Segunda-feira, 16 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Curso

MBA em Gestão Estratégica na Advocacia


MBA em Gestão Estratégica na Advocacia

  • Data: 14/9 a 14/12/2013 (sábados quinzenais)
  • Horário: 8h às 17h45
  • Local: Av. Liberdade, 956, São Paulo/SP

Apresentação

Em uma economia cada vez mais globalizada, competitiva e complexa, na qual estão inseridas as entidades empresariais e os profissionais que as conduzem, dentre os quais destacamos os que atuam na área jurídica, a busca por uma gestão que possibilite uma atuação que traduza em suas práticas um elevado nível de flexibilidade e adaptação e que, ao mesmo tempo, favoreça a criação de valor, resultando em uma vantagem competitiva sustentável, torna-se fundamento sobre o qual as estratégias são definidas, as decisões tomadas e os resultados alcançados.

Neste contexto, a proposta do curso de MBA em Administração Legal oferecido pela Escola Paulista de Direito - EPD objetiva capacitar os gestores que atuam no segmento jurídico com conhecimentos e habilidades específicas da gestão empresarial visando o alcance de um desenvolvimento sustentável através de ações efetivas com foco no planejamento, gerenciamento e controle das diversas dimensões de suas atividades dentre as quais, destaca-se a estratégica em suas dimensões: econômica, financeira e operacional, possibilitando ao gestor, advogado ou administrador, estabelecer metas, bem como, manter um sistema ágil e eficiente de mensuração, monitoramento e controle dos processos, visando assegurar o alcance contínuo da eficácia empresarial.

Objetivo

Proporcionar um curso que favoreça a aquisição dos conhecimentos e habilidades, especialmente voltados para a Gestão das Atividades Jurídicas no contexto dos Departamentos Jurídicos Corporativos ou das Sociedades de Advogados.

Específicos

1. Conceitos e técnicas da Administração Estratégica com foco na construção de cenários voltados para a gestão das atividades jurídicas utilizados como instrumentos para a elaboração de um modelo e processo de negócios voltados para atender ás especificidades dos Departamentos Jurídicos Corporativos e das Sociedades de Advogados, especificamente voltados para o alcance de um posicionamento competitivo e sustentável, alinhando as operações aos processos, tanto internos, quanto externos.

2. Utilização de diversos instrumentos e práticas de gestão empresarial no ambiente jurídico com o objetivo de alcançar o uso eficiente dos recursos disponíveis nessas entidades, tais como: gestão estratégica de pessoas, gestão financeira e de custos, formação de preço de venda dos serviços, planejamento do marketing jurídico, uso da tecnologia da informação nos processos e operações jurídicas, visando alcançar um nível de eficácia empresarial superior através do monitoramento efetivo do negócio, bem como do processo decisório.

3. Apresentação, teórica e prática, de uma visão sistêmica para condução e gerenciamento da governança corporativa empresarial, da responsabilidade socioambiental, bem como de temas relevantes que contribuam para um crescimento sustentável dos negócios, além de uma comunicação sempre mais eficiente com os diversos públicos usuários das informações (internos e/ou externos).

4. Disponibilização de casos práticos e conhecimentos necessários à construção de conhecimentos e habilidades voltadas para a formação de um profissional cada vez mais integrado ao processo de tomada de decisões respeitantes a processos que envolvam atividades complexas, racionalizando e controlando os diversos riscos envolvidos.

Justificativas

Tema recorrente no meio empresarial é o crescente aumento na complexidade da gestão de serviços jurídicos advinda, especialmente, com a intensificação da globalização dos mercados e das economias, o que tem provocado uma mudança, de forma crescente e contínua, na atuação de advogados e administradores legais. Alguns aspectos anteriormente com menor relevância no contexto de suas atuações, tais como: gestão estratégica, financeira, de pessoas e operações, torna-se um poderoso instrumento para dar maior solidez às práticas de suas diversas atividades. Para o advogado que milita na área empresarial, especialmente, o curso complementa sua formação jurídica, mediante o estudo e a aplicação das diversas práticas da gestão contemporânea;

Os conceitos da Administração Legal, bem como os processos que a compõe, têm evoluído rapidamente ao longo dos últimos anos e ganhado, cada vez mais, importância numa economia globalizada. A necessidade de transparência, a confiança e o uso adequado dos recursos disponíveis têm se tornado um desafio mais percebido e exigido do ambiente jurídico. Desta forma, uma visão integrada e sistêmica das atividades jurídicas, no contexto da Administração Legal, torna-se fundamental para exercício profissional que busque continuamente um aprimoramento constante e uma sólida e competitiva carreira num mercado cada vez mais globalizado.

Como diferenciais, o curso aborda a Administração Legal numa perspectiva sistêmica e trata de temas específicos e de grande atualidade como os diversos aspectos de gestão dos recursos disponíveis; a implantação de princípios de governança e práticas negociais sustentáveis; com crescentes implicações dessas mudanças na rotina das empresas, dos negócios e, particularmente, dos profissionais. O curso também é voltado para atender aos profissionais que, embora não tenham graduação em Direito ou mesmo em Administração, necessitem de conhecimentos específicos no âmbito da Administração Legal.

Público-alvo

- Advogados, bacharéis em Direito, administradores e demais profissionais que atuem, direta ou indiretamente, em Sociedade de Advogados; Profissionais que atuem em departamentos jurídicos de suas empresas; Executivos que desejem desenvolver competências na área; Empreendedores que pretendam iniciar uma atuação profissional na área de Administração Legal; Docentes que desejem aprofundar seus conhecimentos e Graduados que buscam ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Conteúdo Programático

Crédito A: Fundamentos da Gestão Empresarial

- Estratégia e Gestão Empresarial

- Gestão de Pessoas

- Fundamento do Marketing Empresarial

- Gestão dos Recursos Financeiros

- Gestão das Operações

- Metodologia da Pesquisa Jurídica e Didática do Ensino Superior

Crédito B: Estratégias na Advocacia

- Sistema Judiciário no Brasil e o cenário da Administração Legal

- Princípios de Governança, Responsabilidade Sócio-ambiental e Sustentabilidade.

- Técnicas de Planejamento e Estratégias na Advocacia

- O uso da Tecnologia da Informação nas Operações Jurídicas

- Marketing aplicado aos serviços jurídicos

- Metodologia da Pesquisa Jurídica e Didática do Ensino Superior

Crédito C: Gestão de Recursos na Administração Legal

- Gestão dos Serviços Jurídicos

- Liderança e Gestão

- Técnicas de Negociação e gerenciamento de conflitos

- Gestão por Competências, Técnicas de Motivação de Equipes e Estresse

- Planejamento Financeiro aplicados aos Serviços Jurídicos

- Metodologia da Pesquisa Jurídica e Didática do Ensino Superior

Coordenadores

- Gustavo Rodrigues Ortega
Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica; Especialista em Finanças Corporativas e em Controladoria pela Fundação Álvares Penteado; Bacharel em Ciências Contábeis; Professor, Pesquisador e Conferencista com atuação em diversas Instituições de Ensino Superior nas áreas de Gestão e Estratégia Empresarial, Controladoria Estratégica; Experiência Profissional Adquirida em empresas Multinacionais de Grande Porte; Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo – MPSP.

Docentes e Conferencistas

- Edison Fernandes Pereira
Bacharel em Administração de Sistemas de Informação pela UNIBERO.

- Leonardo Barém Leite
Advogado, consultor, professor e pesquisador em negócios jurídicos, especializado e direito empresarial; Mestre em Direito Norte-Americano e em Jurisprudência Comparada pela New York University School of Law; Pós-Graduado em Administração, Economia, Gestão de Serviços Jurídicos e Law & Economics pela FGV-SP; Experiência profissional adquirida em diversas instituições, tais como: Unisinos/RS; Escola Paulista de Direito (EPD); Fundação Getúlio Vargas (FGV); Demarest e Almeida-Advogados; Sullivan & Cromwell; Fundador do Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos-CEAE; Membro: Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB/SP, IASP, IDSA, IBGC e FDJUR; Integrante e conselheiro de inúmeras instituições, no Brasil e no Exterior, tais como: FIESP, Fecomércio/SP, CRA, IBA, ABCNY, CESA, IDSA, IBEF, ABPI, ASPI e Autor, coordenador e co-autor de várias obras publicadas sobre direito societário, empresarial e gestão jurídica.

- Milton de Medeiros Speranzini
Bacharel e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo; Especialista em Direito e Gestão Empresarial; Desenvolveu carreira em finanças e controladoria em empresas de serviços e escritórios de advocacia; Foi diretor fundador do Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia (CEAE); Membro da Association of Legal Administration (ALA) e Professor no curso de MBA em Administração Legal da Escola Paulista de Direito (EPD).

- Rita De Cássia Altieri
Especialista em Direito Empresarial pela EPD e Professora das áreas de Direito Empresarial e Metodologia Jurídica e do Trabalho Científico da Escola Paulista Paulista - EPD.

- Thaís Ettinger Oliveira
Especialista em Direito e Gestão Empresarial e Administradora.

- Thiago de Carvalho e Silva do Val
Especialista em Direito e Gestão Empresarial e Advogado.

Realização

  • EPD - Escola Paulista de Direito

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3273-3600 ou 0800 775 5522

e-mail

info@epd.edu.br

ou

relacionamento@epd.edu.br

ou

Clique aqui

Publicado em: terça-feira, 23 de julho de 2013