AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. iSummit 2006

iSummit 2006

segunda-feira, 19 de junho de 2006

Atualizado em 20 de junho de 2006 07:07


iSummit 2006

  • Data: 23 a 25/6
  • Horário: 8h às 19h
  • Local: Hotel Marriott, Av. Atlântica 2.600, Copacabana, RJ

Encontro será o maior do mundo para discutir Cultura Livre


O Rio de Janeiro entre os dias 23 e 25 de junho será palco do maior encontro mundial de Cultura Livre - o iSummit 2006. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, fará a abertura do evento que contará ainda com as presenças de, entre outros, Jimmy Wales - criador da Wikipedia, Lawrence Lessing - professor da Universidade de Stanford (Inglaterra) e criador do Creative Commons - e James Boyle - professor da Universidade de Duke (EUA) e especialista em domínio público.


Objetivo


O iSummit visa a discutir tudo o que for relacionado à livre produção e difusão de cultura, conhecimento e tecnologia.


Serão realizados workshops, palestras e debates que vão abordar a questão de diferentes formas, como pelo viés econômico, discutindo modelos economicamente viáveis dentro do conceito de flexibilidade na propriedade intelectual (os chamados Open Business ou modelos abertos de negócios); a questão da livre difusão de vídeos e músicas; e sobre patentes de descobertas científicas, como exageros na propriedade intelectual nesta área podem interferir negativamente em pesquisas e acesso a medicamentos, como os relativos à Aids.


Programação

Dia 23, sexta-feira


8h - 9h - Credenciamento da imprensa e dos participantes


9h - 9h20 - Abertura do iSummit


- Heather Ford

Diretora executiva do iCommons


9h30 - 10h30 - Conferência de abertura


Towards a Global Commons Community

  • Do projeto dos Pontos de Cultura brasileiros (que permitem a comunidades locais produzir e compartilhar cultura) ao Open Acess (acesso aberto), passando pela pesquisa "print-on-demand" sul africana e pelo remix da cultura anime japonesa até o "Internet Archive" na Califórnia - que começa a tornar real o ideal de acesso a todo conhecimento humano - o movimento está crescendo mundo afora alterando a forma que produzimos e disseminamos cultura, conhecimento, tecnologia e ciência. O valor dessas iniciativas não está apenas nos novos produtos em modelo aberto, mas também na oportunidade única de nos engajarmos em uma consciência "cross-cultural", com tolerância e respeito por comunidades mundo afora. Como podemos construir uma unidade, um common (bem público comum) global em um mundo onde as disparidades econômicas deixam a tão falada revolução digital fora do alcance de tantos? Como podemos construirmos juntos um bem público que estimule as comunidades locais? Como construir um commons global, e de que forma o iCommons pode nos ajudar nesse sentido?

Com Ronaldo Lemos (coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV-RJ e representante do cc Brasil), Gilberto Gil (ministro da Cultura do Brasil), Joi Ito (iCommons) e Larry Lessig (Creative Commons).


10h30 - 10h50 - Coffee break


10h30 - 12h - Coletiva de imprensa com os membros da conferência de abertura


10h50 - 17h - Workshops

  • Uma série de workshops vão acontecer durante o iCommons. A intenção é desenvolver novas comunidades que possam ajudar umas às outras e implementar projetos commons semelhantes mundo afora depois o iSummit.

10h50 - 12h


Workshop 1: Creative Commons Policy Workshop

  • Discussão sobre as políticas do Creative Commons

Com Christiane Henckel von Donnersmark (diretor executivo do CC-i), Heather Ford (iCommons), Mike Linksvayer (cc) e Mia Garlick (cc).


Workshop 2: Create!

  • Troca de experiências entre os responsáveis pelos seguintes projetos: Freedom Toaster, Tacticaltech ("Open Publishing in a Box"), ccTools e Pontos de Cultura.

Com Jason Hudson ("The Freedom Toaster"), Andrew Lowenthal ("Open Publishing in a Box"), Nathan Yergler (ccMixter, ccPublisher, ccHost e outras ccTools), Caio Mariano (Pontos de Cultura) e Martha Nalebuff (Microsoft)


12h - 12h50


CC & Collecting Societies


Com Melanie Dulong de Rosnay (cc França), Paul Keller (cc Holanda) e Brian Fitzgerald (cc Austrália)


12h30 - 13h20


ccDisputes

  • Discussão sobre as disputas judiciais envolvendo licenças Creative Commons, em especial dois casos recentes, um na Espanha e outro na Holanda. Grupo também vai avaliar outras questões jurídicas envolvendo as licenças.

Com Ignasi Labastida i Juan (cc Espanha) e Paul Keller (cc Holanda)


13h20 - 14h10 - Almoço


Aviso à imprensa
: o almoço servido no hotel nos dias do evento é restrito aos participantes. Há, contudo, uma série de restaurantes próximos ao Marriot.


14h10 - 16h30 - Continuação dos workshops


14h10 - 15h


CC & International Policy Strategy: WIPO etc.

  • Discussão sobre a experiência do Creative Commons no WIPO (World Intellectual Property Organization) e outras entidades.

Com Ronaldo Lemos (cc Brasil), Oscar Montezuma (cc Peru) e Claudio Ruiz (cc Chile) e Luis Villarroel Villalon (conselheiro do governo chileno para assuntos de propriedade intelectual)


15h - 15h40


Version 3.0


Com Mia Garlick (cc) e Christiane Henckel von Donnersmark (diretora executiva do cc)


15h40 - 16h - Coffee break


16h - 17h30


ccClinics

  • Discussão de exemplos práticos que permitam a aplicação das licenças Creative Commons. E de soluções para os possíveis problemas que possam aparecer.

Com Tyng-Ruey Chuang (cc Taiwan), Andrew Rens (cc África do Sul), Yuko Noguchi (cc Japão), Alek Tarkowski (cc Polônia) e Juan Carlos De Martin (cc Itália)


18h - 19h


Birds of a Feather

  • Ao final dos dois primeiros dias do iSummit, o "Birds of a Feather" será palco de apresentação de projetos específicos.

    • Cory Ondrejka "Second Life in Education" e Andrew Rens "A2K and Creative Commons"
    • Yonnie Kim e Sarah Bellanet (cc Coréia do Sul e Ásia Commons): "Building an Asia Commons Community"
    • Attila Kelényi e Balázs Bodó "Creative Commons in Hungary - the first six months"
    • Elizabeth Stark e Fred Benenson: "Sharing is Daring: Localising Free Culture Events"
    • Andrew Rens "A2K and Creative Commons - forging links"
    • Benjamin Mako Hill "Defining Essential Freedoms"
    • Elizabeth Stark, Fred Benenson: "Sharing is Daring: Localising Free Culture Events"

Dia 24, sábado


9h - 10h30 - Conferência principal do dia:


Towards a bridge between the commons science, art and inovation

  • Nos últimos anos diversas iniciativas têm estimulado uma maior a abertura nos campos da criatividade, ciência e conhecimento. São iniciativas de software livre, conteúdo aberto, acesso livre a informações e tantas outras. Essa mesa reúne expoentes de cada uma das áreas (ciência, legislação e cultura). A intenção é:


1. Criar ferramentas inovadoras que sejam de fato úteis a criadores, artistas, cientistas e pesquisadores em geral;
2. Definir estratégias que garantam políticas internacionais, regionais e locais para dar suporte às iniciativas;
3. Que cada um possa aprender com a experiência dos demais, de forma a ajudar no desenvolvimento de sociedades de conteúdo aberto mundo afora.

Com Ronaldo Lemos (FGV-RJ e cc Brasil), James Boyle (professor de Direito da Duke Law School e fundador do Centro de Estudos de Domínio Público, na mesma instituição), Jenny Toomey (ativista), Niva Elkin-Koren (professora de Direito da Universidade de Haifa) e John Wilbanks (diretor executivo do Science Commons)


10h30 - 10h50 - Coffee break


10h50 - 12h30 - Workshops:


1) Music, video and multimedia: the cultural commons

  • O workshop discute modelos e abordagens da cultura livre tanto para setores da comunidade como para iniciativas comerciais. Os participantes são todos pioneiros em seu setor, pessoas eu experimentaram novas formas de distribuir música, vídeo e multimídia.

Com André Szajman e João Marcelo (presidentes da gravadora Trama), Steven Starr (fundador e CEO da Revver, www.revver.com), Andrew Garten (diretor de programação do Open Channel, www.openchannel.org.au), e Dragoslava Pefeva (cc Bulgária)


2) Frameworks for open science

  • Apresentação do projeto Science Commons, experiências que já existem nesse sentido em todo mundo e como implementar uma estratégia de livre difusão do conhecimento acadêmico e científico.

Com John Wilbanks (Science Commons), Utando Baduza (Human Sciences Research Council, África do Sul), Ignasi Labastida i Juan (cc Espanha e cc Catalúnia), Subbiah Arunachalam (M S Swaminathan Research Foundation) e Ed Yoon (Topaz).


12h30 - 13h30 - Almoço


13h30 - 14h30 - Continuação dos workshops da manhã


14h30 - 15h30 e 16h - 17h -
Novos workshops


1) The Enterprise Commons

  • Discussões acerca do Open Business, modelo inovador de negócio aberto, que de certa forma usa conteúdo aberto ou acessível em seu projeto.

Com Christian Ahlert (Open Business Reino Unido), Andrew Rens (Open Business África do Sul), Carolina Almeida Antunes Rossini (Open Business Brasil), Mike Linksvayer (cc) e Craig Bregman (moJ, África do Sul)


2) Expanding the "glocal": Translations, cultural heritage and indigenous knowledge

  • Como os modelos abertos de licenciamento podem ajudar na proteção e difusão da cultura e conhecimento indígenas?

Com John Wilbanks (Science Commons), Peter Benjamin (Open Knowledge Network), Alek Tarkowski (cc Polônia), Eric Kansa (Arquivo de Alexandria) e Elad Wieder (cc Israel) e Dwayne Bailey (WordForge).


15h30 - 15h50 - Coffee break


15h50 - 17h - Continuação dos workshops


18h - 19h -
Birds of a Feather

  • Prodromos Tsiavos: "cc as an Alternative Ecology of Regulation"
  • Heather Ford e Tomislav Medak: "The iCommons Incubator - Towards a sourceforge for open content projects"
  • Christian Ahlert: "The Open Business Model Project: call for partners"
  • Rafael Evangelista e Tiago Soares: Labjor/Unicamp (www.labjor.unicamp.br) e O Plano B (www.oplanob.com) "Free Journalism: Incorporating freedom into the journalistic practice"
  • Nimrod Lev, "The importance of Creative Commons to free culture especially in culturally isolated societies with a limited market"
  • Eric Poscher: "The Open Content Registry"

21h


Samba na Lapa

  • Palestrantes irão a uma noite de samba na Lapa, e a imprensa está convidada. No Rio Scenarium (Rua do Lavradio, 20, Centro)

Dia 25, domingo


9h - 10h30


The International Commons

  • Diferentes comunidades têm diferentes estratégias para construir seu commons digital. Como focar em soluções de desenvolvimento local enquanto ainda existem prioridades globais pendentes acerca do commons (bens públicos comuns)?

    Quatro pioneiros vão apresentar suas visões e experiências em economias emergentes, e falar sobre a importância da colaboração rumo a um commons global no futuro.

Com Paulina Urrutia (ministra da Cultura do Chile), Glenn Otis Brown (Google), Nhlanhla Mabaso (Open Source Centre, África do Sul) e Cory Doctorow (jornalista, escritor, blogger e ativista)


10h30-10h50 - Coffee break


10h50 - 12h30 - Workshops


1) The Education Commons

  • Estimuladas por uma iniciativa do MIT (projeto "Open Courseware"), universidades em todo mundo têm criado sistemas on-line que permitem livre acesso ao seu arquivo a qualquer um com acesso a Internet. Escolas secundárias e até primárias também têm se beneficiado de modelos que combinam aprendizagem on-line, tecnologia e Creative Commons, especialmente em países em desenvolvimento. O uso de materiais de educação abertos, mais do que um passo na direção correta, marca o começo de uma jornada rumo à definição do ambiente educacional do futuro. O workshop vai especular sobre esse cenário.

Com Neeru Paharia (Universidade de Harvard), Judy Breck (goldenswamp.com), Philipp Schmidt (universidade de Western Cape), Kerryn McKay (African Commons Project) e Pete Barr-Watson (One Laptop Per Child).


2) The public sector commons and building national public domains

  • Do uso de licenças creative commons pelo setor público inglês às experiências com cc no governo australiano, o workshop vai apresentar diferentes visões de pesquisadores, administradores públicos e formuladores de políticas públicas.

Com Syb Groeneveld (cc Holanda), Andres Guadamuz (cc Escócia), Joshua Fouts (USC Center on Public Diplomacy) e Brian Fitzgerald (ccAustrália) e Tom Chance (Public Domain Burn Project).


12h30 - 13h30 - Almoço


13h30 - 14h30 - Continuação dos workshops


14h30 - 14h50 - Coffee break


14h50 - 16h10


iCommons: Developing a working vision

  • Enfim, qual a visão do iCommons e de sua comunidade?
    Como assegurar um processo contínuo de crescimento?
    A idéia é abrir o debate rumo a uma visão estratégica da organização.

Com Heather Ford (CC)


16h10 - The iCommons Summit Declaration


21h - Show do BNegão e os Seletores Digitais, no teatro Odisséia, aberto à imprensa


Observação


Para mais detalhes, acesse
www.icommons.org/programme (site em inglês)


Realização

  • Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO
  • Creative Commons Internacional

______________


INFORMAÇÕES


TELEFONE


(21) 2559-6065