Quinta-feira, 27 de julho de 2017

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 4.071

Quarta-feira, 15 de março de 2017 - Migalhas nº 4.071 - Fechamento às 9h55.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador:

  • IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional

(Clique aqui)
_________________
_____________

"Cada um de nós morre somente quando a sua hora é chegada. Mas convém desconfiar sempre do relógio do médico."

Bastos Tigre

(Clique aqui)

Delação do "fim do mundo"

Aportaram no STF, enfim, três centenas de pedidos de providências da PGR a partir de delações da Odebrecht e Braskem. Foram 83 pedidos de abertura de inquérito, 211 declínios de competência e 7 arquivamentos. (Clique aqui)

SQN

Os jornais já vazam alguns nomes. E todos sonham em ser um dos sete arquivados... kkkk

Acabou

Deus queira que estejamos errados, mas a manchete de hoje, para muitos, é o "Fim da Lava Jato". Com efeito, ao envolver 400 nomes numa só tacada, o que Janot faz é provocar um efeito manada naqueles que querem o fim da operação.

Porandubas políticas

A lista de Janot está gerando um clima de expectativas no Planalto Central. Para Gaudêncio Torquato, a tese que ganha corpo é a de que quanto maior o número de envolvidos, melhor para todos, porque os efeitos se distribuiriam horizontalmente, fazendo rolar a lista quilômetros à distância. (Clique aqui)

Força-tarefa

Em missiva, Janot agradeceu ontem os colegas do MP e da força-tarefa da Lava Jato pelo "efsorço sobre-humano" em trabalho com as delações. Ele afirma que as informações revelam "os meandros da corrupção em nosso país de forma jamais imaginada" e aponta "triste realidade de uma democracia sob ataque". Veja a íntegra. (Clique aqui)

A grande família

Temer nomeou ontem um primo do ministro Gilmar Mendes para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Francisval Dias Mendes é nome querido do ministro, e S. Exa. sempre o encaixou numa oportunidade (com o perdão do eufemismo). Com efeito, formado em Direito pela UFMT e com mestrado na UNIB – Universidade de Ibirapuera/SP, Francisval foi assessor parlamentar representando MT na Câmara dos Deputados, assessor na Conab em MT, assessor da Associação dos Municípios de MT, assessor do Detran de MT, diretor da agência reguladora de MT, e por aí vai.

All-in

Michel Temer joga todas suas fichas na figura de Gilmar Mendes. É impressionante que, com a experiência que tem, com tantos anos de vida pública, conhecendo o ambiente jurídico, Temer seja conduzido na área que mais precisa por uma só pessoa. O presidente da República fica sem informações do Judiciário, e só as recebe do prisma diamantino. Com isso, carrega para si os amigos (são muitos), e também seus desafetos (que estão na mesma proporção). Gilmar Mendes, como presidente do TSE e integrante da 2ª turma (onde corre a Lava Jato), é importante? Indubitavelmente que é. E muito. Além disso é um excelente ministro. Mas da maneira ostensiva como o presidente faz, dando-lhe nomeações em vários órgãos (CNJ, AGU, Antaq, estatais, etc), e só ele como interlocutor, cria um ranço desnecessário. A ministra presidente do STF está que não se aguenta de raiva. De fato, foi institucionalmente escanteada. O relator da Lava Jato faz estripulias jurídicas para evitar sua influência (v. duas migalha abaixo). Isso para ficarmos "só" nestes dois exemplos nefastos dessa (im)postura.

De olho nas horas

Justificando a frase de abertura deste informativo, quando um parente nosso está com algum problema de saúde, e com um diagnóstico qualquer, em geral orientamos que ele procure outro profissional para ter a famosa "segunda opinião". O presidente da República, quando se lembrar que isso é importante, pode vir a estar desenganado. E aí vai ver que o doutor está cuidando de um paciente mais salutífero. Ou ele acha, sinceramente, que o médico lhe faz aviamentos pelos belos olhos? A propósito de Hipócrates, não sejamos hipócritas.

