Quinta-feira, 16 de agosto de 2018

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 4.286

Terça-feira, 30 de janeiro de 2018 - Migalhas nº 4.286 - Fechamento às 10h26.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador:

  • Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados

(Clique aqui)

____________
_______

"Todo mundo é fascinado por estrela cadente. Ninguém por estrela caída."

Millôr Fernandes

Prisão em 2ª instância

Em jantar com empresários e jornalistas (?) no conhecido restaurante Piantella, em Brasília, Cármen Lúcia afirmou que revisar o início da execução penal após condenação em 2ª instância por causa da condenação de Lula é "apequenar muito o Supremo".

Manda quem pode

Editorial de O Globo - que é quem define as coisas no âmbito Cármen Lúcia - avisa que "é casuísmo STF voltar agora ao tema da segunda instância".

Qual o futuro da execução antecipada?

No início do mês, este vibrante matutino da mídia jurídica relembrou o status da questão da prisão após condenação em 2ª instância no Supremo. Na ocasião, já afirmávamos que a ministra Cármen não iria mexer neste vespeiro e que a tarefa, provavelmente, deve ser empreendida pelo ministro Toffoli, que assume o comando da Casa no 2º semestre e que é autor de um voto intermediário. (Clique aqui)

??????????

A jornalista Mônica Bergamo diz em sua coluna que o "STF mandou recado ao PT: se alguma chance existe de a Corte soltar Lula caso ele seja preso, ela pode desaparecer caso a legenda suba o tom de suas críticas contra o Judiciário". Ora, ora. Se a fonte da jornalista fez tal bravata (e pelas notas acima ela se denuncia), vamos e venhamos, isso não condiz com a postura sobranceira e altiva que tem, ou deveria ter, o Judiciário. Para quem não sabe, o Supremo não manda recado pra ninguém. Triste fim de mandato esse.

Cigarro

Quinta-feira, 1º de fevereiro, o plenário do STF reúne-se em sessão extraordinária. Na pauta, a ADIn 4.874, uma polêmica e sensível disputa entre a CNI e a Anvisa que pode ter grandes consequências. Entenda o caso. (Clique aqui)

Na mira do tempo

Durante o julgamento de Lula, o revisor da ação, Leandro Paulsen, anotou que, por ironia do destino, ele estava sendo capitulado por leis que assinou como presidente. (Clique aqui)

Medidas

Durante o governo petista, muitas medidas foram criadas para combater a corrupção. A lei da ficha limpa, a implementação do portal da transparência e a famigerada reforma que "iria abrir a caixa-preta do Judiciário", segundo as palavras do próprio ex-presidente, foram algumas delas. Relembre. (Clique aqui)

Direito de ficar calado

O MDA - Movimento de Defesa da Advocacia publicou nota em que externa "enorme preocupação" sobre manifestações para inibir o livre exercício da advocacia. A nota veio após ataques sofridos pelo advogado Alberto Zacarias Toron de um procurador durante audiência realizada na 13ª vara Federal de Curitiba, porque o réu, orientado pelo advogado, optou por não responder as perguntas do MPF. O texto destaca que o advogado é instrumento da democracia e de sua preservação. Veja a nota. (Clique aqui)

Réu não ajudou a acusação

Essa história de os juízes quererem punir os réus por não terem respondido as perguntas do parquet está se transformando numa onda; autoritária onda. Vejam o que disse o juízo da 1ª vara criminal de Brasília, recentemente numa decisão:

"Os réus comportaram-se de forma orquestrada. Ainda que parte tenha sido interrogada por precatória, de forma uníssona responderam às perguntas do Juízo, mas recusaram-se a responder ao MP, sob diversas alegações. E, logo após, prontificavam-se a responder as perguntas das demais defesas. Além de tal conduta, também trouxeram um roteiro didático a ser seguido em seus interrogatórios, como que conduzir o Juízo para o que lhes interessavam. Inobstante tal conduta, foi-lhes garantida a ampla defesa, mas que fique claro que, com esta conduta, não foi exercido o direito ao silêncio. Ao contrário, os réus deixaram de colaborar com o processo, pois se esqueceram de que o detentor do monopólio da persecução penal é o Estado, sendo o MP o dono apenas da ação penal, tido por alguns doutrinadores como o "magistrado da iniciativa das provas". Assim, a recusa dos réus desequilibrou os instrumentos processuais em benefício da defesa e configurou uma tentativa, novamente, de prejudicar o Estado, e não o MP."

Só pode ser piada um juiz dizer que os réus tentaram "conduzir o Juízo para o que lhes interessavam". Ora, o que queria S. Exa.? Tem horas que é melhor ser cego do que ler tamanha abobrinha.

(Compartilhe)

_____________

Auxílio-moradia

No Twitter, Marcelo Bretas justificou o recebimento do auxílio-moradia, mesmo o CNJ proibindo o pagamento do benefício para casais formados por juízes: "Pois é, tenho esse ´estranho´ hábito. Sempre que penso ter direito a algo eu VOU À JUSTIÇA e peço." (Clique aqui)

Todos, menos ele

O inciso IV do art. 3º da resolução do CNJ (199/14) é claro ao dizer que o magistrado não tem direito ao auxílio-moradia se na residência outra pessoa receber a mesma vantagem. Todavia, o magistrado Bretas, achando que a lei não é para todos, resolveu ir ao Judiciário buscar o seu caraminguá. E dá-lhe moralidade.

Bretas - Auxílio-moradia

Por meio de nota, Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo defendeu o juiz Marcelo Bretas, destacando que não há ilegalidade no recebimento e que questionamentos são parte de constante campanha para tentar desmoralizar magistrados. "A quem interessa essa campanha?". Veja a nota. (Clique aqui)

Fonte

Um procurador da AGU é o responsável por pedido de informações que revelou que o juiz Marcelo Bretas recebe auxílio-moradia mesmo sendo casado com uma juíza também destinatária do benefício, prática vedada pelo CNJ. Carlos André Studart Pereira disse que ficou curioso ao ouvir do juiz, no programa do Bial, que era casado com uma magistrada. Moral da história: quem manda se deslumbrar com o plim plim... (Clique aqui)

Extradição

Transitou em julgado o processo de extradição para o Brasil de Raul Schmidt, que chegou a ser preso em março de 2016 na primeira fase internacional da operação Lava Jato. A Justiça portuguesa negou os recursos do brasileiro, neste mês, e determinou que a extradição seja executada, conforme acórdão de dezembro de 2016. Ele é investigado pelo pagamento de propinas aos ex-diretores da Petrobras. Advogado de defesa, Kakay afirma que, em janeiro deste ano, o Estado Português reconheceu a Raul o direito de ser um cidadão português originário e, sendo assim, a extradição "encontra óbice intransponível na Constituição Brasileira". (Clique aqui)

Incompatível com a CF

JF/SP deferiu liminar para impedir que a PGFN promova, com base na lei 13.606/18, o bloqueio de bens de uma empresa sem autorização judicial, devido a débito inscrito em dívida ativa. De acordo com o juiz Paulo Cezar Duran, da 21ª vara Federal de SP, o legislador incorreu em absoluta afronta aos princípios da separação dos poderes ao introduzir um direito de o órgão de administração tributária do Executivo tornar indisponíveis os bens de contribuinte inadimplente. (Clique aqui)

Eletrobras

PDT ajuíza ADIn no STF para questionar o dispositivo da MP 814/17 – que autoriza a privatização da Eletrobras – sob o argumento de que a Constituição veda a adoção de MP na regulamentação do setor elétrico. A relatoria é da ministra Rosa. (Clique aqui)

Por Whats, não

Faculdade deve instaurar processo administrativo para correção de histórico escolar e de certificado de conclusão de curso em Direito. O juiz Federal Silvio Luis Ferreira da Rocha, do TRF da 3ª região, entendeu que correção de ofício via WhatsApp "evidencia afronta aos princípios do devido processo legal, do contraditório, da ampla defesa, da razoabilidade e da proporcionalidade, que deveriam ser observados por meio de processo administrativo". (Clique aqui)

Apps de transporte

Justiça de BH suspendeu liminarmente o decreto que regulamentou o uso de aplicativos de transporte como o Uber e o Cabify. Dentre outras disposições, o decreto estabelecia a necessidade de prévia autorização da BH Trans para prestação dos serviços. De acordo com a decisão, ao impor obrigações diversas daquelas previstas na lei de mobilidade urbana, o decreto infringiu o processo legislativo. O MS foi impetrado por um vereador da cidade, representado pelo escritório Machado, Retes & Carvalho Advogados Associados. (Clique aqui)

Exclusão de astreintes

Obrigação impossível pode justificar exclusão de astreintes. Sob este entendimento, a 3ª turma do STJ deu provimento a um recurso do Santander para que o juízo de origem analise se houve justa causa no descumprimento da obrigação de transferir imediatamente ações a um cliente. O fato gerou multa cominatória superior a R$ 2 milhões. Segundo o banco, a obrigação não podia ser cumprida, razão pela qual não são devidas as astreintes. (Clique aqui)

Falência

Confusão patrimonial e desvio de finalidade justificam extensão de falência a empresa controlada. A decisão é da Justiça de MT, ao estender os efeitos da falência da massa falida da empresa Olvepar S.A. à Olvepar Alimentos. A juíza de Direito Anglizey Solivan de Oliveira, de Cuiabá, considerou que "o Poder Judiciário precisa coibir a prática de abuso de personalidade jurídica dos atos exercidos no âmbito dos grupos econômicos", e por isso aplicou a teoria da desconsideração da personalidade jurídica nas sociedades, reconhecendo que integram o mesmo grupo. (Clique aqui)

Carf

Portarias publicadas ontem no DOU trazem designações para o CARF. Cristiane Silva Costa exercerá o cargo de vice-presidente do Conselho e da 1ª seção; Rita Eliza Reis da Costa Bacchieri será vice-presidente da 2ª seção; e Demes Brito exercerá o encargo de vice-presidente da 3ª seção do Conselho.

Eleições 2018

Vice-procurador-Geral Eleitoral, Humberto Jacques enviou ao TSE parecer favorável à possibilidade de as candidaturas de homens e mulheres transgêneros e travestis serem contabilizadas nas cotas de gênero nas eleições. No documento, ele também defende o uso do nome social para a identificação desses candidatos nas urnas. (Clique aqui)

Up grade

Record e Rodrigo Faro devem indenizar um participante do quadro "Arruma Meu Marido", exibido no programa Melhor do Brasil, por tortura. O homem foi submetido a uma cirurgia para retirada de 12 dentes, o que causou grandes transtornos. Para o juiz de Direito Yale Sabo Mendes, da 7ª vara Cível de Cuiabá/MT, "a preocupação era com o programa da TV e o pouco tempo que dispunham para deixar ´aparentemente´ arrumados os dentes do autor, não se preocupando se estavam mutilando-o, causando dor e humilhando-o." (Clique aqui)

Deveres e obrigações

Estado não é obrigado a pagar participação nos resultados a servidor. O entendimento é do juiz de Direito Juan Paulo Haye Biazevic, de Vinhedo/SP, que negou pedido de agente fiscal que pleiteava a gratificação por considerar a meta estipulada inalcançável. "É dever de todo servidor público trabalhar com afinco para cumprir seus deveres corretamente." (Clique aqui)

Má-fé

O autor de um processo contra a Nextel e seus advogados foram condenados a pagar, solidariamente, multa de R$ 2 mil por litigância de má-fé. De acordo com a decisão do 2º Juizado Especial Cível do Rio, a ação foi ajuizada para questionar inclusão indevida do nome do autor em cadastros restritivos de crédito, contudo, ficou comprovada a contratação dos serviços e o inadimplemento das faturas. O advogado Vinicius da Silva Vidal, do Siqueira Castro Advogados, defendeu a empresa no caso. (Clique aqui)

Meia-entrada

Órgão Especial do TJ/RJ considera inconstitucional lei carioca que garantia meia-entrada a professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro em cinemas, espetáculos e eventos culturais. (Clique aqui)

Problemas técnicos

OAB/RJ ajuíza ACP contra o Banco do Brasil na qual pleiteia a condenação da instituição por danos morais coletivos contra a advocacia. Na ação, a seccional alega que falhas técnicas ocorridas no sistema do banco no fim de 2017 impediram diversos advogados de receberem mandados de pagamentos. (Clique aqui)

Porão do DOPS

MP/SP ajuíza ACP contra os responsáveis pelo bloco carnavalesco "Porão do DOPS 2018". Os promotores pedem a interrupção da divulgação do evento por conter elementos que fazem apologia aos crimes de tortura e às práticas de violência. (Clique aqui)

Escrito derradeiro

No "Baú migalheiro" de ontem, rememoramos a vida combativa de José do Patrocínio pela causa abolicionista. Muito bem pontuado por uma leitora deste poderoso rotativo, hoje completa 113 anos do derradeiro artigo do jornalista, no qual ele expressou seu respeito pelos animais. O escritor morreu como viveu: na labuta da imprensa pela liberdade. (Clique aqui)

Aniversário

Criada para facilitar o dia a dia dos advogados, a AASP - Associação dos Advogados de São Paulo celebra hoje 75 anos de sua fundação. A instituição conta com cerca de 90 mil associados em todo o território nacional. Oferece a seus associados mais de 50 produtos e serviços, e não por acaso é a maior associação de advogados da América Latina. Parceira deste nosso rotativo de tempos imemoriais, festejamos juntos a efeméride. (Clique aqui)

Novo Apoiador

Em continuidade a uma história iniciada há 60 anos, formado por profissionais com grande experiência e reconhecimento nacional e internacional, Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados é um escritório multidisciplinar que atua em perfeita integração, para garantir os melhores resultados aos clientes. Com escritórios em SP e Brasília, a banca é liderada por Mário Sérgio Duarte Garcia, Marcelo Terra, Mário de Barros Duarte Garcia e Luis Eduardo Serra Netto. Conta com equipe jurídica de 45 advogados reconhecidos em suas áreas de atuação, o que reflete a qualidade dos serviços. Aliando experiência, talento e coragem para inovar e aceitar grandes desafios, exerce o que há de melhor em soluções e orientações jurídicas. Agilidade, dedicação, eficiência e ética são as marcas e diferenciais, e possibilitam a prestação de serviços sofisticados e estratégicos em Direito Imobiliário, Registral e Notarial, Infraestrutura, Contencioso, Arbitragem, Trabalhista, Ambiental, Urbanístico, Empresarial, Contratual, Societário, Tributário, Compliance e Penal Empresarial. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.

_____________

Registralhas

Na coluna de hoje, Vitor Frederico Kümpel e Bruno de Ávila Borgarelli analisam um problema importante para o Direito Notarial-Registral: a base de cálculo do ITBI. (Clique aqui)

Recolhimento domiciliar

O advogado Thiago Sus Sobral de Almeida, do escritório Ibaneis Advocacia e Consultoria, traz breve reflexão acerca da aplicação da medida de "recolhimento domiciliar" a indivíduos sem condenação penal que respondem por crimes sem violência ou grave ameaça no Brasil. (Clique aqui)

Trabalho intermitente

No âmbito da MP 808/17, que alterou a reforma trabalhista, a advogada Fernanda Alves da Cruz Mauro (RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial) aborda as mudanças no trabalho intermitente. (Clique aqui)

Trabalho escravo

Os novos rumos do Ministério do Trabalho no enfrentamento do trabalho escravo são destacados pelo advogado Luiz Fernando Plens de Quevedo, do escritório Giamundo Neto Advogados. (Clique aqui)

Conflitos de interesses

A advogada Marianne Albers, da banca Felsberg Advogados, trata do prazo para o cumprimento do decreto estadual mineiro 47.334/17, por indústrias de medicamentos e de produtos para saúde, prorrogado para o dia 28/2/18. (Clique aqui)

Entrevista

Ives Gandra da Silva Martins, da Advocacia Gandra Martins, falou à revista ISTOÉ desta semana da importância da Lava Jato para o combate à corrupção no país e de recentes atropelos constitucionais promovidos pelo Judiciário e pelo MP. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores – Modesto Carvalhosa

"Em 13 de janeiro, Hélio Bicudo escreveu artigo no jornal O Globo – O imprescindível Modesto Carvalhosa. Aplaudi e assino embaixo, o entusiasmado elogio a essa figura pública digna de seguidores, principalmente os jovens, como inspiração pela seriedade, e antes de tudo a brasilidade, o amor ao Brasil, em todos os terrenos pisados. Convivo no plano jurídico, e recentemente estivemos juntos no famoso processo (Odebrecht x Graal) luta societária na Justiça baiana e no STJ, em torno de 20% do capital da Odebrecht, demanda falada como a maior na área societária. Não dormiu um dia, não descansou, viajou a Bahia, a Brasília, lutou, e ganhou. Transformou-se no grande mestre do Direito Societário. Não há questão, nessa área, sem o pensamento de Carvalhosa. Na vida pública foi o grande defensor do zoneamento urbano na cidade de São Paulo. Na criação do Parque Estadual da Serra do Mar. É um jovem, cheio de vida, de ideias, de Brasil, para alegria de todos, porque desses otimistas e lutadores precisa o Brasil." Roberto Rosas - escritório Rosas Advogados

_____________

Dica de leitura

Confira as novidades e promoções da Livraria Migalhas clicando aqui.

_____________

  • Migalhas mundo

A lista de Trump

EUA publicam lista de políticos russos ligados a Putin. (MI – clique aqui)

Conversão religiosa

Supremo Tribunal da Malásia estabelece que as conversões religiosas de menores devem ter o consentimento dos genitores. (MI – clique aqui)

Saúde

Estados de Nova York e Minnesota processam governo Trump por cortes na saúde. (MI – clique aqui)

Demissão

Na língua de Shakespeare, a advogada Maria Lucia Benhame, da banca Benhame Sociedade de Advogados, aborda a demissão obrigatória de um empregado com base em sua idade. (MI – clique aqui)

Sob nova direção

Telefônica reorganiza seu conselho de administração e nomeia Emilio Gayo como novo presidente da empresa. (LA - clique aqui)

____________

#MomentoMigalhas

Hoje é o último dia para concorrer a um box de Migalhinhas com 17 obras das melhores frases de grandes escritores. Não perca tempo e compartilhe em seu Instagram uma foto mostrando como Migalhas faz parte do seu dia com a #MomentoMigalhas. Boa sorte! (Clique aqui)

Networking

Aumente seu networking e suas chances de trabalho. Cadastre-se agora para ser um dos Correspondentes Migalhas. Ao final deste informativo, você confere as cidades onde há real demanda de profissionais para prestar serviço a escritórios ou departamentos jurídicos. (Clique aqui)

WhatsApp Migalhas

Para muito mais conteúdo no seu dia a dia basta estar cadastrado no WhatsApp Migalhas! Você recebe as notícias em primeira mão e direto em seu celular. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui e envie um whats com a palavra "mig".

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome dos ministros do STJ Benedito Gonçalves e Joel Ilan Paciornik, que assistem hoje às comemorações de seus aniversários. (Compartilhe)

Febre amarela

Uma parceria entre a OAB/RJ, a Secretaria Estadual de Saúde e a CAARJ garantiu, sem custo, doses únicas da vacina contra a febre amarela para imunizar a advocacia e os estagiários de Direito. Cabe salientar a importância da vacina para a categoria, que necessita se deslocar com muita frequência a diversos locais do Estado, alguns deles considerados de alto risco. Para se vacinar, basta apresentar a carteira da OAB/RJ. Confira as datas e locais da vacina. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 67 anos, no dia 30 de janeiro de 1951, a lei Federal 1.341/51 criou o Ministério Público da União, que se ramificava em Ministério Público Federal, Militar, Eleitoral e do Trabalho. O MPU pertencia ao Poder Executivo. Em 1981, a lei complementar 40 dispôs sobre o estatuto do MP, instituindo garantias, atribuições e vedações aos membros do órgão. Em 1985, a lei 7.347 ampliou consideravelmente a área de atuação do parquet. (Compartilhe)

Sorteio

Com a lei da reforma trabalhista e com o CPC/15, o advogado precisa de novas orientações e de uma visão prática para sua atuação forense trabalhista. Esse é o objetivo da obra "Prática Jurídica Trabalhista" (Atlas – 9ª edição – 673p.), de Jouberto de Quadros Pessoa Cavalcante e Francisco Ferreira Jorge Neto. O exemplar é oferta da editora. Participe. (Clique aqui)

Lançamento

Najla Buhatem Maluf, da banca Rachid Maluf Advocacia e Consultoria, em conjunto com o advogado Carlos Nina, tiveram artigo publicado em obra doutrinária lançada este mês, intitulada "Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro", organizada pela presidente da Câmara de Arbitragem Marítima e renomada autora, Eliane Octaviano Martins. O livro reúne diversos autores da área e contribui para a extensão da doutrina ainda escassa no país.

Migalhíssimas

Dia 7/2, às 9h, acontece no escritório Rosely Cruz Sociedade de Advogados, em SP, mais uma edição do evento "Como imigrar para os EUA por meio de investimento em franquia". (Clique aqui)

Em Vitória/ES, dia 26/2, Fábio Medina Osório, do escritório Medina Osório Advogados, apresenta a palestra "Corrupção e Ineficiência: a História da Improbidade", no evento "Diálogos sobre Integridade". (Clique aqui)

Compliance

Inspiração, aprendizado e networking de alto impacto são os pontos altos do "6º Congresso Internacional de Compliance", promovido pela LEC - Legal, Ethics & Compliance, de 8 a 10/5, em SP. O evento vai tratar dos novos desafios com os quais a área está envolvida, principalmente neste momento de maior maturidade e complexidade do compliance no Brasil. (Clique aqui)

Propriedade Industrial

Engenheiro e advogado, Alexandre Fukuda Yamashita será o coordenador de Patentes do "XXVI Curso de Treinamento em Propriedade Industrial", promovido pela ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, em SP, de 6/3 a 3/7. Concorra a uma vaga-cortesia (clique aqui). Inscrições abertas. Vagas limitadas. Informações por e-mail (clique aqui).

eSocial

Estão abertas as inscrições para o curso online "eSocial Versão 2.2 - Eliminando e Reduzindo Passivos Trabalhistas e Previdenciários", promovido pela Intelecto Soluções Inteligentes. Inscreva-se. (Clique aqui)

Direito Contratual

Estão abertas as inscrições para a especialização em "Direito Contratual", da PUC-SP. O curso habilita o profissional do Direito a identificar e operar o contrato nas diferentes dimensões contratuais, do âmbito privado – nas relações comerciais e civis, sob o viés empresarial -; no âmbito dos Direitos Difusos e da Sustentabilidade. (Clique aqui)

Pós-graduação

A FACAMP está com inscrições abertas para os cursos de especialização: "Direito do Trabalho"; "Direito Tributário"; "Direito Constitucional" e "Direito Processual Penal"; e de curta duração: "Compliance"; "Inovações do Direito Imobiliário" e "Processo Civil". Confira. O início das aulas será em março de 2018. (Clique aqui)

Reforma trabalhista

Em SP, dia 7/2, o Forum Cebefi promove o curso "Reforma Trabalhista - Aspectos Gerais (MP 808) Módulo I". Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Segurança e saúde

No dia 8/2, em SP, será realizado o curso "NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis (Básico)", promovido pela Vendrame Consultores. Participe! (Clique aqui)

Prática de audiências

A AASP oferece uma vaga-cortesia para o curso "Prática de Audiências", de 19 a 22/2, em SP. (Clique aqui)

Cursos

Confira os cursos promovidos pelo Cenofisco Centro de Capacitação Profissional e inscreva-se:

"eSocial Passo a Passo", dias 5 e 6/2, no RJ. (Clique aqui)
"Formação de Assistente Contábil (Conforme as Normas Contábeis e Fiscais)", dias 6 e 7/2, em SP.
(Clique aqui)
"Intensivo de Departamento Pessoal", dias 6 e 7/2, em SP.
(Clique aqui)
"ICMS - Atualização, Análise Prática e Tributação", dias 7 e 8/2, em SP.
(Clique aqui)

Ganhador

Sorteio de obra: A obra "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" (Letras Jurídicas – 293p.), de Alexandre Motta, sócio diretor da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico, vai para Vinicius Prates Fonseca, de Teodoro Sampaio/SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Manuel de Macedo
Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

BA/Sobradinho
GO/São Miguel do Araguaia
MA/São Bernardo
MG/Águas Vermelhas
PE/Camocim de São Félix
RS/Boa Vista do Buricá
SC/Apiúna
TO/Filadélfia

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Deputy At F.B.I., Chided By Trump, Leaves Abruptly"

The Washington Post - EUA

"Committee votes to release memo alleging FBI bias"

Corriere Della Sera - Itália

"«Cavie umane per il diesel»"

Le Figaro - França

"Premières embûches pour la présidence Macron"

Clarín - Argentina

"Macri: ´Lo que tiene que hacer Moyano es estar tranquilo e ir a la Justicia´"

El País - Espanha

"El Parlament prepara un nuevo choque institucional"

Público - Portugal

"Helicópteros de socorro Kamov estão impossibilitados de voar"

Die Welt - Alemanha

"Pisa-Studie: Chancen für sozial benachteiligte Schüler steigen"

The Guardian - Inglaterra

"German ambassador tells Brexiters: stop fixating on second world war"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Aumentam as aposentadorias por tempo de contribuição"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Governo tem defict de R$ 124 bilhões em 2017, dentro da meta"

O Globo - Rio de Janeiro

"Com carnaval na rua, Rio ainda não tem plano de segurança"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Juízes e MP pressionam para manter regalias"

Correio Braziliense - Brasília

"Moro ordena o leilão de tríplex atribuído a Lula"

Zero Hora - Porto Alegre

"Demolição com data incerta"

O Povo - Ceará

"Dias de violência extrema"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Moro manda a leilão triplex que seria de Lula"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· MercadoLivre
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Amil
· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald´s

Escritórios :

· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Patriota & Dantas Advogados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pereira Pulici Advogados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Piza Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· r. monteiro de castro advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados
· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Riedel de Figueiredo & Advogados Associados
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha Advocacia
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salgado Duarte Oliveira Sociedade de Advogados
· Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados
· Santos Santana Sociedade de Advogados
· Santoro Advogados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Starck de Moraes Sociedade de Advogados
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Valladão Sociedade de Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vivacqua Advogados
· Wald, Antunes, Vita, Longo e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zarif e Nonaka Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Murillo de Aragão
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Ubirajara Silveira
· Advocacia Velloso
· AFMS ATTORNEY & COUNSELOR AT LAW
· Aguiar Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alexandre K Jobim Advogados Associados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Andrade Maia Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci, Lanzellotti & Nunes Martorelli Sociedade de Advogados
· Baraldi Advocacia Empresarial
· Barbero Advogados
· Barboza Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha, Lopes e Freitas Advogados
· Battaglia & Pedrosa Advogados
· Benhame Sociedade de Advogados
· Berbigier Sociedade de Advogados
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil e Abramides Sociedade de Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bruno Freire Advogados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· C.Martins Advogados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cançado e Barreto Advocacia S/S
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido Costa & Cancio Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cenamo Junqueira Advogados Associados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cescon Barrieu Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Advogados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel Rubel Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Escudero & Ziebarth Advogados
· Espallargas, Gonzalez & Sampaio – Advogados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fabiano Mendes Advogados
· Fachin Advogados Associados
· FAGALI advocacia
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti Advogados
· Faragone Advogados Associados
· FAS Advogados - Focaccia, Amaral, Salvia, Pellon e Lamonica
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Fernandes e Moraes Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flexa, Vieites Novaes e Annes Dias Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fogaça, Moreti Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede Advogados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Giamundo Neto Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· GSG Advocacia
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· HSLAW
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· JBM Advogados
· João Vieira Neto Advocacia Criminal
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Korte e Korte Sociedade de Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lavítola Siqueira e Reina Sociedade de Advogados
· L. Farina Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno – Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lodovico Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos & Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Madrona Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Ogawa, Lazzerotti & Sobral Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Mingrone e Brandariz Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Montoro Fagundes e Brasil Vita Advogados Associados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen – Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· IMAS – Instituto Ministro Arnaldo Süssekind de Direito do Trabalho
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Sul-Americano de Pesquisa e Desenvolvimento – ISPED
· Instituto Vertus
· Instituto Victor Nunes Leal – IVNL
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LBE School
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Nativo Traduções
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Radar - Gestão para Advogados
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· Ribas Secco Escritório de Perícias
· RVC Consultores Tributários
· SAJ ADV - Software Jurídico
· Serpac Serviços Paralegais
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· TMK Treinamentos
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· Vendrame Consultores
· VFK Cursos Jurídicos
· YK Editora
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACT Promoção da Saúde
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· Aliança Traduções
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Aurum
· Aviso Urgente
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· BTS Informa
· CAD – Centro de Atualização em Direito
· CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cenofisco Centro de Capacitação Profissional
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU-IICS Escola de Direito
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· dcms Estratégia Jurídica
· DocWise
· EBRADI - Escola Brasileira de Direito
· Editora Del Rey
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· FADISP

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas