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10 sinais que seu software jurídico não vai bem

Sonia Tuyama

Seu sistema trava, é difícil de usar e não te atende quando surge um problema? Talvez seja hora de mudar.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Atualizado em 5 de setembro de 2017 11:01

A tecnologia vem assumindo cada vez mais funções na rotina jurídica. Hoje em dia, um sistema para advogados é fundamental para a gestão do negócio e uma ferramenta potente para melhorar a produtividade e garantir a modernização do escritório. E essa busca constante por modernização é um comportamento muito comum do advogado moderno. Aliás, você já reparou como, no mundo atual, as inovações acontecem com muito mais agilidade?

Por isso mesmo, com o passar do tempo, os avanços tecnológicos foram tornando ultrapassadas situações no uso de softwares que, antes, eram encaradas com muita naturalidade. Você consegue imaginar que situações são essas e como elas impactam negativamente na evolução do escritório?

Para responder essa pergunta e mostrar os efeitos de um software ultrapassado na rotina do escritório, listamos dez situações que podem até parecer "okay", mas, na verdade, indicam que talvez esteja na hora de evoluir seu sistema para advogados. Para conhecê-las, é só continuar a leitura!

10 situações que não podem acontecem no seu sistema para advogados

1. Não ter assistência durante o uso do sistema

Se toda vez que você precisa recorrer ao suporte do software, a sua vontade é de desistir antes mesmo de tentar, vale a pena parar um instante para descobrir o motivo. O atendimento é desatento? Você precisa enfrentar uma fila enorme até conseguir explicar seu problema? Se você disse sim para alguma dessas alternativas, certamente entende na pele a importância do atendimento ao cliente em qualquer serviço. A advogada Mariana Gonçalves, do canal Minutos de Direito, falou sobre isso aqui.

2. Seu problema só é resolvido depois que você oficializa a reclamação

Ninguém gosta de falar e não ser ouvido, né? Principalmente quando o sistema para advogados só dá atenção para sua questão quando você já se cansou de procurar auxílio e acaba tendo que recorrer ao Reclame Aqui. Pior ainda quando o problema é grave e, se não for resolvido rapidamente, pode resultar na perda de um cliente. É por questões como essa que a transparência é tão valorizada na prestação de serviço. :)

3. O mal funcionamento do programa para advogados interfere no atendimento ao cliente

A qualidade do software jurídico reflete, sim, na qualidade do atendimento ao cliente. Mas, para valer a pena, esse reflexo tem que ser positivo, certo?! A lógica "meu software me atende mal, logo eu deixo os resultados disso afetarem meu cliente" é um erro gravíssimo, principalmente para quem enxerga no atendimento um grande diferencial competitivo.

Pensando nisso, nós desenvolvemos um material completo, especialmente para quem quer destacar esse diferencial, conquistar novos clientes e valorizar ainda mais a reputação do escritório. É o seu caso? Então baixe gratuitamente o Guia para encantar clientes com um software jurídico online.

4. Precisar usar várias ferramentas e aplicativos para gerenciar o escritório

Quantas ferramentas você usa para manter a rotina do escritório sob controle? O uso que você dá ao seu sistema para advogados influencia diretamente na sua produtividade e na qualidade do seu trabalho. Hoje em dia, os softwares jurídicos mais modernos do mercado permitem que você faça toda a gestão e controle do seu escritório com uma única ferramenta. ;)

5. Ter dificuldade para trabalhar em equipe

Se cada pessoa do seu escritório usar uma ferramenta de gestão, produtividade e controle, o trabalho em equipe pode ficar mais difícil. E essa dificuldade também pode aparecer quando o sistema para advogados que você usa não prevê uma rotina colaborativa. E o que acontece quando as pessoas do escritório não sabem o que está acontecendo, quem está fazendo o quê e de que forma um pode ajudar o outro? A sinergia do escritório baixa, medir a produtividade da equipe se torna uma missão quase impossível e o controle do gestor fica bastante comprometido. (Também falamos mais sobre isso nesse ebook aqui)

6. Burocratizar o que era para ser fácil

Um software para advogados pode (e deve!) otimizar o tempo e facilitar a rotina do escritório, automatizando, de forma prática e inteligente, o máximo de atividades. E quanto mais a ferramenta atinge esse objetivo, mais os advogados conseguem focar em atividades realmente importantes, como a criação de estratégia para os processos e casos e o atendimento ao cliente.

7. O sistema é difícil de usar

Seu software jurídico é mais difícil ou mais fácil de usar do que o Excel? É mais ou menos confiável que uma agenda física? Atualmente, os sistemas para advogados modernos têm investido bastante na usabilidade da ferramenta. Por isso, além de bonitos, são muito mais práticos e valorizam muito mais o seu tempo de trabalho. O que, no fim das contas, torna sua rotina mais produtiva.

8. O software é complexo

Há algum tempo, ser robusto era sinônimo de ser melhor. Hoje em dia, não é bem assim. Ser completo não tem nada a ver com ser complexo. Afinal, ter muitas funcionalidades com pouco ou nenhuma utilidade não torna a sua rotina melhor, certo? Por isso, junto com a facilidade de uso, a performance de um sistema para advogados é muito importante para oferecer ao usuário (você!) uma ótima experiência. E ter um visual "limpo" e funcionalidades realmente úteis contribuem para isso. ;)

9. O programa para advogados parece que parou no tempo

Seu sistema trava toda hora? Para conseguir utilizá-lo, você precisa reiniciá-lo e, quando retornar, digitar todos os dados de login novamente? E quando você pensa no crescimento do seu escritório, você imagina esse tipo de sistema acompanhando você no caminho de evolução? Se você passa por alguma dessas situações, vale a pena apostar em um sistema para advogados que ofereça segurança e demonstre preocupação com inovação.

10. Achar normal não ter mobilidade

Para uma rotina intensa como a da advocacia, um software jurídico online pode ser uma excelente pedida! Afinal, ele permite que você tenha acesso a todas as informações dos casos, processos e atividades do escritório de qualquer dispositivo com internet. Melhor do que isso é ter um aplicativo mobile complementar, para facilitar ainda mais a consulta de informações, o controle do escritório e o reporte ao cliente sobre a situação do caso ou processo em tempo real. Quer entender melhor como um aplicativo para advogados facilita a rotina do escritório? Este artigo pode ser útil. :)

Conclusão

Muitas vezes, essas situações são como aqueles problemas que começam pequenos e vão virando uma bola de neve, sabe? Ainda que seja em longo prazo, os sinais não deixam de aparecer. E vão desde a estagnação da produtividade até a dificuldade de manter a qualidade no atendimento ao cliente.

Se você se identificou com alguns dos cenários que narramos, recomendamos o artigo "4 características essenciais em um software jurídico para advogados". Além de trazer mais respostas, o material vai ajudar você a compreender como um moderno sistema para advogados pode (e deve!) estar preparado para profissionalizar a gestão do escritório, dos clientes, dos prazos, da equipe, dos processos e financeira.

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*Sonia Tuyama é cofundadora e diretora de produto na Aurum. Formada em ciência da computação pelo ITA, tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico.

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