Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Lauda Legal

por Roberta Resende

"Manual de um Concurseiro – o caminho das pessoas comuns"

quinta-feira, 24 de junho de 2010


Manual de um Concurseiro - o caminho das pessoas comuns









Editora:Método
Autor: Alex Viégas
Páginas: 232






"O romance não começa a existir quando nasce, por obra de um
indivíduo; só existe realmente quando é adotado pelos outros e
passa a fazer parte da vida social, quando se torna, graças à
leitura, experiência partilhada
"
(Vargas Llosa)

Dentre as características que deve ostentar o concursando, o experiente autor arrola com destaque a determinação, que se sucede ao iluminista "conheça-te a ti mesmo". Sim, aquele que busca ser aprovado em um concurso público deve conhecer os motivos que fundamentam sua escolha, o que lhe conferirá constância no cumprimento do método proposto. A função do método, ensina, é organizar-se, saída única para quem tem longo programa de matérias a ser cumprido, ao lado das obrigações e preocupações normais da vida.

O método proposto pelo autor – elaboração de "fichas" esquemáticas para toda a matéria – foi desenvolvido por ele mesmo, e permitiu-lhe auferir sucesso já no primeiro concurso que prestou. Certo de que foi o seu sistema que lhe proporcionou a vitória, partilha-o em detalhes com o leitor, crendo que sua experiência falará também a outros corações e mentes. Não, ele não comete a ingenuidade de achar que só uma receita existe, lembra a todo momento que cada vida é uma, e que as singularidades deverão ser aproveitadas positivamente pelo concursando.

Por trás das dicas práticas, algumas convicções: todos são iguais, os outros estudantes não são inimigos a serem vencidos. O candidato concorre, na verdade, é consigo mesmo, com suas dificuldades em organizar-se, em eleger prioridades, em mantê-las. O seu entendimento acerca dos "concorrentes" destoa do senso comum: dedica-lhes um olhar generoso, recomendando, inclusive, a explicação da matéria a colegas como ótimo método de estudo.

O autor ensina a investir, inclusive, contra o desânimo, lembrando que até uma classificação abaixo a outra obtida em prova anterior pode ser sinal de progresso: "Talvez esta prova tenha sido de um nível muito mais alto que o comum, ou de uma parte da matéria que você ainda não estudou bem." E nesse tom descomplicado segue o livro.

Sobre a eficácia do método proposto, faço coro às sensatas ponderações do autor: qualquer fórmula há que ser adaptada à realidade individual. O fato é que gostamos e precisamos de histórias, de narrativas, de ouvir experiências alheias. E sob esse ponto de vista, o livro é mais que útil, chega a ser gostoso.

_______________

 Ganhador :

Felipe Nader, advogado do escritório Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica, de Curitiba/PR

____________

____________


Adquira já o seu :











__________________

Roberta Resende

Roberta Resende é formada pela faculdade de Direito do Largo de São Francisco/USP (Turma de 1995) e pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase em Literatura.