Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Conferência

IX Encontro sobre Direito do Trabalho


IX Encontro sobre Direito do Trabalho

  • Data: 7/5
  • Horário: 13h30 às 17h30
  • Local: Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo Campo (rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo/SP)

No próximo dia 7/5, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, acontece o "IX Encontro sobre Direito do Trabalho". O evento, coordenado pela dra. Eliana Borges Cardoso, professora da Instituição, conta com renomados profissionais para discussão sobre o tema "Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil: Ações para sua erradicação fundamentadas na dignidade humana".

O encontro iniciará com a palestra "A Economia do Trabalho Escravo no Brasil Contemporâneo", ministrada pelo jornalista e Doutor em Ciência Política, Leonardo Sakamoto. O especialista abordará o cenário atual do trabalho no país, com dados de campo, visto que atua como Coordenador da ONG Repórter Brasil, também como membro da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Algumas informações podem ser encontradas no blog do palestrante (clique aqui).

Outro destaque do evento é o painel que será dividido em dois temas. Para falar sobre "Trabalho Escravo e Degradante e a Violação dos Direitos Humanos Fundamentais do Trabalhador" foi convidada a dra. Ivani Contini Bramante, professora da Direito São Bernardo, Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT/SP) e coordenadora do Comitê para Monitoramento e Resolução de Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos e Trabalho Escravo do TRT/SP.

O segundo tema a ser abordado trata das "Ações Governamentais para a Erradicação do Trabalho Escravo e Degradante" e será apresentado pelo dr. Renato Bignami, Auditor Fiscal do Trabalho, Assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para dra. Eliana, o tema é muito atual. "O trabalho escravo é visto por muitos alunos e, até mesmo, por profissionais do Direito como um tema histórico, registrado nos livros que contam a história de nossos antepassados. Entretanto é preciso despertar a consciência de que este tipo de trabalho ainda acontece com frequência em nosso país", comenta Eliana.

Durante o evento haverá a arrecadação de materiais escolares que serão revertidos à entidade filantrópica "Cidade dos Meninos", que vai animar o encontro com uma apresentação da "Escola de Percussão", projeto de inclusão social de crianças e jovens de Santo André.

O Encontro é aberto para estudantes e profissionais da área. Os interessados devem se inscrever pelo site da faculdade no período de 25/4 a 5/5.

Investimento

Alunos: R$ 8,50

Não-alunos: R$ 16,00

*Inscrições: de 25/4 a 5/5

Realização

  • Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 4123-0222 - ramais 194 ou 196

ou

Clique aqui

Publicado em: segunda-feira, 18 de abril de 2011