Sábado, 21 de abril de 2018

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 4.330

Quinta-feira, 5 de abril de 2018 - Migalhas nº 4.330 - Fechamento às 10h11.

 

"A vida tem suas encruzilhadas, como outros caminhos da terra."

Machado de Assis
(Clique aqui)

HC negado

STF nega HC de Lula. Ex-presidente deve ser preso nos próximos dias. (Clique aqui)

6 x 5

Após mais de dez horas de discussão, julgamento foi concluído nas primeiras horas de hoje. Em placar apertado, 6 a 5, os ministros seguiram a atual jurisprudência da Corte, assentando que é possível o início do cumprimento da pena após confirmada a condenação em 2ª instância. Rosa Weber era considerada a detentora do voto-chave para definir o julgamento. E, de fato, ao denegar a ordem, quando o sol se punha na tarde de ontem, o ex-presidente já se punha a rezar. (Clique aqui)

Chove-não-molha

A controvérsia sobre o voto da ministra Rosa se deu porque a ministra afirmou que, embora entenda pela inconstitucionalidade da prisão antecipada, votou no HC seguindo a atual jurisprudência da Corte, possibilitando a execução – tudo pelo princípio da colegialidade. Diante do voto alongado, o ministro Marco Aurélio se mostrou irresignado com o "cenário de incoerência", já que se tratava de maioria apenas temporária quanto à matéria de fundo. Em vários momentos, criticou aquela que chamou de "toda poderosa" - a detentora da pauta, ministra presidente - e repetiu repetiu repetiu que deveriam ter sido pautadas as ADCs. (Clique aqui)

O voto de Rosa

Já caía a noite na praça dos Três Poderes quando a ministra Rosa Weber ganhou a palavra. Fez questão de registrar que foi chamada para proferir o quinto voto da Corte, com o placar em 3x1 contra o Lula. Em outras palavras: tentou dizer S. Exa. que a posição dela não era a que selaria o destino do ex-presidente. Ato contínuo, proferiu minucioso voto focando na matéria concernente ao HC. Ou seja, a tese da prisão após 2ª instância não era o cerne da questão, a ser debatida nas ADCs, e sim se havia ou não ilegalidade na decisão do STJ que seguiu a jurisprudência atual do Supremo. Como todos já sabem, negou aqui o pedido do ex-presidente, mas avisou que nas ADCs a história é outra. (Compartilhe)

Esperança

O voto da ministra Rosa foi recebido como um sopro de esperança pelos advogados que acompanhavam a sessão com clientes pendurados no TRF da 4ª região. Esperam agora, ansiosos, o julgamento das ADCs, que pode virar o apertadíssimo placar no plenário a favor da tese de impossibilidade da prisão antes do trânsito em julgado. No entanto, isso só deve acontecer no primaveril mês de setembro, quando o ministro Toffoli assumirá o comando do Supremo Tribunal Federal. Até lá, os causídicos tentarão a sorte com o remédio heroico para conseguirem decisões monocráticas favoráveis dos ministros que ficaram vencidos. (Compartilhe)

Acesso restrito

No esperado julgamento de ontem, muitos advogados ficaram do lado de fora do plenário da Corte. A ordem da presidência era clara: primeiro os estudantes de três faculdades que visitavam o Supremo, depois os jornalistas, em seguida os causídicos habilitados no HC de Lula e, por fim, os advogados habilitados nos processos que estavam na pauta. Apesar de ter lugares vazios no plenário, ninguém mais pôde entrar. (Compartilhe)

Ausência sentida

Autora das famosas ADCs, a OAB não se fez presente por nenhum diretor ou conselheiro. Pelo visto, não quis participar da discussão. (Compartilhe)

Futuro

A defesa espera que o TRF da 4ª região aguarde os embargos de declaração nos embargos de declaração que ainda podem ser opostos, para só depois expedir o mandado de prisão contra o ex-presidente Lula. Seria o último colete salva-vidas, antes que o navio afunde de vez. Segundo experientes advogados de Curitiba, essa não é a prática do Tribunal; não se acredita que esperem os novos EDs. (Compartilhe)

Chegou a hora?

