Quinta-feira, 23 de março de 2017

ISSN 1983-392X

A Ícone Editora entregou ao Papai Noel 4 obras. São elas:


  • 1 exemplar da obra "Tratado Político - 2ª edição"
  • 1 exemplar da obra "Os Elementos da Lei Natural e Política"
  • 1 exemplar da obra "Os Seis Livros da República - Livro Sexto"
  • 1 exemplar da obra "Os Seis Livros da República - Livro Quinto"

_____________
_______

"Tratado Político - 2ª edição - Autor: Spinoza" - (152 p.)

Baruch Spinoza (1632-1677), filósofo holandês, deu um direcionamento panteísta à filosofia cartesiana, solucionando o dualismo de Descartes. Seus Pensamentos afastaram-se da comunidade e religião judaica, onde nasceu e foi criado. O núcleo de seu pensamento é que "Deus é a única substância existente". Assim, todas as coisas reais, tanto as materiais como as espirituais, são manifestações de Deus. Suas outras importantíssimas obras são: Da reforma do intelecto e a Ética.

"Os Elementos da Lei Natural e Política - Autor: Thomas Hobbes" - (216 p.)

Do conteúdo do próprio livro pouco necessita ser dito aqui, exceto que ele contém a mais antiga e mais breve, mas ao mesmo tempo já amadurecida, concepção de uma doutrina que o autor não apenas [...] incorporou ao seu sistema tripartite de filosofia, mas também discutiu sobre a mesma estrutura em seu famoso Leviatã, onde ele especialmente se preocupa, todavia, com a consideração da lei eclesiástica em sua relação com o Estado onipotente. O fato de que neste primeiro tratado seu polêmico empreendimento é inteiramente desenvolvido, e a ideia de que a república enquanto um agigantado corpo humano é apenas prenunciada, torna uma comparação sua com o Leviatã, que tem mais de três vezes seu tamanho, uma tarefa muito instrutiva e interessante. E é digno de nota que a parte desta obra mais antiga que trata da Natureza humana foi declarada por muitos críticos como a melhor das composições do nosso autor.

"Os Seis Livros da República - Livro Sexto - Autor: Jean Bodin" - (248 p.)

O tratado Les six livres de la République, de Jean Bodin (1530-1596), foi publicado originalmente em Paris em 1576. É uma das obras mais conhecidas e citadas da filosofia política, pois é nela que Bodin formula o conceito moderno de soberania, base de todo o pensamento político posterior. Nela Bodin também afirma sua preferência pela monarquia regida por leis (que dará origem mais tarde à monarquia constitucional) e defende a independência do poder político com relação ao religioso, assim como a prevalência do direito sobre a força para obter um bom governo. Além dessas teses seminais, seu método é igualmente inovador pois ele infere as regras do governo justo a partir de uma vasta comparação histórica de inúmeras formas de governo. O sexto livro continua a debater certas políticas públicas (censo, finanças, moedas) e depois compara as três formas de Estado e os tipos de justiça correspondentes a cada uma.

"Os Seis Livros da República - Livro Quinto - Autor: Jean Bodin" - (184 p.)

O tratado Les six livres de la République, de Jean Bodin (1530-1596), foi publicado originalmente em Paris em 1576. É uma das obras mais conhecidas e citadas da filosofia política, pois é nela que Bodin formula o conceito moderno de soberania, base de todo o pensamento político posterior. Nela Bodin também afirma sua preferência pela monarquia regida por leis (que dará origem mais tarde à monarquia constitucional) e defende a independência do poder político com relação ao religioso, assim como a prevalência do direito sobre a força para obter um bom governo. Além dessas teses seminais, seu método é igualmente inovador pois ele infere as regras do governo justo a partir de uma vasta comparação histórica de inúmeras formas de governo. O quinto livro discute a adaptação do Estado ao clima e ao caráter da população, bem como diversos aspectos da administração estatal (fisco, penas e recompensas, guerras, tratados e alianças).





PS
: Para concorrer automaticamente a todos os prêmios, basta atualizar seu cadastro, clicando aqui. E se no dia 25 de dezembro este Papai Noel pular na sua chaminé e rechear a sua árvore, parabéns, você é um migalheiro de sorte !