Quinta-feira, 25 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

Lauda Legal

por Roberta Resende

"Revista Brasileira de Direito Ambiental" - Editora Fiuza

segunda-feira, 23 de junho de 2008


"Revista Brasileira de Direito Ambiental"






Editora:
Fiuza
Coordenação: Celso Antonio Pacheco Fiorillo
Páginas: 316





A Revista Brasileira de Direito Ambiental - Doutrina e Jurisprudência é uma obra de consulta obrigatória para todos os profissionais de direito interessados no estudo do Direito Ambiental.

Coordenada pelo professor dr. Celso Antonio Pacheco Fiorillo, a revista que tem periodicidade trimestral,possui cunho científico sem, todavia deixar de considerar aspectos práticos vinculados à tutela da vida em todas as suas formas.

Tendo como principal objetivo a divulgação do Direito Ambiental conta com a participação dos mais importantes autores vinculados ao desenvolvimento do tema, um conselho editorial de juristas brasileiros (Conselho Editorial -BRASIL), de juristas da América Latina (Conselho Editorial- AMÉRICA LATINA) e de juristas europeus (Conselho Editorial – EUROPA).

Em seu 13º volume, a Revista trata de todos os aspectos vinculados ao Direito Ambiental Brasileiro, como: Patrimônio Genético; Meio Ambiente Cultural/Patrimônio Cultural; Meio Ambiente Artificial/Cidades; Meio Ambiente do Trabalho/Saúde; Meio Ambiente Natural/Recursos Ambientais.

Revista Brasileira de Direito Ambiental e artigos publicados:

Bens Ambientais e Segurança Nacional, de Celso Antonio Pacheco Fiorillo

O Provedor de Justiça e a Tutela de Interesses Difusos, de Carla Gomes

Análise de Aspectos Econômicos da Responsabilidade Civil Ambiental Brasileira à Luz da Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, de Marcelo Motta Veiga, Alberto Marques e Maria Helena Barros de Oliveira

Considerações sobre a Teoria do dano Moral Coletivo Ambiental, de André da Silva Andrino de Oliveira

Direito à Moradia em Área Urbana, de Miriam Fontenelle

Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica nos Crimes contra o Meio Ambiente: Panorama Moderno, de Paula Silva Fortes

Socioambientalismo e Justiça Ambiental como Novas Perspectivas para o Direito Ambiental: Contribuições para a Construção de um "Direito da Sustentabilidade", de Fernanda de Salles Cavedon e Ricardo Stanziola Vieira

A Outra Verdade Inconveniente, do deputado Homero Alves Pereira

Ação Civil Pública em Face da Universidade Federal de Santa Catarina – Sistema de Cotas, de Davy Lincoln Rocha

Ação Civil Pública em Face do Ministério Público do Estado de São Paulo – Acordo Lesivo ao Meio Ambiente, de Rodrigo Andreotti Musetti

Interpretação do Artigo 5° da Lei de Biossegurança, do ministro Carlos Britto

Ação Cautelar e Ação Civil Pública – Associação Ambiental x Ministério Público do Estado de São Paulo – Procedência – Ribeirão Bonito/SP, de Gabriela Müller Carioba Attanasio

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Revista Brasileira de Direito Ambiental. São Paulo: Editora Fiuza, 2008. (316 p.)

Sobre o coordenador:

Celso Antonio Pacheco Fiorillo é livre-docente, doutor e mestre em Direito pela PUC/SP. Professor dos Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santos e do Centro Universitário FIEO. Professor convidado dis Programas de Pós-Graduação da PUCPR, da UEA e da UEM. Professor da Escola Superior da Advocacia (OAB/SP), da Escola de Magistratura do TRF 3º Região e Escola Superior de Magistratura SP.

___________

 Resultado:

  • Cristiane Barbosa de Carvalho, advogada do escritório Carvalho e Souza, em Cuiabá/MT

















______________

Roberta Resende

Roberta Resende é formada pela faculdade de Direito do Largo de São Francisco/USP (Turma de 1995) e pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase em Literatura.