Quinta-feira, 25 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

Lauda Legal

por Roberta Resende

"Repertório dos Juizados Especiais Cíveis Estaduais"

sexta-feira, 7 de novembro de 2008


"Repertório dos Juizados Especiais Cíveis Estaduais"







Editora
:
Del Rey
Autor: Rêmolo Letteriello
Páginas: 568







"Escrever sobre Rêmolo Letteriello é insana temeridade: seu passado, denso e fecundo, cobra e acicata; sua verticalidade perturba, resgatando compromissos e valores; seu oficio – severa fidelidade à consciência – é pesado exemplo, que me arqueia os ombros.

Esta, apresentação, porém, não é sobre o homem, mas sobre sua mais recente contribuição jurídica, tarefa não menos perigosa, à cultura do autor, com reconhecida paternidade da jurisdição especial, que praticou, em madura ousadia, muito antes do advento da Lei nº 9.099, de 1995.

Os inúmeros verbetes, todos extraídos da dicção da lei, indicam a extensão da obra – trabalho de beneditino, arrancado às madrugadas. Todos ricamente comentados, sobre confrontados com os mais recentes enunciados do FONAJE.

Rica de lições, transbordante de sugestões, a um só tempo abrangente e pontual, a obra será de grande valia nos Juizados Especiais.

Pedagógica, porque minudencia as variadas hipóteses de que cuida a lei, ela será de induvidosa utilidade aos juízes, promotores, advogados e defensores. Bastar-lhes-á recorrer ao verbete; o autor lhes espancará as dúvidas.

Se me pedissem objetiva avaliação da obra, em duas palavras, diria que o interesse público a permeia, da primeira à última página. O autor não busca louros; recorrente, presta serviço, àqueles que acreditam no novo Judiciário, a abominar a litigiosidade e a homenagear a conciliação, abençoado caminho para alcançamento da paz social.

Dia virá – antecipo, com orgulho – que Rêmolo Letteriello será o novo nome da jurisdição especial.

Continue, peregrino de Compostela! O cajado poderá vergar, mas não se partirá – íntegro, tinto de testemunhos, desafiante, ele já anuncia um novo tempo." - Desembargador José Fenandes Filho

______________

 Ganhador :

Marco Antonio Veríssimo Teixeira, agente fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

______________

Adquira já o seu :











______________

Roberta Resende

Roberta Resende é formada pela faculdade de Direito do Largo de São Francisco/USP (Turma de 1995) e pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase em Literatura.