Pelo que foi visto, a presidência do ministro Toffoli parece ter começado ontem. Sob críticas ácidas de todos os presentes, advogados e ministros, a ministra Cármen Lúcia não conseguiu explicar a "estratégia montada". Já Toffoli dirigiu o julgamento, fez apartes e composições. (Compartilhe)

Memes

A demora do julgamento ontem no STF rendeu vários memes. Divirta-se. (Compartilhe)

(Compartilhe)

_____________

Protesto

Durante o terceiro dia do VI Fórum Jurídico de Lisboa, uma brasileira que vive em Portugal foi até o evento para protestar contra o ministro Gilmar Mendes. A manifestante carregava um cartaz no qual chamava o ministro de "traidor do povo brasileiro". Veja o vídeo. (Clique aqui)

Ataques

Esta não é a primeira vez que Gilmar Mendes é alvo de protestos em Lisboa. Em janeiro, duas brasileiras o abordaram enquanto ele passeava pelas ruas da capital portuguesa (clique aqui). Dias depois, o ministro foi alvo de outro ataque, desta vez no Brasil, quando estava a bordo de um voo (clique aqui).

Lembrança

Ontem, ao proferir seu voto durante o julgamento do HC de Lula no STF, o ministro Gilmar relembrou os ataques sofridos. (Clique aqui)

Suspeição

Raquel Dodge enviou ao STF uma manifestação sobre o pedido de suspeição do ministro Gilmar Mendes no caso do empresário Jacob Barata Filho. No documento, a PGR ressaltou que as regras processuais civis não se aplicam ao processo penal. (Clique aqui)

Vapt-vupt

Em uma sessão das mais rápidas sob o comando da presidente Laurita Vaz, a Corte Especial do STJ levou ontem cerca de 50 minutos para cumprir a pauta. A atipicidade, contudo, tem razão de ser – veja nas próximas notas.

Ausências

Em terras portuguesas para palestrarem no VI Fórum Jurídico de Lisboa, os ministros Luis Felipe Salomão e Mauro Campbell não compareceram à sessão. Também faltou ao plenário da Corte o ministro João Otávio de Noronha, corregedor nacional de Justiça.

Adiamento

Entre os processos pautados estava denúncia contra conselheira do TCE/SE por falsidade ideológica e peculato. A ação, com três réus, diz respeito a supostas fraudes na destinação de quotas de subvenções na Assembleia Legislativa. O relator é o ministro Benedito, que recebeu integralmente a denúncia; o ministro Noronha recebeu apenas quanto à conselheira, e o caso tinha vista ao ministro Raul. Ontem, ao ser chamada a ação para julgamento, o ministro Raul ponderou se não era o caso de adiar, uma vez que já tinha divergências e ele faria uma nova. Laurita assegurou que o quórum estava formado e não haveria problema em julgar. Por sua vez, a ministra Maria Thereza considerou "razoável" o adiamento, e o ministro Herman acrescentou que era da "tradição" esperarem os colegas. O decano da Casa, ministro Fischer, soltou indignado que "tradição é trabalhar" e, mais adiante, completou: "Não é tradição da Casa fazer isso, nunca foi. Nunca foi!" A ministra Nancy pediu então que a presidente colocasse a questão em votação, já que "não há sentido em chamar os colegas que estão compondo o quórum" (vale dizer, os ministros Kukina e Joel Paciornik foram chamados para comporem o colegiado). Ficaram ambos vencidos, Fischer e Nancy, e o voto-vista do ministro Raul foi adiado. (APn 862)

Honorários advocatícios

Na próxima sessão da Corte Especial, 18/4, os ministros devem apreciar tese sobre cabimento de honorários advocatícios do § 11 do art. 85 do CPC em embargos de divergência. O processo é relatado pela ministra Nancy Andrighi. (EREsp 1.574.229)

Operações de crédito

Recursos oriundos de fundos de participação dos municípios e Estados poderão ser usados como garantia em operações de crédito realizadas com bancos públicos. É o que estabelece parecer da AGU publicado ontem no DOU. (Clique aqui)

Tributário

A portaria 33/18, da PGFN, que criou procedimentos a serem adotados pelo órgão entre a inscrição em dívida ativa e o ajuizamento de execução fiscal, está provocando uma polêmica entre a RF e a PGFN. Há poucos dias, a Coordenadoria-Geral de Arrecadação e Cobrança da Receita emitiu nota sustentando que a PGFN invadiu competência legal de auditores; e acusou a Procuradoria de "se apropriar de resultado do trabalho" da Receita. Agora, é a vez da ANAFE – Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais, maior entidade representativa dos membros da AGU e a única que congrega membros das quatro carreiras jurídicas da instituição. A Associação esclareceu "pontos controversos" citados na nota especialmente quanto à eficiência da PGFN. Confira, clique aqui.

VI Fórum Jurídico de Lisboa

Abaixo, as últimas notícias enviadas pela equipe de Migalhas que está no "VI Fórum Jurídico de Lisboa", que se encerra hoje:

Professor catedrático da faculdade de Direito de Lisboa, Carlos Blanco de Morais trata da prisão do ex-primeiro-ministro José Sócrates. (Clique aqui)

Subprocurador-Geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco celebra 30º aniversário da CF/88. (Clique aqui)

Professora de Direito Econômico da Universidade de Lisboa, Paula Vaz Freire explica a importância de reformas estruturais para crescimento econômico sustentável. (Clique aqui)

Papel do juiz é de aplicação de direitos definidos por pauta democrática, afirma o desembargador do TRF da 1ª região Ney Bello. (Clique aqui)

Coordenadora de projetos da FGV, Juliana Loss aborda o uso da inteligência artificial na solução de conflitos. (Clique aqui)

"Nada funciona sem as pessoas", afirma o diretor-executivo do IDP/SP, Alexandre Zavaglia Coelho, sobre uso da tecnologia no Direito. (Clique aqui)

_____________

CPC na prática

O professor Rogerio Mollica analisa o artigo 1.021 do CPC/15, referente à multa quando o agravo interno for declarado manifestamente inadmissível ou improcedente em votação unânime. (Clique aqui)

ABC do CDC

Na coluna de hoje, o desembargador aposentado Rizzatto Nunes deixa de lado o Direito do Consumidor para, num singelo texto, cuidar do sentido de Justiça. (Clique aqui)

Simples Nacional

MEI - Microempreendedores Individuais e das Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte: regularização do trabalho informal ou estímulo à "pejotização"? A questão é levantada pelos advogados Cristiane I. Matsumoto Gago e Lucas Barbosa Oliveira, do escritório Pinheiro Neto Advogados. (Clique aqui)

Facebook

O caso do vazamento de dados do Facebook, bem como sua repercussão no Brasil, nos EUA, no Reino Unido e na União Europeia, é analisado por Ericson M. Scorsim (Meister Scorsim Advocacia). Segundo ele, "o Brasil, diferentemente dos demais países, não possui legislação específica sobre proteção de dados pessoais, sequer há agência reguladora sobre o tema". (Clique aqui)

ICMS

O advogado Luiz Henrique da Costa Pires, do escritório Dias de Souza Advogados Associados, comenta a diferença de alíquota de ICMS em operação interestadual. (Clique aqui)

Trabalho escravo

Uma empresa paraense é acusada de submeter trabalhadores rurais a condições desumanas e precárias com claros indícios de trabalho análogo ao escravo. A respeito do tema, Raquel Doria de Souza, da banca Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria, traz suas considerações. (Clique aqui)

Problemas de TI

Responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia, Thiago Meyrelles mostra os cinco problemas que as empresas enfrentam quando não têm suporte de TI. (Clique aqui)

_________________

Gramatigalhas

O leitor Conrado de Paulo envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Caro professor José Maria, já que tanto para o Aurélio quanto para o Houaiss ´folha´ significa ´cada uma das unidades materiais (ou blocos) de que se compõe um livro, revista, jornal etc., cujas duas faces têm o nome de página´, então está certo dizer ´às folhas tantas´, quando folha compreende duas páginas, com números diferentes?"

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, então clique aqui.

Manual de Redação Jurídica

Esta e outras dúvidas sobre a Língua Portuguesa são esclarecidas com didatismo na 6ª edição do "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor José Maria da Costa. Recém-lançada, a obra, atualizada pelo acordo ortográfico, traz centenas de novos e interessantes verbetes. Adquira seu indispensável exemplar. (Clique aqui)

_________________

WhatsApp Migalhas

Cadastre o número +55 16 98105-4010 e nos envie um whats.

Aguardamos seu contato!

_____________

  • Migalhas Mundo

Imigração

Senado do México aprova moção que ordena ao Executivo suspender acordo de cooperação migratória com EUA. (LA – clique aqui)

_____________

Aproveite a chance

Faça seu cadastro como Correspondente Migalhas e disponibilize seus contatos para prestar valorosos serviços jurídicos. Aproveite a chance! No final do informativo você confere as cidades onde há procura por profissionais e ainda não temos nenhum cadastrado. (Clique aqui)

Notícias em primeira mão

Quer saber os casos mais interessantes e importantes, minutos depois em que julgados pelos Tribunais? Então cadastre-se no WhatsApp Migalhas e receba as notícias em primeira mão. Basta clicar aqui e nos enviar um whats com a palavra "mig".

Novos sócios

O escritório Motta Fernandes Advogados completa 62 anos de fundação e anuncia a entrada de nove sócios: Andre Gondinho, Bruno Valladão, Claudia Domingues, Diogo Dias, Gustavo Oliveira, Maria Alice Doria, Pedro Lopes, Rodrigo Jacobina e Rodrigo Rodrigues, que se juntam ao escritório acompanhados de suas respectivas equipes. (Clique aqui)

Mercado de Trabalho

Muitas oportunidades! Visite agora mesmo a seção Mercado de Trabalho e confira as vagas oferecidas. (Clique aqui)

Fachadas

A combinação das cores - preta e vermelha - confere à fachada do escritório de Bauru/SP modernidade e sofisticação. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 152 anos, no dia 5 de abril de 1866, nasceu Vicente de Carvalho. Além de poeta e contista, ele foi advogado e político brasileiro. Aos 16 anos, entrou na Faculdade de Direito de São Paulo, no curso de Ciências Jurídicas e Sociais. Foi deputado, sendo membro da comissão de redação da Constituição do Estado de São Paulo e secretário do Interior. Em 1914, foi ministro do TJ/SP. No dia 1º de maio de 1909, foi eleito ocupante da cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em Santos, no dia 22 de abril de 1924. (Compartilhe)

Sorteio

A obra "Direito Processual Tributário Brasileiro" (Thomson Reuters – Revista dos Tribunais – 910p.), de James Marins, oferece ao leitor uma abordagem teórica e prática de todas as principais questões relacionadas ao processo tributário brasileiro, discutidas em âmbito judicial e administrativo. Dois migalheiros serão premiados pelo autor. Concorra. (Clique aqui)

Lançamentos

Será lançada hoje a obra "Estudos de Direito Processual Civil em Homenagem ao Professor José Rogério Cruz e Tucci", coordenada pelos professores José Roberto dos Santos Bedaque, Flávio Luiz Yarshell, do escritório Yarshell e Camargo Advogados, e Heitor Vitor Mendonça Sica. O evento será em SP, na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95 - Sala Visconde de São Leopoldo), a partir das 18h30.

Acontece, no próximo dia 24, o lançamento do livro "Direito Ambiental e Urbanístico - Volume 2", organizado por Luiz Gustavo Levate e Luiz Fernando Valladão, do escritório Valladão Sociedade de Advogados. O evento será em BH, na Faculdade Dom Helder Câmara (rua Álvares Maciel, 628), das 18h30 às 22h.

Migalhíssimas

Hoje, o advogado Mário Luiz Delgado, sócio fundador de MLD – Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados, ministra palestra sobre o tema "O companheiro se tornou herdeiro necessário após a decisão do STF?", no "VII Encontro Catarinense de Direito das Famílias e Sucessões", no auditório da OAB/SC.

Em Brasília, hoje, Pierpaolo Bottini (Bottini & Tamasauskas Advogados) e Rodrigo Mudrovitsch (Mudrovitsch Advogados) participam do seminário "Reflexões Sobre a Proposta de Reforma da Parte Geral do Código Penal (PLS 236/12)", realizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. (Clique aqui)

João Vieira Neto, sócio do escritório João Vieira Neto Advocacia Criminal e presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/PE, participa, na condição de debatedor, do evento "Crimes Cibernéticos", hoje, em Recife. (Clique aqui)

O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados realiza hoje, junto com a NBCC - Câmara de Comércio Noruega-Brasil, o seminário "Patentes, Marcas e Desenhos Industriais para Empresas Estrangeiras com Operações no Brasil", no Espaço de Inovação OITO, RJ. Os sócios Luiz Edgard Montaury Pimenta, Eduardo Machado e Magnus Aspeby apresentam palestra sobre os referidos temas, juntamente com José Graça Aranha, chefe da OMPI/WIPO no Brasil, e Raphael Naghirniac, da Aker Solutions.

Também do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, a sócia Joana Siqueira participa do seminário da "ASIPI – Propriedade Intelectual na Indústria Farmacêutica do Século XXI", de 8 a 10/4, em Bogotá.

Dia 11/4, o ministro do TST Alexandre Belmonte participa do ciclo de palestras sobre a Reforma Trabalhista, promovido pela Advocacia Maciel, em Brasília. A iniciativa do escritório tem o objetivo de disseminar as novas regras estabelecidas pela Reforma e esclarecer seus principais pontos aos clientes, advogados da banca e convidados. Esta será a 4ª palestra ministrada sobre o tema. Em setembro do ano passado, o escritório recebeu o ministro Douglas Rodrigues que abordou aspectos relevantes da nova norma trabalhista.

Em SP, dia 17/4, às 9h30, o Bichara Advogados realiza evento para debater os aspectos práticos e jurídicos dos Stock Options e demais pagamentos baseados em ações. A palestra será comandada pelo sócio Caio Taniguchi, da área Previdenciária do escritório, e Marcos Morales, diretor de Rewards da Willes Towers Watson no Brasil. No dia 19/4, o mesmo debate será realizado no RJ.

Dia 2/4, Marlus Arns de Oliveira (Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados) participou da palestra "Teoria do Domínio do Fato", em Curitiba/PR.

Sócio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, Marcos Augusto Perez, professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP, participa de uma coluna semanal no programa apresentado pelo jornalista Joel Scala, "Olhar da Cidadania", na Rádio USP. Confira o programa que foi ao ar em 28/3. (Clique aqui)

Marcos Chaves Ladeira, sócio de Pinheiro Neto Advogados, foi eleito para a diretoria da "Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha" para o biênio 18/19.

Incorporação imobiliária

O Instituto Justiça & Cidadania, em parceria com o STJ, realizará dia 25/4, das 8h30 às 13h, o "II Seminário Incorporação Imobiliária na Perspectiva do STJ: A Proteção do Consumidor", em Brasília. Gratuito e com coordenação científica do ministro Luis Felipe Salomão e do desembargador Werson Rêgo, o seminário será aberto oficialmente às 9h. (Clique aqui)

Mediação e conciliação

O Instituto Vertus está com inscrições abertas para o "VI Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial", que será realizado em maio e junho. O Instituto é um centro de mediação de excelência do país e desenvolveu um método único e inovador para solucionar conflitos, atuando lado a lado com os envolvidos num verdadeiro processo de transformação individual. (Clique aqui)

Inglês jurídico

O curso "Inglês Jurídico: Desafios da Terminologia", da PUC-SP, busca oferecer um panorama das diferenças entre os sistemas jurídicos dos Estados Unidos e do Brasil, no que diz respeito à terminologia jurídica em inglês e português. (Clique aqui)

Contratos

Em SP, dia 11/4, o Forum Cebefi promove o curso "Técnicas de Elaboração de Contratos". (Clique aqui)

Cortesias

A Sodepe Brasil oferece vagas-cortesia para o curso "Blindagem Patrimonial - O Planejamento Sucessório, Tributário e a Proteção dos Bens" (clique aqui), dia 12/4; e para a palestra "Substituição Tributária - Suspensão do Convênio 52/17 pelo STF" (clique aqui), dia 17/4, ambos em SP.

Sociedade Limitada

De 23 a 26/4, em SP, a AASP promove o curso "Sociedade Limitada". Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Conflitos - Agronegócio

Mediação pode ser utilizada em conflitos do agronegócio. "Em muitos conflitos as partes estão em locais diferentes e a mediação online é a melhor alternativa. Um setor tão importante como esse precisa de soluções céleres e seguras", afirma Mirian Queiroz, diretora da Vamos Conciliar. (Clique aqui)

Cursos

Confira os cursos promovidos pelo Cenofisco Centro de Capacitação Profissional e inscreva-se:

"eSocial Passo a Passo", dias 11 e 12/4, no RJ. (Clique aqui)
"EFD - Reinf (DIRF Digital) (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais)", dia 11/4, no RJ.
(Clique aqui)
"Capacitação Profissional à Área Fiscal", dia 11/4, em SP.
(Clique aqui)

Sorte grande

Sorteio de obra: A obra "Improbidade Administrativa – Teoria e Prática" (JH Mizuno – 3ª edição – 1.056p.), de Calil Simão, vai para Luzia de Fátima Palma, de Campo Grande/MS. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Manuel de Macedo
Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

___________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

AL/Limoeiro de Anadia
BA/Santa Teresinha
GO/Nazário
GO/São Francisco de Goiás
MG/Engenheiro Caldas
MG/Juruaia
RN/Guamaré
RO/Costa Marques
SP/Caiuá
SP/Cardoso

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"White House Edges Back From Brink of Trade War"

The Washington Post - EUA

"Trump defiant as Chinas adds trade penalties"

Le Monde - França

"Le difficile parcours d´obstacles de la réforme institutionnelle"

Corriere Della Sera - Itália

"Consultazioni su conti e Ue"

Le Figaro - França

"Macron veut un tiers de parlementaires en moins"

Clarín - Argentina

"La Corte de Brasil le votó en contra y Lula quedó a un paso de ir a la cárcel"

El País – Espanha

"El Ejército de Brasil amenaza con actuar si Lula queda libre"

Público - Portugal

"Partidos preparam corte no tempo de fidelização"

Die Welt - Alemanha

"Die USA und China gehen im Handelsstreit aufeinander los"

The Guardian - Inglaterra

"Gender pay gap: men paid more at 80% of firms"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"STF libera prisão de Lula por Moro"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Por 6 a 5, STF rejeita habeas corpus e ex-presidente Lula pode ser preso"

O Globo - Rio de Janeiro

"STF rejeita habeas corpus, e Lula já pode ser preso"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Lula rumo à prisão"

Correio Braziliense - Brasília

"Por 6 a 5, STF nega HC a Lula"

Zero Hora - Porto Alegre

"Decisão do STF deixa Lula mais próximo da prisão"

O Povo - Ceará

"Lula mais perto da prisão"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Por 6x5, STF decide liberar prisão de Lula"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Amil
· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald´s
· MercadoLivre

Escritórios :

· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Ogawa, Lazzerotti & Sobral Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Mingrone e Brandariz Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Montoro Fagundes e Brasil Vita Advogados Associados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Novotny Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Patriota & Dantas Advogados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Piza Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Prandini, De Luca & Pimenta Advogados Associados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· r. monteiro de castro advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados
· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Riedel de Figueiredo & Advogados Associados
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha Advocacia
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados
· Santos Santana Sociedade de Advogados
· Santoro Advogados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Starck de Moraes Sociedade de Advogados
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves Advogados
· Sucasas Tozadori Alves Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· TLA – Tasoko Loturco e Almeida Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench Rossi Watanabe
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Valladão Sociedade de Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vivacqua Advogados
· Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zarif e Nonaka Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Murillo de Aragão
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Ubirajara Silveira
· Advocacia Velloso
· Aguiar Advogados
· Aidar Fagundes Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alexandre K Jobim Advogados Associados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Andrade Maia Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Baraldi Advocacia Empresarial
· Barbero Advogados
· Barboza Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barretto & Rost Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha, Lopes e Freitas Advogados
· Battaglia & Pedrosa Advogados
· Benhame Sociedade de Advogados
· Berbigier Sociedade de Advogados
· Bertol Advogados Associados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil e Abramides Sociedade de Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bruno Freire Advogados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· C.Martins Advogados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cançado e Barreto Advocacia S/S
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido Costa & Cancio Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cenamo Junqueira Advogados Associados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cescon Barrieu Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chalfun Advogados Associados
· Chaves Advocacia
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Corrêa da Veiga Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Advogados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Dalle Lucca, Henneberg, Duque Bertasi e Linard Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· De Lima Assafim e Advogados Associados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados
· EFCAN Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel Rubel Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Escudero & Ziebarth Advogados
· Espallargas, Gonzalez & Sampaio – Advogados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fabiano Mendes Advogados
· Fachin Advogados Associados
· FAGALI advocacia
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti Advogados
· Faragone Advogados Associados
· FAS Advogados - Focaccia, Amaral, Salvia, Pellon e Lamonica
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flexa, Vieites Novaes e Annes Dias Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fogaça, Moreti Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede Advogados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Giamundo Neto Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· GSG Advocacia
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· HSLAW
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· JBM Advogados
· JGS Advogados
· João Vieira Neto Advocacia Criminal
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Korte e Korte Sociedade de Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lavítola Siqueira e Reina Sociedade de Advogados
· L. Farina Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno – Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos & Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Madrona Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· YK Editora
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACT Promoção da Saúde
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· Aliança Traduções
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Aurum
· Aviso Urgente
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· BTS Informa
· CAD – Centro de Atualização em Direito
· Capital Administradora
· CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cenofisco Centro de Capacitação Profissional
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU-IICS Escola de Direito
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· dcms Estratégia Jurídica
· DocWise
· EBRADI - Escola Brasileira de Direito
· Editora Del Rey
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Espaço LEX
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen – Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Vertus
· Instituto Victor Nunes Leal – IVNL
· Intelecto Soluções Inteligentes
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Radar - Gestão para Advogados
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· Ribas Secco Escritório de Perícias
· RVC Consultores Tributários
· SAJ ADV - Software Jurídico
· Serpac Serviços Paralegais
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· Vendrame Consultores
· VFK Cursos Jurídicos
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas