Segunda-feira, 20 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

Seminário

Riscos na Atividade Advocatícia

Seminário

Riscos na Atividade Advocatícia

  • Data: 3/4
  • Horário: 9h às 17h
  • Local: Av. Angélica, 2510 – cjs. 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

O exercício da atividade advocatícia tem-se tornado cada vez mais imprescindível e requisitada na nossa sociedade. No entanto, o que se vê atualmente são escritórios que crescem na carteira de clientes, no volume de processo, na quantidade de pessoas, na estrutura física e no faturamento, mas por trás disso tudo, não há uma eficaz administração de serviços jurídicos. A grande questão é olhar o escritório como uma organização, o advogado deve pensar como um empresário gestor que planeja e se desenvolve estrategicamente. Este evento abordará as questões estratégicas mais relevantes dos riscos que envolvem a atividade do advogado e da importância de se ter uma visão empresarial na gestão dos negócios.

Público alvo

Sócios, administradores, advogados e profissionais da área de recursos humanos de escritórios de advocacia.

Programação

8h40 às 9h - Credenciamento

9h às 10h

- Renata Soltanovitch
Advogada, Mestre pela PUC SP; Especialista em Direito de Entretenimento pela ESA SP; Relatora da 5ª Turma do Tribunal de Ética da OAB/SP; Autora do livro "Responsabilidade Processual" pela Editora Scortecci.

Considerando que a advocacia é uma função de meio, o profissional por mais bem intencionado e preparado que esteja para desempenhar a função não tem como assegurar com efetiva precisão o resultado da atividade ao seu cliente.

Responsabilidade Civil dos Advogados.

A responsabilidade profissional é preponderantemente contratual e originária especificamente do instrumento de procuração, é aplicável na presença dos seguintes elementos:

  • Ato ou omissão do advogado;
  • Dano material ou moral;
  • Nexo de causalidade entre o ato e o dano;
  • Culpa presumida do advogado;
  • A imputação da responsabilidade civil ao advogado.
  • A relação cliente-advogado é de fato uma relação de consumo? Como os Tribunais e a OAB se posicionam a respeito.
  • Posicionamentos jurisprudenciais

10h às 10h10 - Perguntas e discussão

10h10 às 10h25 - Coffee Break

10h25 às 11h25

- Vitor Hugo das Dores Freitas
Advogado, formado pela PUC – SP/ Turma 1981,Pós-graduando em Direito de Informática pela Escola Superior da Advocacia; Conselheiro Secional e Conselheiro de Prerrogativas da OABSP; Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da OABSP; Presidente da Comissão da Sociedade da Informação e Crimes Eletrônicos da OAB/Pinheiros. Ex-Relator do V Tribunal de Ética e Disciplina da OABSP; Relator da 3ª Câmara Recursal da OABSP.

As Regras do Código de Ética e Disciplina e as Atividades da Advocacia.

O exercício profissional do advogado exige conduta compatível com os preceitos entabulados no código de ética, estatuto da advocacia, regulamento geral, provimentos e com os demais princípios da moral individual, social e profissional, e a falta da aplicação dos preceitos previstos pode ensejar responsabilizações perante a categoria.

  • Logo o exercício da profissão deve pautar essencialmente:
  • Relações com o cliente, relacionadas postura e conhecimentos técnicos jurídicos;
  • Sigilo profissional.

Marketing e Relacionamento na Advocacia.

Há outra particularidade da categoria profissional que são as restrições quanto ao oferecimento de serviços profissionais que impliquem na captação de clientela. Somente é permitido anúncios com discrição e moderação.

  • Marketing de acordo com as regras;
  • Diretrizes sobre as restrições e proibições;
  • Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB;
  • Decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;

Aplicação de Sanções Disciplinares - Diante do Estatuto da Advocacia e Código de Ética e Disciplina.

11h25 às 11h35 - Espaço para perguntas e discussão

11:35 - 12:35

- Fábio Korenblum
Advogado, graduado pelaUniversidade Cândido Mendes (UCAM), pós-graduado em direito empresarial com concentração em processo civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), com curso de especialização em liderança, oratória e negociação estratégica pela Universidade BAR-ILAN / TEL AVIV – Israel, Membro da Ordem dos Advogados do Brasil. Ampla experiência nas áreas de direito civil, direito processual civil, advocacia contenciosa, direito do consumidor e contratos. Indicado pela Chambers Latin America como um dos melhores advogados brasileiros na área de Product Liability nos anos de 2010 e 2011. Eleito pela análise advocacia um dos advogados mais admirados do Brasil na área de consumidor no ano de 2011.

Prevenção de Riscos a Imagem Profissional.

O advogado tem o dever de ter plena ciência dos riscos contidos no exercício da profissão e para evitá-los deve adotar um planejamento de redução de riscos, com intuito de não macular a imagem pessoal e evitar a aplicação de sanções disciplinares nos órgãos da classe.

  • Planejamento de redução de riscos;
  • Gerenciar e analisar a imagem pessoal e da banca profissional;
  • Conduta - adotar uma postura ética e exercer a profissão com zelo;
  • Implementar um eficaz sistema de controle de prazos;
  • Manter atualizado relatório de informação ao cliente;
  • Manter contato freqüente e eficiente com o cliente;
  • Registrar as decisões tomadas conjuntamente com os clientes.
  • Apresentação de Cases

12h35 às 12h45 - Perguntas e discussão

12h45 às 14h - Coffee break

14h às 15h

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

Riscos Econômicos e Financeiros

Nos dias atuais, não basta o escritório profissional crescer física e estruturalmente, o advogado gestor da banca deve ver o escritório como uma grande empresa, deve pensar como um empresário que planeja e se desenvolve estrategicamente. Este painel abordará as diretrizes de estruturação de negócios a fim de evitar os riscos mais comuns ainda aplicados conforme a antiga estrutura dos escritórios de advocacia.

  • Clientes - estratégias de relacionamento com os clientes;
  • Pulverização dos setores de atuação;
  • Gestão - divisão das áreas e atividades organizacionais com profissionais de cada setor;
  • Finanças - planejamento de faturamento x custos, a curto, médio e longo prazo;
  • Concorrência – investimentos em tecnologias e especializações técnicas dos profissionais de cada área.

15h às 15h10 - Perguntas e discussão

15h10 às 16h10

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

Sociedade de Advogados - Composição Societária e Riscos

As sociedades de advogados tem como pressuposto essencial que somente advogados, inscritos na OAB, podem exercer a advocacia e serem sócios (associados ou empregados) são sociedades cujos serviços não são praticados pela pessoa jurídica, mas pela pessoa de algum advogado, individualmente. Este painel abordará a implantação de planos de estruturação societária e remuneração em sociedades de advogados, apresentará os principais pontos sobre as práticas de mercado e os mais arrojados planos de carreira para a área jurídica, o que também contribuirá para que os riscos sejam minimizados.

  • Como a OAB enquadra as sociedades de advogados – requisitos e procedimentos;
  • Formatos de estruturação societária: modelos tradicionais e modelos mais usados atualmente;
  • Quotas de trabalho e quotas de capital;
  • Os contratos sociais e os acordos de sócios;
  • Alterações no contrato de trabalho ou associação e suas conseqüências na avaliação dos riscos;
  • Formas de contratação de advogados: riscos e custos.
  • Posicionamentos nos tribunais.

16h10 às 16h20 - Espaço para perguntas e discussão

16h20 às 16h35 - Coffee break.

16h35 às 17h35

- Márcio Maidame
Advogado. Doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestre e especialista em Processo Civil. Professor e coordenador do núcleo de prática jurídica da FAAT - Faculdades Atibaia. Professor na Pós Graduação lato sensu do Complexo Jurídico Damásio de Jesus

Atividade Advocatícia e o Poder Judiciário. Aspectos relevantes.

Atividade profissional e a independência na execução de suas funções. As controvérsias acerca da aplicação do artigo 14 do Código de Processo Civil e a liberdade de atuação do advogado.

  • Litigância de má-fé;
  • Ações temerárias/ medidas protelatórias;
  • Aplicação de multas e sanções;
  • Aspectos práticos e posicionamento jurisprudencial.
  • Arbitramento de honorários e o poder discricionário do juiz.
  • Aplicação dos quesitos do § 3º do art. 20 do Código de Processo Civil
  • Recursos cabíveis contra decisões sobre honorários fixados pelo juiz.
  • Tabela de honorários da OAB e o princípio da livre concorrência;

Greves e o exercício profissional – como os profissionais do direito devem se organizar para evitar maiores prejuízos com as greves do Poder Judiciário, férias forenses, entre outros;

17h35 às 17h45 - Espaço para perguntas e discussão

Coordenação Acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

* Inclusos: material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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Ganhadores :

  • André Araújo
  • Alessandra Gutierro Navarr

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

e-mail

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Publicado em: segunda-feira, 30 de janeiro de 2012