Ao cárcere

Se pudéssemos apostar, diríamos que o ministro Fachin vai mandar prender uma leva nos próximos dias. Explicamos. Ontem, de maneira autoritária, Fachin matou vários HCs de presos da Lava Jato que tinham agravos regimentais pendentes discutindo a legalidade das famigeradas prisões provisórias. Ou seja, não deixou a turma julgar. Ou, em bom português, desmarcou novamente o encontro marcado que o ministro Gilmar Mendes tinha combinado com as prisões provisórias da República de Curitiba. Por que um ministro faz isso? Melhor, por que ele fez isso? Quer nos parecer que o fez para não deixar a 2a turma soltar ninguém agora, porque ele vai começar a decretar prisões. E como ninguém foi solto antes, não seria depois de prender os políticos que os pares iriam começar a soltar. Com isso, S. Exa. tenta pressionar os colegas com a força da mídia. Triste modus operandi.

Mais um

Deputado Vander Loubet entra na lista de réus do STF por envolvimento na Lava Jato, acusado de um punhado de coisas. (Clique aqui)

Tempus fugit

Tal qual nos casos que o precederam, o julgamento do inquérito do deputado Loubet foi longo, tendo levado mais de três horas; ou seja, uma sessão inteira da 2ª turma do Supremo. Foram cinco sustentações orais (incluindo a do MPF), além de cerca de uma hora para que o relator, ministro Fachin, proferisse o voto concentrando-se na ementa (!). Quando chegou a vez dos ministros votarem, quase 18h, acompanharam o relator na íntegra sem grandes considerações. (Clique aqui)

Mais perdido que...

"Aparentemente chegamos a um modelo parlamentar de governo para fins de corrupção": a exceção quanto ao voto enxuto, é claro, foi do ministro Gilmar Mendes. Sem tratar propriamente dos fatos narrados na denúncia em análise, S. Exa. ressaltou a complexidade do tema – "o que explica o alongamento involuntário das sessões" – para adentrar, novamente, no assombro em relação ao esquema revelado na Lava Jato. O ministro Gilmar destacou que "não sabemos mais, sequer, que regime se instalou no Brasil", e também que "nessa embolada não podemos decidir segundo o clamor das ruas, até porque isso é antinomia ao Estado de Direito". (Clique aqui)

Homenagem

Declarações saudosas de apreço foram feitas ontem em memória do advogado Arnaldo Malheiros Filho, falecido em maio do ano passado (clique aqui). Patrono inicial da defesa de um dos acusados, o causídico foi substituído na tribuna por José Carlos Dias, que fez questão do registro. Quando foram votar, os ministros aderiram à justa homenagem. O decano Celso de Mello afirmou que Malheiros "foi um grande advogado e merece todo o respeito da Corte".

Homenagem - II

Este vibrante matutino, que teve a honra de ter o festejado Arnaldo Malheiros Filho como apoiador e amigo, adere às homenagens. Sentimo-nos órfãos de suas mensagens sempre e sempre valiosas.

Será que ele é?

Caixa 2 não é propina? Claro que não, mas é conduta tão reprovável quanto do ponto de vista penal. Eleitoral, então, nem se fala. A punição para o político que pratica ou praticou caixa 2 deve ser dupla: pecuniária e, no mínimo, o banimento da vida pública. E nem se venha, como vem fazendo o TSE, querer graduar os ilícitos. Vale lembrar antigo ditado segundo o qual é pelo dedo que se conhece o gigante.

Repatriação

Senado aprova novo prazo para repatriação de recursos. O texto segue agora para sanção presidencial. (Clique aqui)

Quórum baixo

Causou rebuliço um dos primeiros processos chamados para julgamento na sessão extraordinária da Corte Especial do STJ na manhã de hoje. Em pauta, um conflito de competência entre a 1ª e a 2ª seção. O caso estava com pedido de vista ao ministro Raul. Quando começou a proferir o voto, o ministro Salomão indagou a Corte acerca da conveniência da continuidade do julgamento, uma vez que o quórum estava baixíssimo: sete ministros presentes, sendo que um deles, o relator do conflito (ministro Humberto Martins), já havia proferido voto. Acontece que o ministro Humberto se ausentaria logo mais, e não queria ver o caso ser julgado sem sua presença. A presidente, ministra Laurita, não demonstrou muita vontade de adiar o feito para o fim da manhã, ainda mais que "a convocação extraordinária foi para julgarmos os pedidos de vista"; disse que preferiria, assim, que o ministro Raul proferisse o voto. Ao que o ministro Salomão adiantou, então, que na sequência pediria vista.

Lista suja

O ministro Alberto Bresciani, do TST, deferiu pedido do MPT para restabelecer decisão que determinou a publicação do cadastro de empregadores que respondem a processo por indício de submissão de trabalhadores a condições análogas à de escravo. A liminar, deferida em MS, torna sem efeito a decisão da presidência do TST, que havia concedido, a pedido da União, efeito suspensivo à decisão do TRT (clique aqui). (MS 3351-63.2017.5.00.0000)

Big Brother is watching you

Em período de declaração do IR, a Receita Federal emitiu nota informando que os auditores fiscais analisam informações de redes sociais dos contribuintes para fins de fiscalização. Nos exemplos citados, casos de identificação de laranjas e até mesmo um filho que "fala sobre viagens caras e bens do pai que serviram de subsídio para fiscalização e garantia dos créditos tributários".

Combinado pelo Whats?

A 6ª turma do TST manteve decisão que afastou a justa causa aplicada a um auxiliar de logística acusado de combinar com colegas falta coletiva ao trabalho num grupo do aplicativo WhatsApp. O colegiado entendeu que não ficou comprovada a sua participação na armação. (Clique aqui)

Serviço mal feito

Um casal será indenizado em R$ 30 mil após esperar mais de 3 anos para receber suas fotos e vídeo do casamento. A decisão é da juíza de Direito Substituta Débora Demarchi Mendes de Melo, da 1ª vara Cível de Curitiba/PR, que condenou a empresa de foto e filmagem pela demora. O escritório Ferreira da Rocha Advogados representou o casal na causa. (Clique aqui)

____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Processo e Procedimento

Na coluna de hoje, o advogado Guilherme Pupe da Nóbrega trata da ação de improbidade e julgamento antecipado do mérito com base em provas colhidas em procedimento preliminar. (Clique aqui)

Norma Kyriakos - Homenagem

"Era intransigente, mas tinha um aguçado senso do certo e do errado, do justo e do injusto." É o que comenta o advogado Antônio Claudio Mariz de Oliveira, da Advocacia Mariz de Oliveira, ao prestar uma saudosa homenagem à advogada Norma Kyriakos, que faleceu no último dia 11. (Clique aqui)

Reforma da Previdência, uma catástrofe social?

O advogado Vítor Santos Godoi, do escritório Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados, analisa as principais mudanças trazidas pelo projeto da Reforma da Previdência e seus impactos na sociedade. O autor considera que o atual projeto nada mais é que "uma forma de prejudicar os trabalhadores e ignorar todos os conceitos de proteção social projetados em nossa legislação" e complementa que "ou damos dinheiro para a subsistência básica ou deixamos de aposentar". (Clique aqui)

Parcelamento judicial depois do CPC

Como se sabe, o CPC extinguiu a possibilidade do parcelamento do débito judicial na fase de cumprimento de sentença. Mas como fica a aplicação do parcelamento judicial na esfera trabalhista? A advogada Júlia Meirelles, da Advocacia Hamilton de Oliveira, responde a questão. (Clique aqui)

____________

Gramatigalhas

O leitor Paulo Roberto Martins envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Prezado professor, no serviço público, com frequência, tenho lido documentos (normalmente avisos) onde, próximo à assinatura do chefe, consta: ´Chefe - Visto´ e ´Chefe - Vista´. A mim me parece que, ao assinar, a autoridade deu um ´visto´, mas não uma ´vista´. Obrigado."

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, então clique aqui.

____________

Enfrentando o networking

Você sabe como enfrentar o medo na realização de networking em eventos corporativos? As advogadas Ana Barros e Maria Olívia Machado, coaches da Thelema Coaching para Advogados, listam dicas utilizando as estratégias corretas para o networking. (Clique aqui)

Planejamento anual

O project owner Luciano Martins (SAJ ADV - Software Jurídico) aborda como o software jurídico ajuda no planejamento anual do escritório. (Clique aqui)

Dia do consumidor

Problemas de consumo estão no topo dos assuntos mais demandados no Judiciário. Mas, de acordo com o advogado Raphael Ramos (Nelson Wilians & Advogados Associados), muitos desses problemas são semelhantes e de fácil resolução. Nestes casos, ele aponta que a conciliação pode ser o instrumento mais célere e acessível para resolver o problema. A negociação pode, inclusive, ser feita pela internet, em câmaras de conciliação on-line como a Vamos Conciliar. (Clique aqui)

Radar CPC

A Advocacia Fontes Advogados Associados S/S lançou ontem a 5ª edição do informativo "Radar do Código de Processo Civil". Como título desta edição, o questionamento "É cabível agravo de instrumento nos juizados especiais cíveis em fase de cumprimento de sentença?". O informativo foi escrito pelo advogado da banca Diego Octávio da Costa Moreira, em parceria com Mirella Bittencourt de Andrade e Eduardo Dumoncel Martins (Dumoncel & Bittencourt Advocacia). (Clique aqui)

Meio de campo

O advogado e presidente do MDA, Rodrigo R. Monteiro de Castro trata do anteprojeto de lei geral do esporte brasileiro e sua ligação com o futebol. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

$$$

Emissora americana revela declaração do IR de Trump de 2005. (MI – clique aqui)

Commom law

A advogada Rita de Cássia Carvalho Lopes (Carvalho Lopes Advogados) trata das eventuais influências do commom law no sistema jurídico brasileiro. (MI – clique aqui)

Estas e outras no Migalhas Internacional de hoje. (Clique aqui)

_____________

Evento - Compliance

Segunda-feira, 20 de março, Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej - "Compliance". (Clique aqui)

_____________

Amplie seus contatos

Não perca tempo e aumente a sua rede de contatos desde já. Cadastre-se na seção Correspondentes e deixe o seu contato disponível para a prestação de serviços jurídicos! (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

Presente no Catálogo de Escritórios há dez anos, o escritório Centeville, Zocchio e Advogados Associados, de São Paulo/SP, está em novo endereço na capital paulista: alameda Santos, nº 880 – Cj. 51, Cerqueira Cesar, CEP: 01418-002. Veja o portfólio virtual da banca. (Clique aqui)

WhatsApp Migalhas

Mantenha-se informado antes de todos: WhatsApp Migalhas! Você recebe o informativo diário, em primeira mão, com as melhores notícias, além de vídeos exclusivos. São apenas dois passos: adicione +55 16 98150-4371; mande um whats com a palavra "mig". A partir daí seu número será cadastrado.

_____________

Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito:

  • IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional

O IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em dezembro de 1992 com o objetivo de promover a realização de pesquisas, estudos e debates sobre temas relacionados à defesa da concorrência, comércio internacional e consumo. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas.

_____________

Baú migalheiro

Há 157 anos, no dia 15 de março de 1860, faleceu o padre José Martiniano de Alencar. Foi senador pela província do CE de 1832 até sua morte. Foi presidente da província por duas vezes. É o pai do escritor José de Alencar e do diplomata Leonel Martiniano de Alencar. Nasceu no Crato e era filho da revolucionária pernambucana Bárbara de Alencar. (Compartilhe)

Sorteio

A obra "Diferentes, mas Iguais" (Lumen Juris – 473p.), coordenada por Carolina Valença Ferraz, Glauber Salomão Leite, José Emílio Medauar Ommati e Paulo Roberto Vecchiati, e com a colaboração do advogado Francis Ted Fernandes, analisa a decisão do STF que reconheceu o status jurídico-familiar das uniões homoafetivas. O coautor oferece ao leitor migalheiro seu exemplar. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, a Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas recebe o advogado brasiliense e sócio do escritório Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria, Ronaldo Tolentino, para uma oficina de redação de acordo com o novo CPC, em BH. A oficina será um bate papo com os advogados da capital mineira, onde o tema principal será a experiência que teve como advogado militante do TST, e as exigências do órgão sobre o Recurso de Revista.

