Sábado, 7 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

Seminário

Gestão de riscos acidentários: fatores críticos de sucesso

Em SP, 29 de abril de 2015.

  • Data: 29/4
  • Horário: 9h às 18h
  • Local: Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

Independentemente do segmento de atuação, é imprescindível direcionar esforços ao gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes nas empresas. Diante da amplitude dos riscos que envolvem uma operação industrial, comercial ou até mesmo a área de serviços, a prevenção é primordial para que as instituições alcancem bons resultados na prevenção e mitigação de riscos. O alinhamento da comunicação entre o empregador e o empregado, assim como entre o empregador e colaborador terceirizado e a empresa compradora são bases para que nas operações cotidianas seja garantida a máxima segurança e a minimização de riscos.

Público-alvo

Advogados, administradores, engenheiros, gerentes, coordenadores e técnicos de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, jurídicos e de recursos humanos.

Programação

8h40 às 9h - Credenciamento
9h às 10h15

Mapeamento e avaliação de riscos de acidentes nas empresas como base para promover a capacitação da equipe.

  • Classificação dos diversos níveis de risco;
  • Como reduzir os riscos identificados;
  • Disseminação de conhecimento: Interação entre a área de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho, RH, jurídico e comunicação;
  • Medidas para minimizar os riscos de potenciais acidentes.

10h15 às 10h30 - Perguntas e Comentários
10h30 às 10h50 - Networking Break
10h50 às 12h10

- Roberto de Faria Miranda
Advogado, Sócio responsável pelas Áreas Trabalhista e de Recursos Humanos do Gomes & Hoffmann, Bellucci, Piva Advogados, com unidades em Campinas e Em São Paulo. Atua também como Professor no curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho para profissionais de Gestão de Pessoas, no INPG – Instituto Nacional de Pós-Graduação, na disciplina de Prática Trabalhista. É graduado em Direito pela Universidade São Francisco, em 2001 e Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pela PUC-Campinas, em 2007. Atualmente cursa MBA em Direito Empresarial na FGV. Militante na área trabalhista empresarial, conta com mais de 12 anos de experiência na área jurídica, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando na advocacia preventiva e contenciosa, no atendimento e representação de empresas de pequeno, médio e grande porte. Sólidos conhecimentos em legislação trabalhista, direito sindical, negociação, fiscalizações do trabalho, MPT, atuando também em projetos due diligence, auditoria interna, gestão de pessoas, treinamentos e palestras em geral. Autor de artigos jurídicos.

Investimento em treinamento e capacitação de pessoal: como promover a conscientização entre os colaboradores, terceirizados e reduzir riscos trabalhistas?

  • Papel do jurídico na orientação da equipe;
  • Definição de um plano de treinamento e capacitação da equipe;
  • Frequência de treinamentos e avaliação da eficácia destes;
  • Como assegurar que o colaborador terceirizado garanta o nível de segurança exigido.

12h10 às 12h25 - Perguntas e Comentários
12h25 às 13h40 - Almoço
13h40 às 14h50

- Ana Júlia Brasi Pires Kachan
Advogada, pós-graduada em direito processual civil e direito previdenciário. Membro da comissão especial de direito previdenciário e acidentário da OAB/SP. Sócia do escritório Kachan, Sinotti e Kachan Advogados.

A partir das normas vigentes sobre o FAP - Fator Previdenciário de Prevenção -, como as empresas podem reduzi-lo?

  • Percentual de recolhimento das empresas para o FAQ;
  • Oportunidades para diminuição da alíquota do SAT - Seguro de Acidente de Trabalho;
  • Envolvimento de outras áreas no plano de ação para redução da FAP: responsabilidades do departamento médico, jurídico e RH.

14h50 às 15h05 - Perguntas e comentários
15h05 às 16h05

- Marcello Della Monica Silva
Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Católica de São Paulo, Especializou-se em Direito Processual Civil pelo Centro de Extensão Universitária. Sócio de Demarest Advogados.

  • Atualização sobre as Normas Regulamentadoras e responsabilidades legais do empregador.
  • Premissas para o empregador garantir o cumprimento das obrigações contratuais;
  • Obrigações relativas as NRs;
  • Inspeção do uso de equipamentos de segurança;
  • Envolvimento do jurídico com a fiscalização de áreas que envolvem altos riscos de acidentes.

16h05 às 16h20 - Perguntas e Comentários
16h20 às 16h40 - Networking Break
16h40 às 17h40

Estruturação de indicadores com foco na redução de acidentes e de riscos trabalhistas

  • Como implantar indicadores que envolvem o jurídico e saúde e segurança do trabalho;
  • Definição de responsabilidades;
  • Gestão periódica dos indicadores;
  • Frequência ideal para avaliação de resultados e implantação de novos planos de ação.

17h40 às 17h55 - Perguntas e comentários
17h55 às 18h – Encerramento

Coordenação acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL – Programação Neurolinguística – pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International. Participou de cursos em Berkeley University of California (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos), Johns Hopkins University (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo e da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP, é membro do comitê de planos de saúde da OAB/SP e é presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB de Santo André/SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente de grupo empresarial.

Observações

*Inclusos: material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois networking break.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

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Publicado em: segunda-feira, 23 de março de 2015