Domingo, 18 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Workshop

Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos


Workshop

Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos

  • Data: 19 e 20/7
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Auditório da Central Prática (Av. Angélica, 2510 – cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP).

Objetivo

O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.

Público-alvo

Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.

Programação

O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I – Planejamento estratégico e gestão corporativa

  • Planejamento estratégico:
  • transformando o departamento jurídico corporativo: de mal necessário a instrumento estratégico;
  • como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
  • níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
  • atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
  • construção de planejamentos estratégicos setoriais.

Manuais

  • normas e padrões de funcionamento;
  • manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
  • como elaborar os manuais (parte prática);
  • manuais de atribuição de funções;
  • planos de ausência;
  • funcionogramas;
  • organogramas;
  • fluxogramas.

Planejamento, organização e controle de publicações e prazos

  • utilização do sistema de controle processual;
  • controle de qualidade e de prazos.

Desempenho e controle de terceirizados

  • indicadores de desempenho.

Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual

  • como tornar o software útil e eficaz;
  • implantação;
  • como elaborar um cronograma de implantação;
  • cuidados no cadastro de informações;
  • manual de utilização do sistema: características básicas;
  • indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

Módulo II – Gestão de pessoas

Desenvolvimento de Líderes

  • diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
  • qualidades, características e habilidades dos líderes;
  • desenvolvendo lideranças;
  • empowerment;
  • cases.

Visão e missão departamentais

  • apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
  • exercício prático.

Estratégias motivacionais

  • políticas de recompensa;
  • como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
  • como motivar a equipe.

Apresentação de “estruturas horizontais”

  • ferramenta motivacional para a equipe;
  • desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
  • cases.

Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:

  • processo de atração: tornando o cargo desejado;
  • passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
  • técnicas avançadas de entrevista;
  • principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).

Treinamento e desenvolvimento

  • elaboração de projeto de treinamento;
  • levantamento das necessidades;
  • principais tipos e técnicas de treinamento;
  • implantação e avaliação;
  • análise de benefícios e custos de treinamento.

Regras e comportamentos

  • regras e regulamentos na gestão de pessoas;
  • punições, promoções e problemas;
  • cases.

Administração de conflitos;

Atribuição de funções e a difícil arte de delegar

  • profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
  • vantagens;
  • apresentação de modelos.

Endomarketing: o marketing interno

Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;

Pesquisas de clima.

Palestrantes

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coaching pela sociedade Brasileira de Coaching, consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.

*Inclusos : crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

__________

Ganhadora :

  • Priscila Silva Benites

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

e-mail

contato@centralpratica.com.br

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Publicado em: quarta-feira, 27 de junho de 2012