Quarta-feira, 17 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Workshop

Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos

A Central Prática Educação Corporativa realiza nos dias 26 e 27/8 o workshop Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos, em São Paulo.


Workshop

Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos

  • Data: 26 e 27/8
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP (para visualizar o mapa da região, clique aqui)

Objetivo

O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.

Público-alvo

Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.

Programação

O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

26 de agosto (quinta-feira)

Módulo I – Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças

Planejamento estratégico:

  • como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
  • níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
  • atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
  • construção de planejamentos estratégicos setoriais.

Manuais:

  • normas e padrões de funcionamento;
  • manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
  • como elaborar os manuais (parte prática);
  • manuais de atribuição de funções;
  • planos de ausência;
  • funcionogramas;
  • organogramas;
  • fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do departamento.

Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:

  • utilização do sistema de controle processual;
  • controle de qualidade e de prazos.
  • Planejamento financeiro e orçamentário:
  • controle de custos;
  • budget;
  • controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
  • centro de custos;
  • organização, controle e reembolso de despesas e honorários;
  • organização financeira e terceirização litigiosa.

Desempenho e controle de terceirizados:

  • indicadores de desempenho.

Equipamentos e sistemas:

  • o processo digital no departamento;
  • inovações tecnológicas aplicáveis aos departamentos jurídicos.

Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:

  • como tornar o software útil e eficaz;
  • implantação;
  • exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
  • cuidados no cadastro de informações;
  • manual de utilização do sistema: características básicas;
  • indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

Organização de arquivos:

  • apresentação de sistemáticas de organização de arquivos.

27 de agosto (sexta-feira)

Módulo II – Gestão de pessoas

Desenvolvimento de Líderes:

  • diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
  • qualidades, características e habilidades dos líderes;
  • desenvolvendo lideranças;
  • empowerment;
  • cases.

Visão e missão departamentais:

  • apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
  • exercício prático.

Estratégias motivacionais:

  • políticas de recompensa;
  • como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
  • como motivar a equipe.

Apresentação de "estruturas horizontais":

  • ferramenta motivacional para a equipe;
  • desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
  • cases.

Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:

  • processo de atração: tornando o cargo desejado;
  • passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
  • técnicas avançadas de entrevista;
  • principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).

Treinamento e desenvolvimento:

  • elaboração de projeto de treinamento;
  • levantamento das necessidades;
  • principais tipos e técnicas de treinamento;
  • implantação e avaliação;
  • análise de benefícios e custos de treinamento.

Regras e comportamentos:

  • regras e regulamentos na gestão de pessoas;
  • punições, promoções e problemas;
  • cases.

Administração de conflitos;

Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:

  • o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
  • vantagens;
  • apresentação de modelos.

Endomarketing: o marketing interno

Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;

Pesquisas de clima.

Palestrantes

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É presidente da Central Prática e sócio de Scheer & Advogados Associados.

- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, com MBA em excelência gerencial pela FAAP e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.

Observações

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, estacionamento, almoço e dois coffee breaks (por módulo).

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro – (21) 4063-6120 - Recife – (81) 4062-9270.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

__________

Ganhador :

  • Gabriel Mota Colombara, do escritório Azevedo Sodré Advogados

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3120-6806

e-mail

contato@centralpratica.com.br

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Publicado em: quinta-feira, 20 de maio de 2010