Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

ISSN 1983-392X

Curso

Curso Internacional sobre Compliance

Em parceria com a Universidade de Coimbra, curso começa em 6/6.

  • Data: 6/6 a 3/8
  • Horário: 18h30 às 21h30 (quartas a sextas-feiras)
  • Local: Auditório do IASP (av. Paulista, 1294 - 19º andar - próximo à estação Trianon-Masp) ou modalidade à distância (online)

O IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e o Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE), ligado à Universidade de Coimbra, em Portugal, promovem entre 6/6 e 3/8 a primeira edição de seu Curso Internacional sobre Compliance, com apoio do IASP, que será a sede das atividades.

As aulas serão ministradas em São Paulo e, no ato da matrícula, os participantes poderão escolher se desejam fazer o curso presencial ou pela modalidade à distância, com participação ao vivo, nas aulas que acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h30.

Para inscrições, acesse o site.

Voltado para profissionais que atuam em campos administrativos e financeiros, como bacharéis em Direito, Administração ou Economia, o curso discutirá mecanismos para que empresas e organizações previnam a ocorrência de delitos econômicos.

Corpo docente

Anabela Miranda Rodrigues, Maria João Antunes e Nuno Brandão são os nomes confirmados pela Universidade de Coimbra para ministrar a parte internacional do curso, conduzindo três aulas cada. Entre os mais de 10 nomes de docentes nacionais, estão profissionais com grande experiência no exercício e na docência de Direito Penal Econômico e outras áreas relacionadas ao Compliance.

As aulas abordarão sistemas de denunciação interna, responsabilidades penal e administrativa da pessoa jurídica, acordos de leniência, lei anticorrupção, compliance concorrencial, entre outros temas atuais.

"O compliance se disseminou na cultura jurídica e corporativa, sendo essencial ao profissional destas áreas o entendimento das normas e o conhecimento dos procedimentos necessários para a adoção de medidas preventivas que mitiguem os riscos de punição", afirma Rafael Serra, coordenador dos cursos IBCCRIM-Coimbra.

Orientação final

Como em outros cursos feitos em parceria com a Universidade de Coimbra, o IBCCRIM oferecerá aos alunos e alunas uma aula sobre metodologia científica, para a construção do trabalho final, além de orientação personalizada para o planejamento desse texto de conclusão de curso. Dessa forma, o Instituto pretende aproximar o universo científico e de pesquisa de profissionais afastados do campo. "A orientação na elaboração do trabalho final será feita por especialistas que contribuirão para o desenvolvimento do raciocínio crítico sobre o tema", afirmou Serra.

Nesta edição do curso Internacional IBCCRIM-Coimbra, mais uma vez será aplicada a regra de transparência e publicidade para selecionar orientadoras e orientadores, que também trabalharão na correção dos trabalhos, por meio de edital público, lançado em meados do cronograma do curso. Cada profissional deverá ter graduação acadêmica de mestrado, no mínimo, e poderá orientar um número máximo de estudantes, bem como corrigir um número máximo de trabalhos.

Local e investimento

As aulas serão ministradas no auditório do IASP, localizado na Avenida Paulista nº 1294, próximo à estação de metrô Trianon-Masp, em São Paulo/SP. Para estudantes da modalidade à distância, será necessário acompanhar ao vivo a transmissão das aulas, oportunidade em que será possível enviar perguntas aos professores e professoras.

Com duração de três meses e oferecendo toda a estrutura necessária para o aproveitamento das atividades, o investimento para o curso varia entre as modalidades presencial e à distância. Associados e associadas do IBCCRIM têm condições especiais de pagamento.

Realização

  • IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3111-1040

e-mail

inscricoes@ibccrim.org.br

ou

Clique aqui

INSTITUTO BRASILEIRO DE CIENCIAS CRIMINAIS

Publicado em: terça-feira, 22 de maio de 2018