Quarta-feira, 25 de abril de 2018

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 4.319

Terça-feira, 20 de março de 2018 - Migalhas nº 4.319 - Fechamento às 8h46.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador:

  • Espaço LEX

(Clique aqui)
_________________
_____________

"O outono reina sobre os homens... / Até nos momentos de grande paz / Podemos ouvir / O ruído dos corpos abandonando a árvore..."

Paulo Bomfim
(Clique aqui)

Outono

A nova estação começa hoje, às 13h15.

Migalhas Clipping

A capa do "The Washington Post" falando de Marielle Franco: "From Rio official to global symbol". (Clique aqui)

HC coletivo - Prisão antecipada

Gilmar Mendes negou ontem HC coletivo que pedia a liberdade de todos os presos em 2ª instância. Para o ministro, as prisões não decorrem da não inclusão em pauta do plenário dos processos que discutem o tema, mas de decisões judiciais amparadas no entendimento. Ainda que a Corte esteja dividida, as prisões têm justa causa e é necessária a análise de cada caso, entendeu. Com a decisão, ficou prejudicada a análise da liminar. (Clique aqui)

Encontro

Os ministros do STF se reunirão hoje para discutir a prisão em 2ª instância. O encontro será no gabinete da presidente, ministra Cármen Lúcia, que vem sendo pressionada a pautar o tema.

Cronologia de uma novela

Irá o STF manter a possibilidade de execução provisória da pena a partir da decisão de 2º grau? O grande tema do momento exige uma breve incursão histórica. Tudo começou em fevereiro de 2016, em um HC de relatoria do saudoso ministro Teori: por 7 a 4, o plenário surpreendeu a todos com a mudança de jurisprudência, concluindo que a execução antecipada da pena não ofendia o princípio constitucional de presunção de inocência. Oito meses depois, em outubro daquele ano, julgando liminares em duas ADCs, manteve o posicionamento a favor da prisão, só que por 6 votos a 5 (a mudança deveu-se ao ministro Toffoli, que tinha em mente um voto médio permitindo a prisão apenas com a decisão do STJ). No mês seguinte, em novembro, a Corte reconheceu a repercussão geral e reafirmou a jurisprudência pela prisão, o que gerou efeito vinculante – efeito este que passou a valer para todo o Judiciário, à exceção dos próprios ministros do Supremo. Atualmente, pendem de julgamento de mérito as referidas ADCs, liberadas em dezembro pelo relator Marco Aurélio para inclusão na pauta.

Muito barulho por nada?

A rediscussão no STF sobre a execução provisória da pena já em 2º grau pode se revelar verdadeiro fogo de palha. Apesar de a expectativa ser de mudança de jurisprudência, a análise detida dos votos e entendimentos já proferidos aponta em sentido oposto. Vejamos. O ministro Toffoli tende a votar pela linha média, de aguardar a decisão do STJ para a execução, e deve ser seguido pelo Gilmar, que já deu esta dica (clique aqui). Contra a prisão, devem se manter os ministros Celso de Mello, Marco Aurélio e Lewandowski, porque entendem que o princípio constitucional da presunção de inocência não permite essa meia-boca. Os ministros Fachin, Barroso, Fux e Cármen Lúcia confirmarão os votos de 2016 a favor da execução antecipada (clique aqui). Já a ministra Rosa, que foi contra a alteração da então jurisprudência no julgamento de 2016, na aposta migalheira deve ser coerente com esse entendimento, qual seja, de não haver sucessivas mudanças jurisprudenciais, de modo que poderá manter o que foi decidido há dois anos. Por fim, o ministro Alexandre de Moraes votou em julgamentos na turma a favor da prisão. Nesse somatório, seriam 6 votos a favor da prisão em 2ª instância, 3 contrários, e 2 no meio-termo (STJ). Ou seja, confirmada essa previsão, pautar ou não as ADCs poderá ser irrelevante. Quem viver, verá.

A favor Depois do STJ Contra
Fachin Toffoli Lewandowski
Barroso Gilmar Marco Aurélio
Fux Celso de Mello
Cármen
Rosa
Moraes

(Compartilhe)

_________
______

Sadismo jurídico – I

Caso interessante mostra a pitada de sadismo que envolve os julgadores da Lava Jato, e que demonstra, às escâncaras, que o julgamento de 2ª instância pode ser de injustiça palmar, a justificar a grita de parte da comunidade jurídica. Veja, leitor, se não é aberrante. O réu João Claudio Genu recorre da sentença do juiz Moro que o condenou. No TRF da 4ª região, como costuma acontecer, sua pena é aumentada. O argumento para isso é que, no momento dos fatos pelos quais ele é condenado, Genu estaria sendo processado no mensalão (ou seja, um aumento da pena-base em virtude da personalidade). Há, no entanto, um detalhe: no mensalão, Genu não foi punido, pois houve reconhecimento de prescrição. De modo que esse argumento de aumento de pena cai por terra. Mas ainda há coisa pior: neste caso agora da Lava Jato, o MPF, no recurso à sentença de Moro, não pediu o aumento da pena. Ela foi, como se disse, exasperada por puro sadismo judicial. Como é óbvio que isso é impossível, pois se trata de um reformatio in pejus, estamos diante de um erro judicial causado pela decisão em 2º grau. (Compartilhe)

Sadismo jurídico – II

Aliás, nesta semana, durante o julgamento dos embargos infringentes de Genu, o procurador da República, de uma sensatez elogiável, e que merece ter seu nome mencionado, Ipojucan Corvello Borba, disse que o Judiciário estava tomando as vezes de acusador, porque estava colocando coisas no recurso acusatório que não estavam ali pedidas. Pasmem, leitores. O representante do parquet ainda esclarece que se fosse para a defesa (pois em benefício do réu) isso se aceitava. Mas no recurso da acusação os limites são os do recurso. E mais. Observando que no mensalão o resultado do réu foi a prescrição, o procurador da República atesta que o que se deu foi um processo de "resultado zero". Aliás, sobre este mesmo caso, quando julgou HC deste mesmíssimo réu, o ministro Toffoli, referindo-se a este argumento para o decreto prisional (ele ter respondido ao processo do mensalão), observou que ele era imprestável, pois o reconhecimento da prescrição tornou "um nada jurídico". O juiz Moro entendeu o recado do ministro Toffoli, assim como MPF, mas os desembargadores Federais deram de ombros. Aliás, fizeram com a cota do MPF – a qual atipicamente pedia provimento dos embargos – o mesmo que comumente fazem com os advogados: ignoraram solenemente. (Compartilhe)

Sucumbência ilegal

O juiz de Direito substituto André Rodrigues Nacagami, da 1ª vara Cível de Cidade Ocidental/GO, anulou um acordo judicial que permitia ao município transferir terrenos públicos a dois advogados como forma de pagamento de honorários sucumbenciais. Para o magistrado, a transferência de imóveis públicos na forma como foi feita aos requeridos é "flagrantemente ilegal e não pode admitir chancela do Poder Judiciário, sendo nula", já que viola os dispositivos da lei 8.666/93 – que trata das licitações e dos contratos da Administração Pública –, e configura "verdadeira usurpação do patrimônio público". (Clique aqui)

Justiça gratuita

O deferimento do pedido de justiça gratuita não retroage para isentar a parte do pagamento do custo do serviço do pedido administrativo de exibição de documentos. Entendimento consta em decisão do ministro Sanseverino, do STJ. (Clique aqui)

STJ - Súmula

A 3ª seção do STJ aprovou nova súmula sobre a apuração de ato infracional e aplicação de medida socioeducativa em relação a pessoa que atinge a maioridade. Veja o verbete aqui.

Trabalho escravo

Ministro Fachin nega seguimento a HC no qual a defesa do juiz Marcelo Costa Baldochi, do Maranhão, pretendia o trancamento da ação penal a que responde pela suposta prática do crime de reduzir alguém à condição análoga à de escravo. O magistrado foi denunciado pelo MP com base em relatório do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho. O TJ/MA absolveu o juiz sob o fundamento de ausência de tipicidade da conduta. Contudo, ao julgar recurso da acusação, STJ recebeu a denúncia e determinou o prosseguimento da ação penal. (Clique aqui)

Teje preso

O juiz do caso acima é o mesmo que, em 2014, deu voz de prisão à funcionária da TAM, quando perdeu um voo (clique aqui).

Chandon

A fabricante francesa de espumantes Champagne Moët & Chandon não conseguiu impedir que uma boate de Florianópolis/SC utilize o nome Chandon para nomear seu estabelecimento. Ao negar recurso especial interposto pela fabricante, a 4ª turma do STJ considerou que o uso das marcas não é capaz de gerar confusão aos consumidores "em razão da clara distinção entre as atividades realizadas por cada uma delas". A decisão foi unânime. (Clique aqui)

Nomeado

Publicada hoje no DOU a nomeação do advogado Paulo Henrique dos Santos Lucon, para exercer a função de membro da Comissão de Ética Pública, com mandato de três anos.

Caso Marielle

A procuradora-Geral, Raquel Dodge, designou cinco procuradores do MPF para acompanhar investigações dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes. A portaria foi assinada na sexta-feira. O pedido de federalização é um passo a ser avaliado. "Nossa expectativa é que isso não seja necessário, mas é preciso acompanhar, porque temos um país em que o nível de impunidade ainda é muito elevado", afirmou Dodge.

Direitos humanos

O juiz do Trabalho Hugo Melo Filho e a advogada Anjuli Tostes Faria abordam a criminalização e o extermínio dos defensores dos direitos humanos no Brasil. Para eles, o martírio de Marielle não será em vão. "Como já foi destacado por alguns jornalistas, há muito um assassinato não causa tanta revolta e indignação neste país, anestesiado por golpe de Estado, intervenção militar, violência policial seletiva, desmantelamento do aparato estatal de proteção aos direitos humanos e desconstrução dos direitos sociais, em tão curto espaço de tempo." (Clique aqui)

Digitalização

Em decisão monocrática, o conselheiro Rogério Soares do Nascimento, do CNJ, determinou que o TRF da 3ª região adote modelo híbrido de processamento nos feitos considerados de difícil digitalização. O pedido foi da OAB/SP, que questionou a resolução da Corte sobre a virtualização dos processos judiciais. (Clique aqui)

Reforma trabalhista: honorários periciais

Trabalhador só responde por honorários de perícias designadas após reforma trabalhista. Decisão é do juiz do Trabalho Ricardo Gurgel Noronha, da 1ª vara de Pedro Leopoldo/MG, ao determinar que a União arque com honorários periciais de trabalhador beneficiário da justiça gratuita que foi sucumbente na perícia. (Clique aqui)

Reforma trabalhista: segurança jurídica

Em entrevista à TV Migalhas, a advogada Maria Fernanda de Medeiros Redi afirma que a reforma trabalhista é positiva como forma de garantir a segurança jurídica no empreendedorismo. (Clique aqui)

Evento - Dois anos de vigência do CPC/15

Faltam poucos dias para você garantir sua vaga no seminário "As grandes questões dos dois primeiros anos de vigência do CPC/15", uma realização do Migalhas. É a chance de terminar o mês investindo em sua capacitação para atuar com o novel compêndio. O evento acontece dia 26 de março, no Hotel Tivoli São Paulo - Mofarrej, em SP. Não perca a chance de atualizar seus conhecimentos! Ao final do evento haverá o lançamento do livro "CPC na Prática". Os participantes ganharão um exemplar. Garanta agora sua vaga. (Clique aqui)

Lançamento

No próximo dia 26, a Editora Migalhas lança a obra "CPC na Prática", de autoria dos professores e colunistas migalheiros Elias Marques de M. Neto, André Pagani de Souza, Daniel Penteado de Castro e Rogerio Mollica. O livro conta com o prefácio da professora Teresa Arruda Alvim e apresentação de José Roberto dos Santos Bedaque. O evento será em SP, no Hotel Tivoli Mofarrej, às 18h30. (Clique aqui)

_____________

Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito:

  • Espaço LEX

Nos últimos anos, o conceito de ambiente compartilhado de trabalho ganhou espaço no Brasil. A ideia surgiu nos EUA para suprir a demanda de profissionais que desejavam fugir dos espaços tradicionais de trabalho. O Espaço LEX vai além. Ele foi criado para hospedar profissionais do Direito com a privacidade que a profissão exige, em salas desenhadas de modo a atender as peculiaridades dos profissionais da área. O Espaço LEX permite que advogados criem um senso de comunidade, onde podem se desenvolver profissionalmente, pessoalmente e financeiramente. Seja um jovem advogado, que ainda não tem a possibilidade de ter seu escritório particular, um adepto do home office, que precisa receber seus clientes em um ambiente mais profissional, ou simplesmente profissionais de outras cidades que necessitam da infraestrutura de um escritório longe de casa. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas.

_____________

Decifra$

Para o advogado e economista Francisco Petros, fatos como o assassinato de Marielle Franco são apenas mais uma peça a formar um mosaico ainda sem forma da crescente desordem social e política: "estamos na construção de um quadro como Guernica". (Clique aqui)

Insolvência em foco

Na coluna de hoje, o professor Alberto Camiña Moreira sustenta que somente o crédito tributário titularizado pelo Estado está excluído do processo de recuperação judicial e trata da submissão da multa administrativa ao processo. (Clique aqui)

Registralhas

Sob os holofotes do STF, a mudança de nome do transexual é o tema analisado por Vitor Frederico Kümpel e Giselle de Menezes Viana. (Clique aqui)

Arbitragem

No campo da arbitragem, o advogado Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, do escritório Duclerc Verçosa Advogados Associados, trata dos diferentes pontos de vista dos processualistas e "materialistas". (Clique aqui)

Fake news

Em ano eleitoral, o advogado Luiz Augusto Filizzola D’Urso, do escritório D´Urso e Borges Advogados Associados, chama a atenção para o combate às fake news. (Clique aqui)

ITCD

O advogado Gustavo Pires Maia da Silva, do escritório Homero Costa Advogados, fala da não incidência do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de bens recebidos por herança ou doação localizados no exterior. (Clique aqui)

eSocial

Recentemente editada pelo Comitê Gestor do e-Social, a resolução 13/18, que atualiza versões de layout e manual de orientação do sistema, é abordada pelas advogadas Priscilla Carbone e Fernanda Ferraz, do escritório Madrona Advogados. (Clique aqui)

Bicicletas compartilhadas

Tratando de meios alternativos de mobilidade, os advogados Caio Scheunemann Longhi e Marília Crivelaro, do escritório De Vivo, Whitaker e Castro Advogados, explicam os benefícios das bicicletas compartilhadas e os desafios da regulação. (Clique aqui)

Advogado de sucesso

A coach Maria Olívia Machado, advogada da Thelema Coaching para Advogados, dá dicas de como impulsionar a carreira jurídica. (Clique aqui)

Migalhas Bioéticas

A advogada Thais Maia, no vídeo de hoje, fala da responsabilidade civil do paciente. (Clique aqui)

Contribuição sindical compulsória

O MPT indeferiu pedido de instauração de inquérito contra um sindicato de engenheiros do Pará, que resolveu cobrar a contribuição sindical após decisão tomada em assembleia geral. O advogado Rodrigo Torelly, do escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados, explica que decisão do MPT teve como base, entre outros dispositivos, a Constituição, a CLT, o Verbete 434, da OIT. (Clique aqui)

_____________

Evento – Dois anos de vigência do CPC/15

Vem aí: "As grandes questões dos dois primeiros anos de vigência do CPC/15". Dia 26/3, das 8h30 às 18h30, no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej, em SP.

(Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Brexit

Reino Unido e União Europeia chegam a um acordo sobre transição do Brexit. (MI – Clique aqui)

Sob custódia

Ex-presidente francês é detido para depor sobre financiamento de sua campanha. (MI – Clique aqui)

Lava Jato

Presidente do Peru admite ter usado empresa offshore para evadir do fisco dos EUA. (LA - clique aqui)

Colômbia - Brasil

O presidente da Colômbia, Manuel Santos, visita hoje o Brasil. Ele se reunirá com Temer para tratar de comércio, investimentos e dos imigrantes venezuelanos. (LA - clique aqui)

_____________

WhatsApp Migalhas

Cadastre o número +55 16 98105-4010 e nos envie um whats.

Aguardamos seu contato!

_____________

Caminho certo

Quer prestar serviços jurídicos no seu município e região? O portal Migalhas mostra o caminho. Cadastre-se como Correspondente e disponibilize seus contatos. É uma maneira rápida de conseguir uma renda extra. (Clique aqui)

WhatsApp Migalhas

Conecte-se ainda mais com Migalhas, cadastrando-se em nosso WhatsApp. Você recebe as melhores notícias jurídicas e vídeos exclusivos para estar sempre bem informado. Cadastre-se clicando aqui e enviando um whats com a palavra "mig".

Novo consultor

Roberto Antonio Vallim Bellocchi, desembargador aposentado do TJ/SP, é o mais novo integrante do escritório Chiarottino e Nicoletti – Advogados, onde atuará como consultor na área de Contencioso Cível. Formado pela Faculdade de Direito da PUC-SP, ele integrou a magistratura paulista de 1966 a 2010.

Agradecimento

Migalhas agradece ao ministro Emmanoel Pereira, do TST, pelos exemplares "Radiografia Memória do TST/CSJT" e "Relatório de Gestão da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho", por meio dos quais apresentou panorama dos desafios e dos sucessos vivenciados durante o biênio 2016/2018. As obras ocupam lugar de destaque em nossa biblioteca.

Baú migalheiro

Há 77 anos, no dia 20 de março de 1941, Monteiro Lobato foi preso em SP por sua intransigente luta em prol da soberania do país nos direitos de exploração do petróleo. A perseguição ao ativismo do autor começou quando, em 24 de maio de 1940, Lobato escreveu ao presidente Getúlio Vargas uma carta, na qual, segundo o inquérito policial, acusou de maneira injuriosa o Conselho Nacional de Petróleo de "retardar a criação da grande estrutura petrolífera nacional". O escritor foi condenado a seis meses de prisão por delito contra a segurança nacional, grau mínimo do artigo 3º, inciso 25, do decreto-lei 431, de 1938, mas sua pena foi reduzida à metade, até o dia 20 de junho de 1941. Foi posto em liberdade em virtude do alvará expedido pelo mesmo Tribunal que o mandou prender, o Tribunal de Segurança Nacional, após receber, por decreto de Vargas, o benefício de indulto. (Compartilhe)

Sorteio

A obra "Autonomia Privada e a Análise Econômica do Contrato" (Almedina Brasil – 221p.), de Rodrigo Fernandes Rebouças, propõe uma nova aplicação do princípio da autonomia privada à luz da dinâmica que caracteriza o século XXI. Participe. (Clique aqui)

Lançamento

O advogado Felipe Mendonça Terra, do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados, lança, no próximo dia 27, o título "Campanhas Políticas, Liberdade de Expressão e Democracia: O caso das propagandas eleitorais antecipada e negativa" (Lumen Juris). O evento será no RJ, na Livraria da Travessa, a partir das 17h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, no RJ, acontece o "Debate sobre Arbitragem na Reforma Trabalhista". Joaquim Paiva Muniz, do escritório Trench Rossi Watanabe, participa do evento. (Clique aqui)

Amanhã, às 9h30, o Bichara Advogados realiza em SP o evento "Estruturação de investimentos entre Brasil e Luxemburgo". A palestra será realizada em parceria com a Delloite e a Intertrust. Serão palestrantes Francisco Lisboa, sócio do escritório, Francisco da Cunha, da Delloite, e Maurício Carnagnami, da Intertrust.

Os advogados Marcelo Jabour, diretor da Abradt - Associação Brasileira de Direito Tributário, e Frederico Breyner, sócio de Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados e professor da Faculdade de Direito Milton Campos, junto com Carlos Alberto Moreira Alves, membro do Conselho de Contribuintes de MG, são os participantes do debate "Atualidades do ICMS", que acontece durante café da manhã promovido amanhã, em BH, das 8h30 às 11h. Mais informações, clique aqui.

Dia 23/3, o árbitro e professor Justino de Oliveira, do escritório Justino de Oliveira Advogados, participa do painel "Arbitragem e o Poder Público", no evento "Meios Alternativos de Resolução de Controvérsias e o Poder Público", promovido pela Escola da AGU, em SP. (Clique aqui)

O sócio Ricardo Vieira de Mello, do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, participa do "XIII Encontro Regional da ABAPISUL", de 23 a 25/3, em Bento Gonçalves/RS.

Dia 18/4, Osmar Paixão, da banca Paixão Côrtes e Advogados Associados, participa do evento "Diálogos IV sobre o NCPC: A OAB e o Novo CPC", tratando do tema "A participação dos advogados no sistema de precedentes", no Conselho Federal da OAB, em Brasília.

A advogada Carol Clève, sócia do Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados, ministra, dias 4 e 5/5, curso sobre propaganda eleitoral e prestação de contas na OAB/Londrina. Carol é mestre em Ciências Políticas pela UFPR e membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.

Departamento Jurídico

Após o sucesso do primeiro encontro de diretores jurídicos, no próximo dia 27, em SP, acontece o "2º Encontro de Benchmarking de Líderes na Gestão do Departamento Jurídico". Durante o evento, serão expostos cases de situações críticas que foram controladas por meio de práticas como otimização de provisionamento, aumento do controle orçamentário e gestão do contencioso estratégico. Inscreva-se. (Clique aqui)

Gestão de escritórios

No próximo dia 28, acontece o evento "Gestão de Escritórios: Marketing, Indicadores de Desempenho e Inovação no Atendimento", em SP. Participe e saiba como utilizar o marketing digital, o uso de aplicativos, métricas bem implementadas e atendimento inovador e de qualidade para obter sucesso com seu público-alvo. Confira a programação. (Clique aqui)

Minuto MDA do Direito

Ontem, o MDA - Movimento de Defesa da Advocacia lançou a TV MDA. O primeiro produto da TV é o "Minuto MDA do Direito": um programa semanal, em que se abordarão temas relevantes à advocacia e à sociedade. Aliás, esse é o propósito do MDA: estabelecer um canal de comunicação com advogados e não-advogados e contribuir para o resgate da importância e da imprescindibilidade da classe. Foram disponibilizados, em plataforma youtube, os dois primeiros vídeos do "Minuto MDA do Direito". Confira a apresentação de Rodrigo R. Monteiro de Castro, diretor presidente da entidade (clique aqui), e o Programa 1, sobre a "Crise da Advocacia", com o advogado e conselheiro do MDA, Antônio Claudio Mariz de Oliveira (clique aqui).

Prático de advocacia em arbitragem

O CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem realizará, entre 3/4 a 26/6, o curso "Prático de Advocacia em Arbitragem", um meio alternativo ao Judiciário para resolução de conflitos. (Clique aqui)

Direito Público e Compliance

A EPD - Escola Paulista de Direito está com inscrições abertas para o "I Congresso de Direito Público e Compliance", que será realizado dias 6 e 7/4, em SP. Informações e inscrições no site. (Clique aqui)

Elaboração de Contratos

Em SP, dia 11/4, o Forum Cebefi promove o curso "Técnicas de Elaboração de Contratos". (Clique aqui)

Compliance

O curso de extensão de "Compliance", da PUC-SP, pretende dar ao público a possibilidade de conhecer e aprofundar o debate a respeito das principais questões introduzidas pela lei anticorrupção e seu diálogo com o Direito Penal, de maneira a permitir aos alunos visualizar as novidades desse diploma legislativo. (Clique aqui)

Viva

Evento: A ganhadora da vaga-cortesia oferecida pela Sodepe Brasil para o seminário "Reforma Trabalhista e a Nova Terceirização", dias 22 e 23/3, foi Maura Mastrandrea Marques. (Clique aqui)

Sorteio de obra: O livro "A Redução da Menor Idade Penal: Avanço ou Retrocesso Social?" (Atlas – 2ª edição – 291p.), Paulo Rangel, vai para Sueli de Fátima Silva Gomes, de Varginha/MG. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Manuel de Macedo
Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

___________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

BA/Condeúba
BA/Ibicaraí
MG/Formoso
PE/Canhotinho
PE/Jataúba
PE/Taquaritinga do Norte
PI/Ribeiro Gonçalves

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Security officer to exit Facebook as outcry grows"

The Washington Post - EUA

"From Rio official to global symbol"

Le Monde - França

"Pourquoi les oiseaux disparaissent"

Corriere Della Sera - Itália

"Camere, i 5 Stelle vicini all´intesa con il centrodestra"

Le Figaro - França

"L´appel des 100 intellectueles contre le <>"

Clarín - Argentina

"Escándalo mundial por la utilización política de datos de usuarios de Facebook"

El País - Espanha

"La división del PSOE paraliza a su grupo en el Parlamento"

Público - Portugal

"Roubo de perfis: O Facebook é um risco para a democracia?"

Die Welt - Alemanha

"Bundespräsident besorgt über deutsch-russische Beziehungen"

The Guardian - Inglaterra

"Data firm´s executives caught boasting of dirty tricks to swing elections"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Sob pressão, STF debate prisão em segunda instância"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Temer quer liberar até 40% do ensino médio a distância"

O Globo - Rio de Janeiro

"Verba para intervenção não dá nem para quitar dívidas"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Medo abaixo da barragem"

Correio Braziliense - Brasília

"Um bispo, cinco padres e um golpe de R$ 2 milhões"

Zero Hora - Porto Alegre

"Tempo gasto na procura por emprego chega a quase um ano"

O Povo - Ceará

"Açudes do Sertão Central tiveram pouco aporte de água"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Caso Lula mobiliza STF"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Amil
· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald´s
· MercadoLivre
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo

Escritórios :

· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Mingrone e Brandariz Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Montoro Fagundes e Brasil Vita Advogados Associados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Novotny Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Patriota & Dantas Advogados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Piza Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Prandini, De Luca & Pimenta Advogados Associados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· r. monteiro de castro advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados
· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Riedel de Figueiredo & Advogados Associados
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha Advocacia
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salgado Duarte Oliveira Sociedade de Advogados
· Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados
· Santos Santana Sociedade de Advogados
· Santoro Advogados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Starck de Moraes Sociedade de Advogados
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· TLA – Tasoko Loturco e Almeida Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench Rossi Watanabe
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Valladão Sociedade de Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vivacqua Advogados
· Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zarif e Nonaka Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Murillo de Aragão
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Ubirajara Silveira
· Advocacia Velloso
· Aguiar Advogados
· Aidar Fagundes Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alexandre K Jobim Advogados Associados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Andrade Maia Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Baraldi Advocacia Empresarial
· Barbero Advogados
· Barboza Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barretto & Rost Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha, Lopes e Freitas Advogados
· Battaglia & Pedrosa Advogados
· Benhame Sociedade de Advogados
· Berbigier Sociedade de Advogados
· Bertol Advogados Associados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil e Abramides Sociedade de Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bruno Freire Advogados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· C.Martins Advogados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cançado e Barreto Advocacia S/S
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido Costa & Cancio Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cenamo Junqueira Advogados Associados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cescon Barrieu Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chaves Advocacia
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Advogados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Dalle Lucca, Henneberg, Duque Bertasi e Linard Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· De Lima Assafim e Advogados Associados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados
· EFCAN Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel Rubel Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Escudero & Ziebarth Advogados
· Espallargas, Gonzalez & Sampaio – Advogados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fabiano Mendes Advogados
· Fachin Advogados Associados
· FAGALI advocacia
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti Advogados
· Faragone Advogados Associados
· FAS Advogados - Focaccia, Amaral, Salvia, Pellon e Lamonica
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flexa, Vieites Novaes e Annes Dias Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fogaça, Moreti Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede Advogados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Giamundo Neto Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· GSG Advocacia
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· HSLAW
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· JBM Advogados
· João Vieira Neto Advocacia Criminal
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Korte e Korte Sociedade de Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lavítola Siqueira e Reina Sociedade de Advogados
· L. Farina Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno – Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos & Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Madrona Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Ogawa, Lazzerotti & Sobral Advogados
· Martorelli Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Aurum
· Aviso Urgente
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· BTS Informa
· CAD – Centro de Atualização em Direito
· Capital Administradora
· CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cenofisco Centro de Capacitação Profissional
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU-IICS Escola de Direito
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· dcms Estratégia Jurídica
· DocWise
· EBRADI - Escola Brasileira de Direito
· Editora Del Rey
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Espaço LEX
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen – Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Sul-Americano de Pesquisa e Desenvolvimento – ISPED
· Instituto Vertus
· Instituto Victor Nunes Leal – IVNL
· Intelecto Soluções Inteligentes
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Radar - Gestão para Advogados
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· Ribas Secco Escritório de Perícias
· RVC Consultores Tributários
· SAJ ADV - Software Jurídico
· Serpac Serviços Paralegais
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· Vendrame Consultores
· VFK Cursos Jurídicos
· YK Editora
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACT Promoção da Saúde
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· Aliança Traduções
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas