Terça-feira, 17 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

por José Maria da Costa

Multiculturais ou multi-culturais?

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

dúvida do leitor

O leitor Gilberto Antonio Conti envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas :

"Qual o termo correto: multiculturais ou multi-culturais?"

envie sua dúvida


Multiculturais ou multi-culturais?

1) Um leitor busca saber qual a forma correta, quanto ao emprego ou não do hífen, após o recente Acordo Ortográfico: multiculturais ou multi-culturais?

2) Mantendo a postura que já vigorava anteriormente, o recente Acordo Ortográfico faz com que jamais se use hífen com os prefixos ou falsos prefixos, como é o caso de multi.

3) A junção entre os elementos do vocábulo, assim, faz-se diretamente. Exs.: multibilionário, multicultural, multidirecional, multifuncional, multigrávida, multilateral, multimilionário, multipartição, multitubular, multiviscosidade.

4) Não se abre exceção nem para os casos em que o segundo elemento vem começado por vogal: multiangular, multiembrionário, multiocular.

5) Para adaptação gráfica com vistas à continuidade do mesmo som, dobra-se o r ou o s, quando principiam o segundo elemento: multirracial, multirreligioso, multissecular, multissílabo.

______

Manual de Redação Jurídica
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.