Cândida Ribeiro Caffé, sócia do escritório Dannemann Siemsen Advogados, modera o painel "Segredos & know-hown: como protegê-los na modernidade?", no "V Latin America Regional Meeting", organizado pela Associação Brasileira dos Executivos de Licenciamento - LES Brasil, amanhã, no Hotel Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema Managed by Sofitel, no RJ. Cândida Ribeiro Caffé estará na qualidade de presidente da Associação Brasileira dos Executivos de Licenciamento - LES Brasil. (Clique aqui)

Os advogados do Souza Cescon Advogados, Carlos Augusto Junqueira e Darkson Galvão, farão recomendações sobre atualidades da organização de AGO´s, indicações e responsabilidades dos Conselheiros de Administração, durante o workshop "Assembleia de Acionistas", que acontece dia 16/3, em SP, e 23/3, no RJ. O encontro é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever gratuitamente, basta enviar e-mail. (Clique aqui)

Sócio de Lobo & Ibeas Advogados, Virgílio Borba participa como expositor do evento "Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Brasileiro", dia 22/3, organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral – ABPM. Virgílio falará sobre o tema "Reformas necessárias ao setor para agilizar e incentivar a Exploração e a Mineração". (Clique aqui)

No ano de 2016, a Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/MA ficou entre as cinco mais destacadas pelos trabalhos realizados na promoção e visibilidade do setor aquaviário brasileiro. Como pontapé inicial, neste ano, a presidente da comissão Najla Buhatem Maluf, associada ao escritório Rachid Maluf Advocacia e Consultoria, abordará questões referentes à arbitragem marítima e portuária, como meios alternativos de resolução de litígios, considerando o novo CPC e a legislação vigente do órgão regulador. O evento será no dia 24/3, no 1º Seminário do Lítero Português, em São Luís/MA. Inscrições pelos telefones: (98) 98329 3831 e 3243-4188.

Rubens Tilkian, da banca Decoussau Tilkian Advogados, será coordenador do curso "Capacitação em Mediação - Seja você um mediador profissional", que tem início dia 27/4, em SP. (Clique aqui)

A Câmara de Comércio França-Brasil realiza o "Curso de Mediação Corporativa", em SP e RJ, para profissionais que tenham interesse neste campo de resolução de conflitos e advogados que queiram acrescentar novos serviços às suas práticas profissionais. Em SP, as aulas acontecem entre 27 e 31/3, com avaliação final nos dias 3 e 4/4. No RJ, o curso será realizado entre os dias 5 e 11/4, com avaliação final nos dias 12 e 13/4. O curso conta com a coordenação do professor Titular de Direito Constitucional da UERJ e Conselheiro Federal da OAB Carlos Roberto Siqueira Castro e será ministrado em português pelos professores certificados pelo CMAP, Ricardo Pérez Nuckel e Gary Birnberg.

A Comissão Especial de Arbitragem do Conselho Federal da OAB, em parceria com a UNISC e com a Escola Nacional da Advocacia, anuncia o lançamento da pós-graduação a distância em Arbitragem, que será coordena pelo advogado Joaquim de Paiva Muniz, da banca Trench, Rossi e Watanabe Advogados. (Clique aqui)

Nova diretoria

A nova diretoria da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo tomou posse, no último dia 13, em evento realizado no auditório da instituição. A cerimônia formalizou o professor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa como novo diretor da FDSBC pelos próximos dois anos, e o professor Hélcio Maciel França Madeira, como vice. (Clique aqui)

Simpósio Regional AASP

Na última sexta-feira, 10/3, o presidente da AASP, Marcelo von Adamek, e o superintendente Róger Morcelli estiveram em Araçatuba para divulgar e convidar autoridades locais, diretores e alunos das faculdades de Direito para a 11ª edição do "Simpósio Regional AASP", que se realizará no dia 24, no espaço Quarta Avenida (rua Duque de Caxias, 1.900). (Clique aqui)

85 anos

Com a mostra "A história da OAB/SP pelo olhar do Jornal do Advogado – Manchetes históricas", a OAB/SP dá início às comemorações de seus 85 anos de existência. No dia 20/3 na sede institucional, às 9h, será aberta a exposição que reúne 45 capas, escolhidas entre mais de 400 editadas ao longo dos 42 anos da publicação que foi criada em 1974. Informações: (11) 3291-4953. (Clique aqui)

Preparatório

O IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito realiza o curso "Preparatório para a 1ª etapa da OAB", aulas ao vivo com a resolução de exercícios, disponível em duas modalidades: gratuita e premium. Confira as datas das próximas aulas e inscreva-se. (Clique aqui)

Gestão Jurídica Corporativa

As modificações constantes no ambiente empresarial têm exigido do advogado corporativo práticas de gestão cada vez mais desenvolvidas e refinadas, tanto no próprio departamento jurídico, quanto junto aos mais diversos níveis da empresa. Nesse contexto, o gestor jurídico tem um desafio particular, pois sua formação acadêmica costuma oferecer pouquíssimo contato com conceitos de Gestão de Talentos, Análise Econômica do Direito, Planejamento Orçamentário, Indicadores de Desempenho, Análise de Demonstrações Financeiras, Técnicas de Comunicação, Relações Governamentais. Assim, o curso "Gestão Jurídica Corporativa", da LEC - Legal, Ethics & Compliance, proporcionará aos seus alunos a conceituação e, mais importante, a aplicação prática destas matérias no contexto do desafiante e competitivo mercado de trabalho atual. (Clique aqui)

Imposto de Renda

A FADISP vai realizar o projeto "Domine o Leão" com a participação de alunos para tirar dúvidas e orientar os contribuintes do Imposto de Renda. As orientações vão acontecer no mês de abril e são gratuitas. Confira os dias de atendimento. (Clique aqui)

Seminário

Coordenado pelo ministro Gilmar Mendes e o advogado Eugênio Pacelli, o seminário "A Constituição da República e os Direitos e Garantias Individuais no Processo", promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, tem como principal objetivo apresentar soluções constitucionalmente adequadas para as questões que permeiam a jurisprudência dos tribunais brasileiros, com a participação de renomados professores e juristas do país. O evento, que é gratuito e aberto ao público externo, acontece dias 27 e 28/4. (Clique aqui)

Procurador do trabalho

Após receber autorização no dia 1º/2 do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho, o concurso do MPT 2017 avançou nos preparativos para a abertura do edital para o cargo de procurador do trabalho. A instituição estabeleceu quem serão os membros da comissão organizadora responsável pelo certame. Estude com o IOB Concursos. (Clique aqui)

Novo CPC

A PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão realiza o curso de extensão online "O Novo Código de Processo Civil: Aspectos Práticos e Polêmicos", que oferece aulas teóricas, debates e análise de temas com a nova regularização. A metodologia do curso permite aos alunos se atualizarem sobre as novas normas e, após o término, estarão aptos a trazerem soluções na prática. (Clique aqui)

Previdenciário

Estão abertas as matrículas para o curso de extensão "Reforma da Previdência e Direito Previdenciário", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade da Gávea, às quartas e quintas-feiras, das 19 às 22h. (Clique aqui)

Simples Nacional

Acontece amanhã a aula 10 do curso "Simples Nacional – 2ª Edição". Nesta aula será analisado o processo administrativo fiscal e o processo judicial no Simples Nacional. As aulas acontecem no período vespertino, em SP, e são transmitidas online. O curso é promovido pela Escola Nacional de Direito, em parceria com a AFMS Eventos. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), via e-mail (clique aqui) ou presenciais.

Participe

A AASP promove o curso "Direito Empresarial Digital e Inovação" dias 22, 27 e 29/3; 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24 e 26/4; 3/5, em SP. (Clique aqui)

Inglês

Nos dias 28 e 29/4, o Forum Cebefi realiza o curso "Inglês Jurídico dos Contratos (Corporate Law)", em SP. (Clique aqui)

Empregados e empregadores

Acontece nesta quinta-feira a aula 10 do curso "LC 150/15 que regulamentou o Direito dos Empregados e Empregadores Domésticos – 4ª Edição". Nesta aula será analisado o fundo para a indenização compensatória em razão da perda do emprego sem justa causa ou por culpa do empregador. As aulas acontecem no período matutino, em SP, e são transmitidas online. O curso é promovido pela Escola Nacional de Direito, em parceria com a AFMS Eventos. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), via e-mail (clique aqui) ou presenciais.

