Sexta-feira, 17 de agosto de 2018

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 5/8/2018 a 11/8/2018

"Prezado professor José Maria da Costa, o verbo dessumir é regular (como consta do Houaiss) ou irregular (conjugando-se como o verbo 'sumir', segundo o Aurélio)?"

Pedro Oliveira - 8/8/2018

"Lendo a matéria sobre a existência e o uso da palavra 'oficiala' como feminino de 'oficial', me ocorreu uma dúvida. Considerando que a estrutura da palavra 'policial' é idêntica à da palavra 'oficial', então existiria e seria correto o uso da palavra 'policiala'?"

Antônio Prado - 8/8/2018

"Caro professor, conterrâneo e colega aposentado, dr. José Maria, gostaria de consultar o senhor sobre o uso correto das aspas quando de uma citação. A dúvida diz respeito justamente às aspas de fechamento, mais precisamente sobre sua localização, se devem vir antes ou depois da pontuação final. Por exemplo, acaso eu realize uma citação da frase inteira, devo colocar o ponto final antes ou depois das aspas? Além disto, se pretendo utilizar a referência do autor e obra em parênteses, estes devem vir após o ponto final? Deve-se começar com letra maiúscula?"

João Guilherme Ponzoni Marcondes - 10/8/2018

"Minha dúvida é sobre a utilização da crase. O emprego correto na frase 'automóvel a gasolina' não faz uso da crase. Por que não? Seu uso é totalmente incorreto ou apenas facultativo?"

João Dupont - 11/8/2018

Comente