COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 25.9.19

Cenário - 25.9.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Atualizado às 08:45

Congresso em movimento

Embora antecipados na véspera, os passos dados ontem por Câmara e Senado revelam um pouco sobre o ambiente político instalado em Brasília.

A agenda legislativa moveu-se. E isso ocorreu à revelia do que ansiava parte da sociedade e pretendia/gostaria o Planalto.

Em sessão conjunta, o Congresso derrubou 18 vetos presidenciais do projeto de lei 7596/17 que trata do abuso de autoridade (entenda os detalhes).

Na visão dos críticos, essa foi uma derrota endereçada ao governo e mirou especialmente o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

A manifestação dos parlamentares também foi contundente no sentido de redefinir novas fronteiras para o engajamento público do combate à corrupção - sobretudo no que se refere ao discurso encampado por quem apoia a Lava Jato.

Em outra ação bastante alinhada às sensibilidades de momento no Congresso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), adiou a análise do parecer da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Marcada para ontem, a tão esperada votação ficou para a próxima terça-feira (1º). Outra vez, a impressão quase generalizada foi a de que parte do mundo político quis passar um recado de descontentamento.

A decisão de jogar para frente um tema tão importante como a votação da reforma ocorreu depois de um acordo de lideranças, que apoiaram ainda outro gesto emblemático: Alcolumbre e um grupo de senadores estiveram ontem com o presidente do STF, Dias Toffoli.

Pediram para suspender a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que, na semana passada, autorizou buscas e apreensões no gabinete do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Nova sessão

Segundo round

Existe a possibilidade de deputados e senadores voltarem a se reunir conjuntamente hoje para analisar o veto do presidente Jair Bolsonaro sobre a franquia de bagagens em viagens de avião.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e projetos de lei também estão na pauta.

Bolsonaro 1

O discurso

A TV Brasil postou no Youtube a íntegra do discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU.

Bolsonaro 2

Entrevista

Ainda em Nova York, Bolsonaro falou com exclusividade à RecordTV (veja a íntegra).

Violência

Situação no Ceará

Para conter a onda de ataques a ônibus e carros de concessionárias de serviços públicos - que dura quase duas semanas no Ceará -, 257 detentos já foram transferidos entre as unidades estaduais.

Vagas em presídios federais foram cedidas pela União.

As queimas de veículos atingem Fortaleza, Região Metropolitana (RMF) e cidades do interior.

Trump

O impeachment

A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um inquérito formal de impeachment contra o presidente Donald Trump.

O caso é complexo e, segundo os analistas, tem poucas chances de prosperar no Senado, que é quem tem a última palavra no processo e onde os republicanos são maioria.

O pedido de impeachment parte de uma acusação envolvendo Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e uma suposta investigação que teria sido pedida pela Casa Branca contra Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente Joe Biden.

A CNN listou itens importantes que ajudam a compreender as próximas etapas (em inglês).

Prêmio

'Nobel' alternativo

Foram anunciados hoje em Estocolmo, na Suécia, os nomes dos ganhadores do Right Livelihood Award 2019.

A premiação é tida como uma espécie de Prêmio Nobel 'alternativo'.

Entre os quatro ativistas internacionais homenageados está o indígena brasileiro Davi Kopenawa.

Na lista estão ainda a ambientalista sueca Greta Thunberg, a marroquina Aminatou Haidar e a chinesa Guo Jianmei.

AGENDA

STF - Está na pauta de hoje do plenário do STF uma ação que pode anular condenações da Lava Jato. Os ministros vão decidir qual a ordem em que devem ser apresentadas as alegações finais dos réus - quando há delatores e delatados.

Mercado de trabalho - O governo informa hoje à tarde os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a agosto.

Guedes - O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento.

Novo PGR - O subprocurador Augusto Aras será sabatinado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

IBGE - Serão divulgadas hoje duas pesquisas chamadas de Informações Básicas Estaduais e Municipais.

EDUCAÇÃO

Escola - Um debate sobre diferenças e ambiente escolar, inclusão e ações de envolvimento (leia mais).

SABER

Livros - Biografias de artistas, cineastas e dramaturgos. Roteiros de cinema, peças de teatro e a história da TV. Veja aqui.

SUSTENTÁVEL

Orgânicos - Uma ferramenta de busca descobre feiras orgânicas no país (conheça).

TECH

Saúde x futuro - A Amazon lançou uma clínica virtual de saúde com acompanhamento domiciliar para funcionários (saiba mais).

BEM-ESTAR

Comfort food - O movimento culinário baseado na simplicidade dos pratos que desperta emoções explorando o paladar e a memória (veja receitas).