Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Cenário

por FSB Inteligência

Cenário - 21.12.18

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Efeito da ressaca econômica

A prévia da inflação de dezembro (IPCA-15) emitirá um dos últimos sinais do ano sobre como o período pós-recessão atuou nos preços. O IBGE vai divulgar o dado hoje.

O mercado vazou durante a semana que trabalha com a perspectiva de quase estabilidade, mas há quem aposte em uma leve queda.

Em se confirmando uma ou outra previsão, o fato é que não será a primeira vez ao longo de 2018 que o índice dará mostras de que está sob controle.

Olhando para trás, o bom comportamento geral dos preços pode ser interpretado como produto de um ano arrastado e que ainda carrega vestígios da grave crise de 2015/2016.

Combustíveis, energia elétrica, alimentos e outros tantos itens que pesam no bolso das pessoas não provocaram grandes ondas. Apesar disso, o poder aquisitivo continua pressionado.

Junte-se à atual conjuntura o fato de que a recuperação segue lenta e desigual na indústria, no varejo e, principalmente, no emprego.

A poucos dias de 2019, essas variáveis interagem entre si e fazem fronteira também com as expectativas que se renovam com base na confiança e na ideia de que o pior já passou.

Comércio exterior

Janelas para o Brasil

As projeções sobre o comércio exterior estão sendo revisadas quase que diariamente.

Até agora, pouca gente conseguiu traduzir os efeitos das tensões entre China e Estados Unidos. O alcance que a turbulenta saída do Reino Unido da União Europeia terá sobre o Brasil também desperta dúvidas.

Com o debate político já inflamado sobre quais serão as alternativas do Brasil em 2019, as empresas e as entidades que representam quem exporta e importa refazem as estratégias sem contar com o Mercosul e partes da Ásia.

PIB latino

Mais previsões

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) divulgou seu último relatório do ano.

Conforme a entidade, a economia da América Latina e do Caribe crescerá 1,7% em 2019, inserida em um cenário internacional de incertezas (leia a íntegra).

Congresso 1

Bloco na Câmara

PSB, PDT e do PCdoB formalizaram o bloco de oposição ao governo Jair Bolsonaro que atuará na Câmara dos Deputados.

Os 69 deputados que fazem parte da coalizão serão instruídos pelas lideranças a, desde janeiro, firmarem posições sobre a reforma da Previdência e o programa de privatizações.

Congresso 2

No Senado

A pulverização partidária no Senado deve fazer com que a formação de blocos pró e contrários ao Planalto aconteça só a partir de fevereiro.

No próximo ano, serão 21 legendas. Em 2015, eram 15.


AGENDA

Inflação - O IBGE divulga hoje a prévia da inflação de dezembro (IPCA-15) e também o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial de outubro a dezembro.

Fisco - A Receita Federal detalha hoje o resultado da arrecadação de tributos federais e contribuições previdenciárias de novembro.

Temer - O presidente Michel Temer participa hoje da cerimônia em comemoração pelos 10 Anos do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês

Verão - A estação tem início hoje às 20h22 (horário de Brasília).

SABER

Raridades - Livros raros do acervo da biblioteca da USP podem ser acessados de graça até por celular e tablet. São 3 mil títulos da coleção do casal Guita e José Mindlin.

SUSTENTÁVEL

Rios - Saiba mais sobre monitoramento participativo de riachos. Uma pesquisa de doutorado investiga as bacias hidrográficas dos rios Paraopeba e das Velhas, em Minas Gerais (em inglês).

TECH

Inventar - A Forbes lista as resoluções de inovação para 2019: escolhas que podem ser feitas para se tornar mais inovador (em inglês).

BEM-ESTAR

Fake news - O WhatsApp do Ministério da Saúde criado para checar e desmentir fake news. Qualquer pessoa pode enviar mensagens para (61) 99289-4640. Tudo é apurado pelas áreas técnicas e respondido oficialmente.

JORNAIS

Desoneração - O futuro secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, disse que o governo Bolsonaro quer fazer uma ampla desoneração da folha de pagamentos das empresas, com a extinção de todos os tributos que incidem sobre a remuneração do trabalho. (manchete de O Globo)

Agronegócio - O governo de Jair Bolsonaro estuda acelerar e simplificar o licenciamento ambiental a partir do ano que vem. Entre as mudanças, está previsto um licenciamento automático para o agronegócio, segundo o futuro presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim. (manchete de O Estado de S. Paulo)

Funnrural - Pressionado pela bancada ruralista, Jair Bolsonaro decidiu apoiar a aprovação, no próximo ano, do projeto de lei que perdoa toda a dívida de produtores rurais e das agroindústrias com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). (manchete do Valor Econômico)

Dívidas - Dívidas das famílias travam consumo e tiram R$ 30 bilhões da economia. Queda lenta do endividamento retarda retomada neste ano, mostra estudo de consultoria. (manchete da Folha de S.Paulo)

Aécio - A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados à família do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na manhã de ontem, na tentativa de coletar provas que esclareçam indícios de lavagem de dinheiro e corrupção. (todos os veículos)

Investigação - A apuração sobre o decreto dos portos que resultou na denúncia apresentada ao STF encontrou indícios de outros cinco crimes envolvendo o presidente Michel Temer. (Folha de S.Paulo)

Emprego - Os preparativos do comércio e do setor de serviços para as vendas de fim do ano ajudaram a economia brasileira a criar 58.664 novos empregos com carteira assinada em novembro. Esse foi o melhor resultado para o mês desde 2010. (todos os veículos)

França - O embaixador francês nos Estados Unidos, Gérard Araud, ironizou declaração do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de que a vida na França havia se tornado "simplesmente insuportável" por causa da imigração. (todos os veículos)

Voo - Um voo da Latam Guarulhos-Londres teve de fazer um pouso de emergência no aeroporto de Confins/MG devido a uma pane elétrica. Ninguém se feriu. (todos os veículos)