Terça-feira, 18 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Lauda Legal

por Roberta Resende

"Direito Civil - Curso Completo" - Editora Del Rey

sexta-feira, 29 de junho de 2007

  • Direito Civil - Curso Completo

Editora Del Rey
Edição: 10ª – 2007
Autor: César Fiúza
Págs : 1.088

Chega ao mercado a 10ª edição da obra Direito Civil, de autoria de César Fiúza, pela editora Del Rey. É caso raro de curso completo de Direito Civil em um único volume. O autor afirma, em seu prefácio, que é obra originalmente pensada para cursos não-jurídicos, compilação para concursos. Mas examinando seu conteúdo, compreendemos a razão de seu sucesso também entre os estudantes e profissionais do Direito.

Exatamente em razão de ter nascido com essa incumbência totalizante, essa missão de expor a matéria toda do Direito Civil para não-iniciados, ou não-especialistas, apresenta parte introdutória bem-feita, que se alonga em explicações históricas pertinentes, tal qual o início de uma aula, a situar o leitor em um contexto específico e permitir-lhe continuar os estudos sem que reste dúvida.

Merece destaque a maneira como o autor coloca a questão do conceito e amplitude do Direito Civil a partir de sua concepção histórica, do Ius Civile Romano - direito que regulava todas as relações na sociedade romana - e suas relações com os diversos ramos do direito que conhecemos na atualidade: da proteção à propriedade privada, ou aos direitos individuais, derivou-se o Direito Constitucional; da responsabilização pelos atos ilícitos, o Direito Penal; das obrigações de pagar quantia ao Estado, o Direito Tributário; do contrato de prestação de serviços, o Direito do Trabalho, e assim por diante.

Hoje, diante da complexidade social e conseqüente subdivisão do Direito, o Direito Civil não se destina mais à totalidade das relações sociais, e sim à relação entre particulares, incluindo aqui, desde o advento do Código de 2002, o Direito de Empresa. Inúmeros são seus institutos, e complexo seu estudo. No entanto, depois de uma prazerosa viagem histórica, tudo estará mais claro.

Importa dizer, ainda, que ser obra resumida não impediu o autor de assumir posicionamentos doutrinários, o que faz, por exemplo, ao tratar da teoria das nulidades e do modo como a doutrina majoritária a aborda, ou, ainda, da concepção do que seria a constitucionalização do Direito Civil, a seus olhos. Enfrentamentos que conferem força à obra, caráter autoral, impedindo que ficasse restrita à categoria de mera apostila.

________

Sorteio da obra

Migalhas teve a honra de sortear a obra "Direito Civil - Curso Completo" (1.088 p.),escrita por César Fiúza e gentilmente oferecida pela Editora Del Rey. Confira o ganhador.

_____________


Sobre o autor:

César Fiúza é advogado, doutor em Direito pela UFMG, professor de Direito Civil e Romano nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUCMG, da UFMG e da FUMEC. Professor colaborador na Universidade de Itaúna.

_______

Resultado :

  • Bernardo Ururahy Abbott Galvão, da Tim Celular SA, de Brasília/DF.


________

Roberta Resende

Roberta Resende é formada pela faculdade de Direito do Largo de São Francisco/USP (Turma de 1995) e pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase em Literatura.