Terça-feira, 17 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

por José Maria da Costa

Eu fêcho ou Eu fécho?

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

dúvida do leitor

O leitor Odilon Duque envia ao Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Prof. Dr. José Maria. Gostaria de saber a forma correta de pronunciar a palavra fechar: Com a vogal 'e' fechada ou aberta? Ex: fêchar ou féchar (acentos meramente ilustrativos)."

envie sua dúvida


Eu fêcho ou Eu fécho?

1) Um leitor indaga se a pronúncia do verbo fechar é fechada (ê) ou aberta (é).

2) Otelo Reis, em obra indispensável para resolver dúvidas sobre conjugação verbal, solucionando com maestria a questão, observa que os verbos terminados em echar devem ser pronunciados com som fechado: fêcho, fêchas, fêcha, e não fécho, féchas, fécha. (Observe-se que o acento gráfico foi aqui posto por questões didáticas, para fixar o som, embora não exista na grafia).

3) E acrescenta o mesmo autor: "pessoas menos cultas manifestam a errônea tendência de, nas formas rizotônicas, pronunciar o e com som aberto: fécho, féche, etc."1

4) Essas mesmas observações valem para a pronúncia dos verbos apetrechar, bochechar, desfechar, flechar...

________________

1 Cf. REIS, Otelo. Breviário da Conjugação dos Verbos da Língua Portuguesa. 36. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1976, p. 79-80.

______

Manual de Redação Jurídica
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.