MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Banco Central e CMN alteram regulamentação cambial

Banco Central e CMN alteram regulamentação cambial

Um dos objetivos do Banco Central é atualizar a legislação cambial a partir do PL 5387/19 (PL do Câmbio), que precisa ser votado no Plenário do Senado Federal, mas já foi aprovado na Câmara dos Deputados no último ano.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Atualizado às 07:49

(Imagem: Arte Migalhas)

Em 10 de setembro, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução CMN 4.942 e a Resolução BCB 137, que aprimoram dispositivos relacionados ao mercado de câmbio, considerando as inovações tecnológicas e os novos modelos de negócio relacionados a pagamentos e transferências internacionais. As medidas fazem partes da Agenda BC e buscam aprimorar o ambiente de negócios, tornando-o mais competitivo e favorecendo a inovação. As mudanças previstas nas resoluções foram objetivo da Consulta Pública 79/20 do Banco Central e entram em vigor a partir de 1º de outubro de 2021.

São os destaques das Resoluções: 

  • Instituições de Pagamento poderão ser autorizadas pelo Banco Central para operar no mercado de câmbio, atuando exclusivamente no meio eletrônico.
  • Instituições não bancárias autorizadas a operar em câmbio poderão realizar pagamentos e transferências internacionais utilizando contas em moeda estrangeira mantidas no exterior.
  • Permite que exportadores recebam receitas de exportação em conta de pagamento mantida em seu nome em instituição financeira no exterior.
  • Consolida e moderniza a regulamentação dos serviços de pagamento ou transferência internacional, instituindo o Serviço de Pagamento ou Transferência Internacional, que será referido na legislação como eFX e viabiliza:
  • Aquisição de bens e serviços no Brasil ou no exterior de forma presencial ou mediante solução de pagamento digital;
  • Transferência unilateral corrente e de recursos entre contas mantidas pelo cliente no país e no exterior limitada a US$ 10 mil
  • Possibilidade de que contas de pagamento pré-pagas em reais sejam tituladas por residentes, domiciliados ou com sede no exterior.
  • Facilitação de envio e recebimento de recursos internacionais por meio do cartão de crédito.

Que análise inicial pode ser deduzida destas resoluções? Desde 2018, o Banco Central tem declarado, como um de seus objetivos, o aperfeiçoamento dos instrumentos de atuação no mercado de câmbio. Estas novas medidas de modernização se mostram como um resultado positivo da atuação conjunta do Banco Central com entidades públicas e privadas a partir da Consulta Pública 79/21, que ficou disponível entre 12 de novembro de 2020 e 29 de janeiro de 2021.

Além disso, um dos objetivos do Banco Central é atualizar a legislação cambial a partir do PL 5387/19 (PL do Câmbio), que precisa ser votado no Plenário do Senado Federal, mas já foi aprovado na Câmara dos Deputados no último ano. Nos últimos meses, o Presidente e os diretores do BC têm se encontrado frequentemente com atores do Legislativo, principalmente o relator da matéria no Senado, Carlos Viana (PSD/MG) e o presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), para garantir que o Projeto seja aprovado no Senado ainda esse ano.

Welber Barral

Welber Barral

Sócio de Barral Parente Pinheiro Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca