Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

por José Maria da Costa

Sigla – Como escrever por extenso?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

dúvida do leitor

A leitora Doralice Ramos envia a seguinte mensagem para a seção Gramatigalhas:

"Qual é a melhor forma de pontuar a seguinte frase? Com travessão antes e depois da explicação da sigla: ‘Por isso, foi considerada a maior ONG – Organização Não-Governamental - da América Latina’. Ou com vírgula depois da explicação: ‘Por isso, foi considerada a maior ONG – Organização Não-Governamental, da América Latina’. Obrigada."

envie sua dúvida

1) Uma leitora pergunta, em síntese, como fica melhor explicitar o significado de uma sigla: entre travessões, ou com um travessão no início e vírgula no final? Em termos práticos: a) "Foi considerada a maior ONG – Organização Não-Governamental – da América Latina"; b) "Foi considerada a maior ONG – Organização Não-Governamental, da América Latina"?

2) Antes de ingressar no efetivo mérito da dúvida da leitora, observa-se, num primeiro aspecto, que, pelas regras do Acordo Ortográfico de 2008, não mais se usa o hífen, quando se quer negar uma palavra, dizendo o seu contrário pela anteposição de um não. Vejam-se alguns exemplos: não agressão, não cooperação, não cumprimento, não ficção, não fumante, não pagamento, não proliferação, não violência. Assim, para o caso, Organização Não Governamental.

3) No mérito da indagação, observa-se que o que a leitora quer, em última análise, é saber como separar por sinais de pontuação a explicação Organização Não Governamental, que é exatamente o significado da sigla que antecede tal explicação. E, quando se extrai a expressão indicadora do significado da sigla, percebe-se que não há sinal algum adicional de pontuação que precise ser considerado ("Foi considerada a maior ONG da América Latina"), o que implica dizer que o único desafio é realmente a expressão do significado da referida entidade.

4) Ora, quando se trata de pura intercalação, esta pode ser feita entre travessões ou entre parênteses. Mas a intercalação acontece com sinais idênticos, de modo que não se pode colocar um travessão no início e uma vírgula depois.

5) Assim, em resposta à leitora, confiram-se os seguintes exemplos, com a indicação de sua correção ou erronia entre parênteses: a) "Foi considerada a maior ONG – Organização Não Governamental – da América Latina" (correto); b) "Foi considerada a maior ONG (Organização Não Governamental) da América Latina" (correto); c) "Foi considerada a maior ONG – Organização Não Governamental, da América Latina" (errado); d) "Foi considerada a maior ONG, Organização Não Governamental – da América Latina" (errado).

Manual de Redação Jurídica
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.