ou apenas falta de energia, você sabe o que fazer para manter seu negócio funcionando a todo vapor, sem prejudicar o fluxo de trabalho? Nesse artigo listamos opções do que fazer para tocar os negócios, mantendo a TI funcionando em casos de queda de energia. Confira abaixo:

Nobreak

Um item fundamental para garantir o funcionamento de aparelhos eletrônicos, sem risco de danos elétricos em casos de queda de energia, é o nobreak - também conhecido como UPS (uninterruptible power supply ou suplemento de energia ininterrupta). O nobreak é responsável por filtrar toda a energia que seu dispositivo recebe, evitando que oscilações afetem seu computador, dentre outros aparelhos eletrônicos. Além disso, em casos de falta de energia, o nobreak mantém sua máquina ligada cerca de 20 minutos, dando tempo de encerrar atividades com segurança, sem risco de perda de arquivos.

Laptop

Outra alternativa para manter as atividades de TI funcionando, é contar com o uso de um laptop. Se o mesmo estiver com a carga completa, pode se manter ligado entre 1h30 a 4h, dependendo da intensidade de uso e do estado da bateria. Para conferir maior vida útil à bateria de seu aparelho, evite deixa-lo o tempo todo na tomada e também usá-la até seu total esgotamento, pois esse tipo de ação pode comprometer sua capacidade.

Cloud

Uma das maiores preocupações quando ocorre queda de energia, é em relação a arquivos e documentos importantes que estavam abertos antes dos equipamentos desligarem. Com o desligamento repentino, podem ocorrer problemas como perda ou danificação desses arquivos. Alguns softwares operacionais possuem opções de restauração eletrônica desses documentos, mas nem sempre isso acontece, portanto é preciso estar atento.

Além disso, há situações em que informações importantes ficam armazenadas apenas em servidores físicos e, com a queda de energia, fica impossível acessá-las. Mas se sua empresa conta com o serviço de armazenamento em nuvem, é possível ter acesso a arquivos e informações por meio de qualquer dispositivo - o que também é uma opção à queda de energia.

Gerador

Mas como nem só para manter computadores e servidores ligados é que serve a energia elétrica, para não afetar o fluxo de seus negócios e nem interromper suas operações, outra dica valiosa é contar com o suporte de um gerador de energia. Hoje, existem serviços de locação por demanda, e a média de preço para um expediente de 8h é de aproximadamente R$ 1.600,00.

Na Penso Tecnologia, contamos com toda expertise necessária para mantermos a TI funcionando e todas as operações - nossas e de nossos clientes e parceiros em perfeita continuidade.

____________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.


AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca