MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Metodologia da Pesquisa Jurídica

Metodologia da Pesquisa Jurídica

Conhecer ou aprender? Aprender ou saber?

Da Redação

sexta-feira, 29 de abril de 2005

Atualizado em 27 de abril de 2005 09:35

 

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Metodologia da Pesquisa Jurídica" (140p.), escrito por Edihermes Marques Coelho e Gil Ferreira de Mesquita, gentilmente oferecido pelo Ipedi - Instituto de Pesquisas e Estudos em Direito.

 

Conhecer ou aprender? Aprender ou saber? Saber ou utilizar? Essas e outras indagações perpassam a reflexão humana sobre o conhecimento e suas nuances. Entendedo-se o conhecimento como o conjunto de atos e resultados cognitivos, atráves dos quais se possui informações sistematizadas sobre determinado assunto, pode-se definir o que seja a metodologia.

 

Enquanto o conhecimento está ligado a qualquer âmbito de agrupamento sistemático de informações (assim se dá, por exemplo, na teologia), a metodologia está vinculada a uma dimensão específica do conhecimento: o conhecimento científico. Ela explica os parâmetro aceitáveis para se produzir conhecimento de forma científica, através da definição de métodos e procedimentos para o estudo e pesquisa. Um livro de metodologia é sempre, de algum modo, um livro de ferramentas. Encontram-se nele ferramentas cognitivas de base teórica e de base prática. Tratam-se de instrumentos para que a mente humana trabalhe para aquilo que é uma das suas maiores capacidades: produzir conhecimentos úteis à vida em sociedade.

 

__________

Ganhadora:

Elaine Marques de Assis, de Belo Horizonte/MG