Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

por José Maria da Costa

Infra

quarta-feira, 10 de novembro de 2004

dúvida do leitor

O leitor Anderson Pontoglio enviou a esta coluna o seguinte texto:

"Compreendendo as explicações proferidas pelo professor José Maria, em Gramatigalhas, sobre a expressão 'abaixo assinado', sobreveio-me dúvida sobre a forma correta de se flexionar e escrever a expressão infra-assinado (com hífen); infra assinado (sem hífen); infra-assinadas (plural)."

envie sua dúvida

1) Prefixo latino, que tem o significado de abaixo ou posteriormente, como em infraconstitucional e infracitado.

2) Quanto à ortografia, exige hífen antes de vogal, h, r, s: infraassinado, infra-hepático, infra-renal, infra-som.

3) Liga-se, entretanto, diretamente e sem hífen com outras consoantes: infrabasilar, infracolocado, inframedíocre, infravermelho.

4) De modo específico, no que toca à palavra submetida à apreciação, escreve-se assim: infra-assinado, infra-assinada, infra-assinados, infra-assinadas.

Manual de Redação Jurídica
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.