Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 10/3/2019 a 16/3/2019

"Prezado dr. José Maria, é sempre muito importante acompanhar e aplicar em nossa comunicação diária as dicas e orientações dessa tão importante coluna de Migalhas. Pois bem. Sempre utilizei 'Att.' como abreviatura de 'atenciosamente'! Entretanto, acessei uma postagem em uma rede social profissional recentemente que dizia que a abreviatura correta é: 'at.te'. Isso realmente procede? Parabéns ao Migalhas pela excelência no conteúdo, transparência e isenção das informações, matérias jornalísticas e jurídicas. Ao dr. José Maria, meu agradecimento pela ajuda de sempre aos migalheiros de longa data. Fraterno abraço."
   

Luís Eduardo Gomes - 11/3/2019

"Caro professor José Maria, trabalho com redação legislativa na Câmara Municipal de Jundiaí/SP. Minha dúvida é relacionada à redação de ementas. No exemplo, qual é a redação correta: 'Altera a Lei Orgânica, para...' ou 'Altera a Lei Orgânica para...'? Ou seja, com ou sem vírgula após o nome da norma alterada? Desde já agradeço sua atenção e colaboração."

Samuel Cremasco Pavan de Oliveira - 12/3/2019

"Uma dúvida que me intriga há muito tempo. Como fazer corretamente a concordância a seguir? Encaminho os autos para aguardar os pagamentos dos honorários ou encaminho os autos para aguardarem os pagamentos dos honorários. Minha dúvida está na concordância com o verbo aguardar, já que antes temos a preposição 'para'."

Júlio César da Silva Brandão - 13/3/2019

Comente