Unidade Móvel AASP

Mais recente canal de comunicação entre a AASP e os associados, a Unidade Móvel da AASP retorna ao interior do Estado no mês de março. Lançado no ano passado em Piracicaba, o projeto itinerante oferecerá suporte profissional e apoio aos advogados das cidades de Tatuí, Botucatu, Bauru, Birigui, Andradina e Araçatuba. (Clique aqui)

Premiado

Sorteio de obra : O advogado Gustavo Roncem de Lima, de Chopinzinho/PR, faturou a obra "Curso de Direito Tributário Brasileiro" (Forense – 15ª ed. – 856p.), de Sacha Calmon Navarro Coêlho. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Itatim
BA/Itiruçu
BA/Maracás
BA/Riachão das Neves
CE/Deputado Irapuan Pinheiro
MA/Humberto de Campos
PA/Porto de Moz
PR/Alvorada do Sul
PR/Antonina
PR/São Jerônimo da Serra
RN/Alto do Rodrigues
RN/Jucurutu
SC/Fraiburgo
SC/Itá
SP/Holambra
SP/Pardinho

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Senators In G.O.P. Suggest Changes For Health Bill"

The Washington Post - EUA

"Trump allies call Ryan´s bill ´a trap´"

Le Monde - França

"Europe: les entreprises peuvent interdire le voile sous conditions"

Corriere Della Sera - Itália

"Voucher, un decreto anti voto"

Le Figaro - França

"Royaume-Uni, Pays-Bas: les fractures de l´Europe"

Clarín - Argentina

"Baja la adhesión al paro docente en Provincia y hay dividión entre los gremios"

El País – Espanha

"Vivienda sindical: fiscal pide prisión por estafa"

Público - Portugal

"Sete acordos para troca de informação ficaram na gaveta"

Die Welt - Alemanha

"Maas droht Facebook und Twitter mit Millionen-Bußen"

The Guardian - Inglaterra

"SNP tells May: there is still time for a deal "

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Janot pede investigação de Lula, Dilma e 5 ministros de Temer"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Lista de Janot inclui 5 ministros de Temer, além de Lula e Aécio"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lista de Janot inclui Lula, Dilma Aécio, Serra..."

Estado de Minas - Minas Gerais

"Eles vão ter tempo de sobra para se preocupar"

Correio Braziliense - Brasília

"Depois do tsunami da Odebrecht, o juízo final"

Gazeta do Povo - Paraná

"Nova lista de Janot cita Lula, Dilma, Aécio e cinco ministros de Temer"

Zero Hora - Porto Alegre

"A segunda lista"

O Povo - Ceará

"A lista que assombra a política"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"´Oportunidade de depuração do processo político´"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Google
· JBS
· McDonald´s
· MercadoLivre
· Souza Cruz
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Cosan

Escritórios :

· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão – Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Favetti & Toledo Sociedade de Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Fernandes e Moraes Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· FSSG - Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Katzwinkel & Advogados Associados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lara Lorena Ferreira Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lodovico Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· LTSA Advogados
· Lucia Mugayar Advocacia, Consultoria e Mediação
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pereira Pulici Advogados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados

· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis Mundim Sociedade de Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
·
Sheldrick & Co
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vieira, Cruz Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier, Arruda Alvim, Aragão, Lins, Sato e Vasconcelos – Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· ACMA Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S

· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· Aidar Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Asfor, Gomes de Matos Advogados Associados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Battaglia, Lourenzon & Pedrosa Advogados Associados
· Bella Martinez Advogados
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes & Thronicke Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira Pires, Fortini e Rossi e Sejas Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen – Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto de Mediação Luiz Flávio Gomes
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal – IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· It Press Comunicação
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/RO - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rondônia
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· SAJ ADV - Software Jurídico
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Trevisan Escola de Negócios
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Conserto Consultoria
· ContabilON
· Damásio Educacional
· DCMS Estratégia Jurídica
· DocWise
· Editora Almedina Brasil
· Editora Del Rey
· Editora JH Mizuno
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas