Sexta-feira, 25 de julho de 2014
  Gramatigalhas


"Sou servidora pública do Governo do Distrito Federal. Hoje surgiu uma dúvida entre os colegas de seção. Trabalho com policiais militares e civis, bombeiros e com pessoal administrativo. Redigindo um ofício a um General do Exército Brasileiro, por solicitação de um colega que é Capitão do Corpo de Bombeiros do DF, este me informou o seguinte: 'O General é Sub-Comandante do Comando...'. Eu rebati: 'Ele é Sub-Comandante....'. E a discussão se instalou por aqui. Afinal, no meu modo de ver, se alguém é diretor, é diretor de uma diretoria. Certo?! Não há necessidade de reportar-me ao Diretor da Diretoria... ou Presidente da Presidência... ou Chefe da Chefia... ou Coordenador da Coordenadoria... Se for possível, gostaria de sanar esta dúvida surgida. Atenciosamente,"


Geranildes Medeiros dos Santos

 
  

"Infelizmente o leitor Carlos Frederico do Valle Sá Moreira não captou o humor do 'norrau' do irreverente e ótimo Veríssimo (Migalhas 1.955 – 6/8/08 – "Gramatigalhas" – clique aqui)."


Enôr M. Vianna

 
  

"Olá Dr. José Maria da Costa. A minha dúvida é a seguinte: é correto falar indenização por danos morais ou indenização por dano moral?"


Fledinei Borges Licheski

 
  

"Caro Dr. José Maria da Costa, Eu e meus colegas temos a seguinte dúvida: o correto é 'contra-notificação/contra-notificar', 'contra notificação/contra notificar' ou 'contranotificação/contranotificar'? Aguardamos luz do Divino Mestre e desde já nos escusamos por possíveis erros gramatigalhos."


Alexandra Rolim Sahagoff

 
  

"Prezado senhores, Li o Migalhas 1.955 como todos dias eu faço e me apeguei no Gramatigalhas e li a dúvida do Sr. Carlos Frederico do Valle Sá Moreira, a respeito da duvida entre 'Norrau ou Know-Houw' (6/8/08 – clique aqui)? Bem, fui na fonte mandei a pergunta dele para o site: academia.org.br e me responderam o seguinte:

'Provavelmente é um neologismo, visto que esta palavra não está registrada no Volp nem nos dicionários. A língua  é dinâmica e sempre  se criam novos termos que,  se aceitos, serão  depois  dicionarizados e registrados'.

Abraço."


Sânzio Ernesto Fernandes Corrêa - Curvelo/MG

 
  

Comente este tema



 

    RSSCompartilhar FacebookCompartilhar Twitter

Notícias de destaque

  Veja os debates das semanas anteriores
 
   
    TODOS DEBATES DA SEMANA

Envie sua Migalha

 

Apoiadores



Fomentadores