Sexta-feira, 21 de julho de 2017

ISSN 1983-392X

2011

Em 3/7/1857 o povoado foi elevado a categoria de freguesia pela lei 804.

Em setembro de 1870, a lei 1.637 criou a vila e o município denominado Santíssimo Sacramento, desmembrando-se de Araxá.

Com a mesma denominação de Santíssimo Sacramento, a vila foi elevada a categoria de cidade, pela lei 2.216, de três de junho de 1876.

Na divisão administrativa de 1911, a cidade figura com o nome de Sacramento. O município é constituído de dois distritos: Sacramento e Desemboque.

__________

Desemboque era um dos mais importantes lugares daquela grande extensão de terras, situado entre os rios Grande e Parnaíba, nos limites das capitanias de Minas Gerais e Goiás, em princípios do século XIX, quando a região pertencia à capitania de Goiás.

Em 1816, Dom João VI, então no Rio de Janeiro, desanexou os julgados de Araxá e Desemboque da capitania de Goiás e os anexou à Vila de Paracatu do Príncipe. O sertão nesta época era um fervedouro. Os Caiapós batidos e escaramuçados procuravam as brechas de Goiás e, nas chapadas do triângulo Mineiro, estava estabelecida a faixa de fundação da cidade (Uberaba).

Desemboque, grande importância histórica, cento de imediações das bandeiras oferecendo aos desbravadores da região, ouro em abundância, foi perdendo o interesse, com a escassez do ouro, vindo a ser mais tarde um simples distrito de paz.

Foi de Desemboque que partiram em 1807 rumo ao sertão vários bandeirantes. Esses barafustaram pela região sertaneja e foram descobrindo rios, ribeirões, matas, campos e chapadas.

À medida que se distanciavam de desemboque, mais férteis eram os chãos que pisavam e mais lindos os campos que percorriam. Entretanto, sem mantimentos e aterrorizados pelas perspectivas de ataques Caiapós, regressaram a Desemboque.

Em 1809, o Sargento Mor Eustáquio da Silva Oliveira vista com outros, aquela região, ocupando terras organizando sítios e fazendas de criação de gado. Dessa entrada foi que, realmente começou o povoamento da região sertaneja.

A 24 de Agosto de 1820, o cônego Hermórgenes Casimiro de Araújo Brunswick, companheiro de entradas do Major Eustáquio e com ele, batedor dos sertões, levantam à margem esquerda do ribeirão Borá, uma capela com o orago do Santíssimo Sacramento sobre o patrocínio da Virgem Maria. Foi este o ato 1º da criação da freguesia de Sacramento, no distrito de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque.

O progresso de Sacramento veio com o plantio do café com a abertura do trânsito pela ponte de Jaguara, construída em 1861. O povoado de Sacramento foi o primeiro a exportar café para Goiás, Mato Grosso e Uberaba que o revendia para o exterior. Mas Sacramento ficou por muitos anos estagnada. Por causa dos compradores que não deram trégua quando a geada assolou o município. Só com a evolução do oeste de São Paulo em 1885, o seu reflexo, fez com que Sacramento impulsionasse.

Com a marcha do café para o leste paulista e as novas necessidades criadas pela colonização se deu a criação da Companhia Mogiana de Estados de Ferro e Navegação.

O relevo e altitude que constituíram empecilhos para a Companhia Mogiana chegar até o perímetro urbano aumentara o desafio aceito pela empreiteira Bronibery e Companhia. Os acidentes geográficos foram aplainados e sob a gerência do Engenheiro Fritz Mauff, removeram-se os obstáculos naturais, se deu então os Bondes elétricos complementos da Mogiana.

Em 5 de abril de 1892 estabelece a constituição do município de Sacramento. A Câmara Municipal eleita pelo povo para o exercício de sua soberania decreta e promulga esta constituição pela qual o município autônomo de Sacramento, se constitui como parte integrante do Estado de MG.

Usina Cajuru

Distante 4 km da cidade, a Usina Cajuru, inaugurada em 1913, no Ribeirão Borá, durante mais de meio século forneceu energia elétrica para Sacramento e Conquista. Foi também de 1913 a 1938 geradora de energia para a sustentação do Bonde Elétrico que ligava a cidade à estação férrea do Cipó, aproximadamente 15 km. Foi construída por engenheiros/ empreiteiros alemães da firma Bomberg & Cia. todo o material para o seu funcionamento foi importado da Alemanha. Desativada em 1964 o fornecimento de energia para Sacramento e Conquista e até 1970 forneceu energia para a Vila Simpson depois disso ficou por muitos anos abandonada, sendo alvo de inúmeras depredações. Recentemente foi recuperada pelo Patrimônio Histórico Municipal.

Gruta dos Palhares

Sacramento possui a maior gruta de arenito basáltico da América Latina (Gruta dos Palhares). É Considerada a maior gruta de arenito das Américas, comportando em seu primeiro vão cerca de 5 mil pessoas.

Ramificando-se em outros compartimentos, tem uma profundidade explorada de aproximadamente 450 metros que, por questão de segurança, só pode ser visitada ou estudada com atorização especial. A formação rochosa é de arenito botucatu, e sua descoberta deu-se na metade do século XIX. A área de visitação é rica de belezas naturais, com sua altura de 22 metros, abrigando em cada dobra da rocha centenas de ninhos de maritacas, papagaios, andorinhas e outras aves que ali encontram tranquilidade para reprodução.

____________

População

Segundo os dados do recenseamento de 1950, era de 20.485 habitantes a população do município. Estimativas do Departamento Estadual de Estatística de MG dão 21.872 habitantes, como sua população provável em 31/11/1955, quando a densidade demográfica seria de 5 habitantes por quilômetro quadrado.

As principais aglomerações urbanas situadas no município era a sede, a vila de Desemboque e a vila de Tapira.

Atividade econômica

A cultura do arroz era a principal atividade do município, entrando com 46,48% para o valor da produção. Em segundo plano está a cultura do café.

Aproximadamente 37% da população de mais de 10 anos, que trabalha com remuneração, vive da agricultura e pecuária, quando cerca da metade dos habitantes da comuna dedica-se às atividades domésticas não remuneradas e atividades escolares discentes.

Transporte

O território municipal é cortado por 355 quilômetros de estradas de rodagem, dos quais, 74 quilômetros sob a administração estadual e 281, sob a municipal. O Departamento Competente registrou 99 automóveis, 52 camionetas, 63 caminhões e 12 ônibus em 1955.

Ensino

A porcentagem de alunos matriculados, em relação à população infantil em idade escolar, é de aproximadamente 27,35%.

Funcionam, na comuna, 1 estabelecimento de ensino secundário, 1 do pedagógico e 1 do comercial.

Outros dados

A assistência médico-sanitária é prestada por 1 hospital com 26 leitos, 1 serviço de saúde, e pelos serviço profissionais de 4 médicos.

O setor cultural registra 4 bibliotecas, 1 tipografia e 2 livrarias.

A representação política é feita por meio de 11 vereadores na Câmara Municipal. Havia 7.249 eleitores inscritos para as eleições de 3 de outubro de 1955, desse total compareceram 3.174 cidadãos para votar naquele pleito.

___________